por Sidney Canto
Dia 24 de setembro de 1751
Toma posse como governador geral do Grão Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado. Foi o governo mais agitado do período. Para começar, o mesmo fixou a residência do Governo do Grão Pará e Maranhão na cidade do Pará (hoje Belém) e posteriormente, em comum acordo com seu irmão, Marquês de Pombal, articulou a expulsão das ordens religiosas, entre elas a dos jesuítas.
Leia também:
Proibida a exportação de farinha.
Proibido carroças de boi.
Morte de Silvino Pinto.
Dom Amando cria paróquia em Altamira.
Chegada de Von Martius e Von Spix.
Abertura comercial entre PA e MT.
Confederados em Santarém: 143 anos.
Olá! Se hoje o Estado do Pará é grande, forte e povoado, foi graças ao governo do Sr. Francisco Xavier De Mendonça Furtado, Governador General da Província do Grão Pará e Maranhão e irmão de um dos déspotas esclarecidos da época, o Marquês de Pombal.
O governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado, hoje nome de avenida em Santarém, teve importante papel na definição das rotas de navegação entre o norte e o sul do Brasil, via Cuiabá, pelos rios amazônicos, Tapajós, Madeira, Tocantins, Xingu e Amazonas. Houve rotas regulares que ligavam Porto Feliz em São Paulo a Belém, por esses rios. A tripulação era formada por escravos. Consta no livro “Economia Colonial” de J. R. Amaral Lapa