
O prefeito reeleito de Alenquer (PA), Tom Silva (MDB), deu o pontapé inicial na estratégia de transformar sua gestão em um “laboratório administrativo” visando o pleito de 2028, conforme o JC antecipou nesta quarta-feira (7).
O primeiro passo desse processo, desenhado para testar a viabilidade eleitoral e administrativa de seus aliados mais próximos, ocorreu com a publicação de um decreto que oficializou a exoneração de José Rozenildo Lopes Pereira do comando da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura.
A saída de Rozenildo Lopes da pasta não representa ruptura, mas uma peça calculada no “xadrez” político ximango. Filiado ao União Brasil e primeiro suplente de vereador, tendo obtido 663 votos em 2024, Rozenildo deixa o Executivo com a missão de assumir uma cadeira na Câmara de Vereadores.
A movimentação permite que o vereador João Cambraia (União Brasil) abra a vaga no Legislativo para fazer parte do primeiro escalão do governo de Tom Silva, completando a troca de posições entre os poderes.
— ARTIGOS RELACIONADOS
O teste de sucessores
Segundo informações de bastidores obtidas pelo JC, o calendário eleitoral de 2028 já dita o ritmo das decisões do prefeito. O objetivo central dessa “reengenharia política” é avaliar, na prática, a competência de gestão e a articulação de diferentes nomes do grupo governista.
Ao promover esse rodízio — concedendo vitrine no Executivo para vereadores e experiência legislativa para secretários —, Tom Silva sinaliza que a escolha de seu sucessor está em aberto, não se limitando automaticamente ao nome da atual vice-prefeita, Professora Joana (MDB).
O plano traçado pelo gestor prevê que essa seja apenas a primeira de outras alterações, com a expectativa de que ao menos 2 vereadores se licenciem para assumir secretarias, garantindo visibilidade administrativa aos parlamentares da base aliada.
O JC mais perto de você! 📱
Gostou do que leu? Siga nossos canais e receba notícias, vídeos e alertas em primeira mão:
Sua dose diária de informação, onde você estiver.
Muito bom oque o prefeito tá fazendo, em Alenquer.