A Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) de Santarém (PA) convocou nesta terça-feira (26) os membros do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Alter do Chão para uma reunião extraordinária na quarta-feira (28).
A reunião iniciará às 09h. Será realizada no auditório do Ciam (Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental), localizado na rua Adriano Pimentel, 296, no Centro de Santarém.
Os principais tópicos a serem discutidos incluem os empreendimentos e investimentos na região da APA Alter do Chão, além de outros assuntos pertinentes.
Advogado do prefeito eleito de Santarém vira alvo de investigação do MPF
— ARTIGOS RELACIONADOS
Um dos empreendimentos alvo do debates na reunião é o condomínio de luxo Quinta da Villa Residence, erguido dentro da APA de Alter do Chão, no imóvel da extinta Escola da Floresta. Um dos donos da obra é José Maria Lima, advogado do prefeito eleito Zé Maria Tapajós (MDB).
O MPF (Ministério Público do Pará) abriu investigação para apurar um suposto esquema de “conflito de interesses” capitaneado pelo advogado dentro da Prefeitura de Santarém, conforme noticiou em primeia mão o JC na semana passada.
Em recomendação à Semma, o MPF pediu a suspensão imediata das licenças e autorizações concedidas à construtora do condomínio, a Machado Lima Empreendimentos, pertencente a José Maria Lima, até a conclusão das investigações.
“Essa medida visa a garantir a proteção do meio ambiente e do patrimônio cultural da região, bem como a apuração da legalidade da obra e da conduta dos envolvidos.”, justificou o MPF.
Conselhor Gestor da APA
A convocação extraordinárida foi feita pelo presidente do Conselho Gestor da APA de Alter do Chão, João Paiva de Albuquerque, titular da Semma. Os conselheiros titulares e suplentes foram instados a comparecer ao encontro.
A APA Alter foi a primeira unidade de conservação criada no município, em 2 de julho de 2003. Ela tem 16.180 hectares de extensão e inclui o distrito de Alter do Chão, assim como as comunidades Caranazal, São Raimundo, Ramal do Laranja, São Pedro, Jatobá, Irurama, Aldeia Curucuruí, Santa Rosa, Ponta de Pedras e São Sebastião.

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Desejo que os membros desse encontro pensem no coletivo, na coexistência de todos os seres que vivem no território e segurem a especulação imobiliária em um território tão precioso.