Tom Silva avança no ‘laboratório 2028’ e puxa mais um vereador para o Executivo

Publicado em por em Alenquer, Pará, Política

A reforma administrativa planejada pelo prefeito reeleito Tom Silva (MDB), de Alenquer (PA), ganhou tração nesta sexta-feira (9), confirmando a estratégia revelada pelo JC de transformar o seu último mandato em um campo de testes para seus aliados políticos visando a sua sucessão em 2028.

O vereador Francinaldo Chagas dos Santos, o Guello (MDB), solicitou licenciamento de seu mandato na Câmara para assumir uma pasta no Executivo.

Essa é a segunda alteração significativa na composição do governo e do legislativo em menos de uma semana, cumprindo o roteiro de “reengenharia política” previsto para o início de 2026.

Publicidade

Dança das cadeiras no MDB

Guello, que obteve 750 votos no pleito de 2024, deixa sua cadeira no parlamento para integrar o primeiro escalão da prefeitura. Com a vacância temporária, a vaga pertenceria originalmente ao primeiro suplente, Pedro Sidney Pinto, o Pedro Berengo.

Articulações políticas, no entanto, indicam que Berengo deve abrir mão da convocação, permitindo que o segundo suplente da legenda, Roberto Silva, assuma o mandato de vereador.

O contexto do “Laboratório 2028”

A convocação de Guello não é um fato isolado, mas parte do chamado “Xadrez de 2028”. O objetivo do prefeito Tom Silva é realizar um “laboratório administrativo”, testando na prática a capacidade de gestão e articulação de nomes fortes de seu grupo.

A estratégia foi deflagrada no último dia 5 de janeiro, com a publicação do Decreto nº 321/2026. Na ocasião, José Rozenildo Lopes Pereira (União Brasil) foi exonerado da Secretaria de Pesca e Aquicultura para assumir a vaga do vereador João Cambraia (União Brasil) na Câmara, enquanto Cambraia migrou para o secretariado.

Ao promover esse intercâmbio — que previa a licença de pelo menos dois vereadores para o Executivo — Tom Silva busca dar visibilidade administrativa a parlamentares e experiência legislativa a secretários.

O movimento sinaliza que a corrida pela sucessão municipal permanece aberta, não estando restrita automaticamente à atual vice-prefeita, Professora Joana (MDB).

Publicidade

O JC mais perto de você! 📱

Gostou do que leu? Siga nossos canais e receba notícias, vídeos e alertas em primeira mão:

Sua dose diária de informação, onde você estiver.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *