Marquinho e Josy lideram disputa para prefeito em Altamira; leia + 5 dados da pesquisa, Marquinho, Josy e Loredan
Marquinho, Josy e Loredan, à frente da pesquisa

A campanha para prefeito de Altamira, no oeste do Para, no próximo ano promete ser acirrada — tal como a de 2016. Há dois nomes hoje à frente da preferência popular, segundo levantamento realizado neste mês de abril pela Destak Publicidade e Pesquisa.

O vereador Marquinho (PDT), 53 anos, e a professora Josy Amaral, 45 anos, lideram a pesquisa entre 6 potenciais candidatos a prefeito do município. Domingos Juvenil (MDB), atual ocupante do cargo, reeleito em 2016, está impedido de participar do pleito de 2020.

Marquinho está em 1º lugar em todos os cenários — estimulada e espontânea. E quando o nome de Josy Amaral é retirado das opções, o parlamentar dispara, e alcança 39% das intenções de voto.

Marquinho e Josy lideram disputa para prefeito em Altamira; leia + 5 dados da pesquisa, Estimulada Altamira
Estimulada para prefeito

Na primeira simulação, em que o nome dos 6 pré-candidatos é mostrado aos entrevistados (pesquisa estimulada), Marquinho aparece com 25,1%, empatado tecnicamente com Josy Amaral (23,3%). Loredan Melo, também vereador, surge em 3º (19,6%) e o ex-prefeito Claudomiro Gomes (11%) em 4º.

Na pesquisa espontânea (quando os entrevistados respondem livremente), o cenário acima se repente: Marquinho (10,9%), Josy (9,1%), Loredan (7,9%), Juvenil (6,1%), Claudomiro (4,8%) e João Batista (1,2%).

A Destak entrevistou 400 pessoas no início do mês. A margem de erro da pesquisa é 3,5% — para mais ou para menos. Ela tem 31 perguntas. Avaliou também os primeiros 100 dias dos governos de Helder Barbalho e Jair Bolsonaro, assim como a atual gestão de Domingos Juvenil.

censário sem Josy. Altamira
Cenário em que, sem Josy, Marquinho dispara

Confira mais 5 informações colhidas neste levantamento:

A gestão atual do prefeito Domingos Juvenil é reprovada pela maioria da população (55%), contra 32% dos que aprovam e 13% que não responderam. Pior: 64% disseram que não votariam no candidato apoiado por ele.

O nome mais rejeitado entre os potenciais candidatos a prefeito listados na pesquisa é de Denise Aguiar, que lidera com 21,3%. Logo atrás aparecem Josy Amaral (17,7%) e Claudomiro Gomes (17,1%). Loredan Melo tem a menor rejeição, 7,3%. Abaixo, os dados completos da rejeição.

Marquinho e Josy lideram disputa para prefeito em Altamira; leia + 5 dados da pesquisa, rejeição para prefeito altamira

Os 100 dias do governo Helder Barbalho (MDB) tem avaliação boa de 48% dos entrevistados. É o mesmo percentual do governo Jair Bolsonaro, sendo que os que cravaram “excelente” ao presidente chega a 8% e para Helder, 2%.

O mais bem avaliado ocupante da Câmara de Vereadores de Altamira hoje é Marquinho (PDT), que foi citado por 15% dos entrevistados. João dos Biscoito (MDB) é o 2º, com 12%, e Victor da Focus (MDB) — 9,1%. Veja abaixo o desempenho dos demais parlamentares.

Avaliação vereador

A televisão lidera o tipo de mídia que a população mais utiliza para se manter informada em Altamira — 55%. A internet, com blogs, sites e redes sociais, está em 2º lugar, com 21%, seguido do rádio (14%).

potencial de voto Juvenil
Potencial de voto de Juvenil

Leia também:
Pesquisa aponta reeleição de Taká em Rurópolis; confira 7 outras informações obtidas pela Destak

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

4 Comentários em: Marquinho e Josy lideram disputa para prefeito em Altamira; leia + 5 dados da pesquisa

  • Acho uma pesquisa sem credibilidade pois não informa quantas pessoas participaram nem o período ou qual foi o meio de entrevista utilizado nem a margem de erro é muito fácil criar uma pesquisa e colocar percentuais fictícios como essa para impulsionar qualquer tipo de informação de pré campanha ridículo como as pessoas estão preocupadas em saber quem vai ser o próximo ao invés de procurar a solucionar os problemas atuais que enfrentamos na cidade de Altamira.

  • Eu apoio o vereador Marquinho..

  • Não vejo como correto quando a pesquisa aponta rejeição do governo Juvenil se não teria eleito 10 dos 15 vereadores da câmara municipal de Altamira. E tbm não temos nenhuma manifestação do povo de Altamira contra o prefeito que paga o funcionalismo em dias e e a única cidade do Para em que toda semana uma obra é inaugurada portanto parece nas tendenciosa sua pesquisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *