O governo do Pará já iniciou os estudos para implantação da primeira ZPE (Zona de Processamento de Exportação) no município de Barcarena, nordeste do Estado.
O assunto foi discutido ontem (16) em uma reunião entre o governador Simão Jatene, o presidente da Associação das Empresas de Zonas de Exportação, Helson Braga, e secretários de Estado.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Leia também:
Comissão da Câmara aprova ZPE em Marabá.
ZPEs têm novas diretrizes.
As ZPEs são distritos industriais, onde as empresas operam com isenção de impostos e liberdade cambial. Em contrapartida, destinam a maior parte da produção ao mercado externo.
Segundo Helson Braga, as ZPEs foram criadas por decreto em 1988, mas só começaram a ser implantadas no segundo mandato do presidente Lula.
“Hoje, elas fazem parte da política industrial do governo federal. Já existem mais de 20 ZPEs em todo o Brasil, e o Pará tem todas as condições de criar a sua”, destacou o empresário.
Igualdade
Esses distritos são muito utilizados em outros países para atrair investimentos estrangeiros voltados às exportações; colocar as empresas nacionais em igualdade de condições com seus concorrentes de outros países, que dispõem de mecanismos semelhantes; criar empregos e corrigir desequilíbrios regionais.
O governador Simão Jatene lembrou que “para criar uma ZPE é preciso ter uma empresa âncora para deslanchar o processo, e isso o Pará já tem”. “Além de oferecer benefícios fiscais para empresas que se instalarem no Pará, tornando-as mais competitivas no mercado internacional, as ZPEs também ajudam na geração do emprego e renda no Estado”, destacou o governador.
Também participaram da reunião o vice-governador, Helenilson Pontes; os secretários de Estado de Governo, Sérgio Leão; da Fazenda, José Tostes Neto, e de Projetos Estratégicos, Sydney Rosa; o diretor da Companhia de Desenvolvimento Industrial, Raimundo de Almeida Wanderley, e Andrea Reis, representante da companhia Norsk Hydro, que deverá ser a empresa âncora da primeira ZPE no Pará.

e pro oeste do pará nada….