Processo da PF investiga 3 delegados

Publicado em por em Política

A propósito da nota Transgressão grave na Polícia Federal, o número 1 do Sindicato dos Policiais Federais no Pará, Roger Rezegue, enviou um documento assinado ao blog no qual confirma que o delegado José Ferreira Sales é alvo de um “PAD (Processo Administrativo Disciplinar), com a finalidade de apurar transgressões dispostas na na Lei 4.878/65 e a Lei 8.112/90.

Por conta disso, segundo Rezegue, Sales, ex-superintendente da Polícia Federal no Pará “se encontra afastado de suas atividades profissionais desde julho de 2010”.

Disse mais: que outros 2 delegados estão respondendo pelo mesmo PAD, entre os quais “a delegada da Polícia Federal em Santarém a muitos anos, a mais antiga” (sic).

Ainda de acordo com Roger Rezegue, a Corregedoria da Polícia Federal, em Brasília, “ratifica o pedido de demissão dos 3 delegados, por improbidade administrativa e receber propinas etc”.

Leia também:
Chuvas e trovoadas na PF.


Publicado por:

35 Responses to Processo da PF investiga 3 delegados

  • Caro Senhor R. Miranda, estou absolutamente certo de que essa afirmação sobre o ex-marido da Dra. Graça e sua eventual participação ou infuência no PDT não tem fundamento. O referido ex-marido é também Delegado da PF e, assim como a Dra. Graça é pessoa honesta. Quanto aos comentários do “Sr. Zezo Ferreira” sobre a servidora, bem, como disse o Jeso alguns comentários atrás,nunca se ouviu nada de errado sobre ela em quase 30 anos de Serviço Público, já sobre o “Sr. Zezo”…

  • Jeso não estou entendendo o porque deste post, que tem 31 cometários, não está na lista dos 10 mais já que o post Preconceito em Manaus conta com 26 comentários e figura entre os dez mais?

    Tu pegou pressão para retirar de lá foi?

    1. Quanta maldade bate neste peito, Cleber. rsrsrsr. Te explico: o top 10 dos mais votados são do mês atual, sempre assim. A matéria que vc. cita foi ar ar há mais de um mês, por isso que não aparece neste mês de outubro. Entendeu? Tem post com mais de 100 comentários que não aparecem no top 10. Não aparecem porque foram postadas há mais de um mês. Fui claro??

  • A Dra. Graça é uma mulher honesta e proba, todos que a conhecem podem atestar isto.

    Com toda a certeza a Dra. Graça tem seus defeitos, é durona, intransigente e perfeccionista, isto ela é com toda certeza.

    Agora corrupta isto eu não acredito! mas não acredito mesmo!

    Eu li o teor da decisão do STJ que foi acima disponibilizado e nele não esta dizendo de qualquer maneira que a Dra. Graças e os outros delegados são culpados, diz apenas que a medida solicitada não pode ser atendida por não entenderem os Ministros os prejuízos serem flagrantes com o andar do PAD.

    E nisto eu concordo com os ilustres Ministros do STJ, pois em sede de Mandado de Segurança, não se faz dilatação das provas, estas devem serem pre constituídas e inequívocas. por certo o nobre advogado dos Delegados não consegui demonstrar isto o que impõe a denegação da ordem.

    Nada porém impede, que se por ventura os mesmo forem realmente demitidos do serviço público em virtude do PAD, o poder Judiciário seja novamente acionado para corrigir possíveis erros.

    Outro fato é que a decisão é do STJ, cabendo ainda o legal e devido recurso a nossa corte máxima, ou seja, o Supremo Tribunal Federal.

    Não devemos esquecer que nossa prefeita, só foi efetivada no cargo por decisão do STF, visto que vinha perdendo em todas a s instancias anteriores da justiça, não sei se isto foi bom para Santarém, mas ó fato foi este, a prefeita somente tomou posse depois da decisão do STF.

    Dizem inclusive que a Prefeita tem uma forte ligação no STF, porém só não da mais para mandar o mesmo emissário pois segundo a lenda ele “engoliu” boa parte dos fundamentos jurídicos destinado ao Tribunal Maior.

  • Ei Jeso, tu já tentou entrar em contato com os Delegados (a) para colocar a versão deles sobre o caso? Seria interessante que eles se pronunciassem sobre as acusações que pesam sobre os mesmo.

    Se ainda não tentou tenta ai, quem sabe eles(a), ou pelo menos um(a) concorda em dar a versão deles(a) sobre o caso.

    Prestígio e credibilidade vc e seu blog tem para isto.

    Boa sorte..

  • Esse papo todo não vai dar em nada mesmo. Pois caso os delegados por ventura sejam penalizados, com certeza eles irão procurar o legitimo refúgio no poder judiciário que tantas vezes já reincorporou agentes públicos demitidos através de PAD sem atentar para as formas e ditames legais.

    A poucos meses o Inspetor Geral da Policia Rodoviária Federal do Pará foi demitido da incorporação e perdeu o cargo de chefia que exercia, tudo graças a um PAD mal feito. Pouco tempo depois a justiça o reintegrou ao serviço público, só não voltou ao cargo de chefia devido a repercussão do caso.

    Logo em breve é o que vai acontecer aos Delegados DR. Lacerda (aposentado), Dra. Graça Malheiros e o Dr. Carapanã, como é conhecido o Dr. Sales.

    1. Ricardo, é direito deles – todo o direito – procurar a Justiça para reparar injustiças que eles julgam estar sofrendo.

  • Te mostra, assina quem tú és, pra veres como sou covarde. Não te esconde por trás desse nome. Covarde.

    1. Tu sabe quem eu sou. Eu sou covarde mesmo, pois não tenho saúde para brigar e não mamo nas tetas da prefeitura para pagar marginais para brigar por mim.

      Mas a justiça será feita e tu vai pagar por todos os teus crimes e quem sabe não será a própria Dra. Graça quem irá botar as algemas em ti novamente.

      E por falar em covarde que se esconde por trás de um nome assina o teu JOSÉ OSMANDO, não é este o teu nome? assina valentão.

      Só te digo uma coisa a PF já sabe do teu esquema, aquele dos contra-cheques no Banco do Brasil, não te preocupa que tua casa vai cair, assim como teu avião.

      E por falar em avião porque tu não publica uma matéria sobre aquele avião que a PF prendeu em Belém com substâncias prejudiciais a saúde, aquele que tu e teu sócio colocaram no nome de teu motorista de fortaleza. Publica esta matéria vai, publica valentão…

      Da próxima vez assina teu nome e não teu apelido o meu é este mesmo, ou tu pensa que eu esqueci da nido.

  • Se é para falar em passagens bíblicas, Sr. Altamir, que tal essa: Quem abre um buraco, nele cairá; quem rola uma pedra, esta para cima dele voltará. (Provérbios 26,27)

  • EITA POVIM FROUXO. A CORREGEDORIA DA PF TA ERRADA, O STJ TÁ ERRADO, BAIRRISTAS E BENEFICIAARIOS DAS OMISSÕES DA AUTORIDADE QUE NÃO LHES INCOMODOU. QUEM ERA CONHECIDO COMO O MAIOR SONEGADOR DE SANTARÉM? FOI DADO UM PIO NOS SEUS MEIOS DE COMUNICAÇÃO? VÃO A MMMMM….MEREÇEM A SEREM DESMORIZADOS EM PÚBLICO.

  • Trabalhei com a Dra.Graca e sei que ELA em momento algum usou de meios ilicitos para se beneficiar ou prejudicar alguem.E UMA PROFISSIONAL DO MAIS ALTO NIVEL.
    Tenha coragem que a VERDADE vai prevalecer. Nao se esqueca das palavras de JESUS. “BEM AVENTURADOS OS INJUSTICADOS”.

  • Também acredito que o caso é de perseguição política! Tem tubarão por trás querendo a cabeç dos nossos delegados federais porque seus trabalhos tem mexido com grandes figuras podres…

    Com certeza, se tem algo errado, deve ser do tamanho de um pingo d´agua e estão proveitando-se de fatos diminutos para fazer tempestade num copo dágua…

    Eu acredito na Dra. Graça Malheiros e nós por aqui não temos motivo algum para levantar qualquer suspeita, muito menos lhe dirigir alguma acusação.

    PAD é um PAD e pode não dar em nada, ao final pode-se concluir pela inocência. Acho muito estranho que esse assunto tenha vindo a tona pois denota que alguém está se aproveitando da situação para atingir e denegrir ainda mais a pessoa dos delegdos envolvidos, pois um PAD é um assunto de tramitação interna, de natureza administrativa.

    Infelizmente tem forças ocultas que impedem a PF de investigar e botar na cadeia os verdadeiros ladrões do país, os ladrões de terno e gratavata que ocupam cargos importantes na república e que, inclusive, fazem parte da rede que comanda os que mandam na PF. Da mesma forma, infelizmente, existem aqueles policiais federais que gostam de se exibir, de exercer a sua função com autoritarismo, abuso de poder e truculência, assim como aqueles que gostam de denegrir a imagens dos outros transformando suas ações em peças cinematográficas ou midiáticas.

    Na minha visão e de acordo com os meus pressentimentos, a Dra Graça está sendo vítima desse tipo de gente.

    Dra Graça, seja forte, enfrente com tranquilidade mais esse desafio, resista, lute porque todos sabemos que vc é uma mulher verdadeiramente batalhadora, incansável. Tenho vc assim como meu amigo Juvêncio na minha mais alta estima. Saibam que estou dividindo com vcs as dores que estão passando e que Deus está presente para nos confortar, trazer alívio, abrir, iluminar e nos guiar pelo caminho certo….

    1. Explica aí qual a “injusta acusação” que a Doutora Graça enfrenta? E o Doutor Sales, quais foram as infrações disciplinares que embasaram o parecer de demissão? Hein?

  • Esse tal Roger Rezegue não aquele que manda no sindicato dos federais há mais de um século???
    Cara bom, esse né não!?

  • Boa tarde nobre Jeso Carneiro!
    Sou da cidade de Niterói Estado do Rio de Janeiro, mais me considero um cidadão Santareno de coração tenho grande admiração e respeito pelo o Estado do Pará, face o exemplo dado na quarta feira para todo o BRASIL, quando um estadio inteiro cantou com a alma e coração o nosso SAGRADO HINO NACIONAL, emocionando a todos inclusive aos nossos adversários.
    A consideração e gratidão que tenho por SANTARÉM é universal, por ser recebido sempre com muito carinho e ternura de um povo digno e hospitaleiro, lendo o seu comentário e de seus leitores a respeitos de servidores da PF, que respondem a inquéritos administrativos isso não me assusta, até pq vivo em um ESTADO que isso já se tornou rotina, claro que o Rio de Janeiro não esta só em tal situação de vergonha, são todos os Estados da nossa SAGRADA MÃE GENTIL, INFELIZMENTE!
    A respeito da Nobre Delegada Graça Malheiros, cabe a quem de direito investigar com seriedade e imparcialidade para que não seja feito uma injustiça, agora fica uma pergunta vagando pq apenas um Policial Federal veio em sua defesa, não sei qual o efetivo de uma Delegacia, quantos delegados, agentes, apenas um teve a coragem de mostrar o nome e fazer tal comentário sobre esta senhora, já que é uma servidora tão digna e correta em suas ações só um a defendeu.
    Será que essa Delegada foi severa ou injusta, ela cumpriu a risca as regras determinadas pela instituição ou seguiu as suas regras, beneficiando uns ou persiguindo outros, não cabe a mim julgar!
    Nesse País quem trabalha seguindo as Leis com rigor, infelizmente paga até com sua própria vida, exemplo a Juíza Patrícia Lourival Accioly, pessoa que eu tive a honra de conviver, uma pessoa amiga e justa, quando Desembargadora Federal e Presidente do CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, veio a público e falou a verdade não generalizando o PODER JUDICIÁRIO, algumas cabeças pensantes ou não, se uniram para tentar calar e tirar o verdadeiro poder do CNJ, O PODER DA VERDADE.
    Será que tudo que começa a dar certo nesse País tem que acabar?
    Até o Ministério Público já quiseram calar, graças ao CRIADOR não consiguiram!
    Agradeço a essa oportunidade

    OBS: Caro JESO vou te pedir um favor, de um grande abraço e um beijo em uma mulher que eu considero a mais LINDA que conheci em meus 48 anos, ela nem lembra de mim até pq o máximo que falei foi um bom dia, quando ela tralhava no MP, mais nunca esqueci tamanha beleza, doçura e carisma, uma mulher que realmente coloca qualquer homem de 4, não tenho nenhuma vergonha em escrever, inclusive EU.
    Espero que ela tenha uma vida plena, com PAZ, SAÚDE e muita PROSPERIDADE, e aquele que ela escolheu para dividir a sua vida, a trate como ela merece com muito AMOR e TERNURA.
    Essa mulher é ALBERTA RIKER
    Muito obrigado
    Que o CRIADOR TE ABENÇOE E AMPARE
    José Luiz Pereira

  • Laudelino Silva Filho disse:
    O seu comentário está aguardando moderação.
    29 de setembro de 2011 às 18:47

    Meu caro amigo Jeso. Raramente me manifesto em seu blog, principalmente sobre temas polêmicos e controversos, porém, em se tratando de acusações contra uma pessoa a quem muito admiro, a Dra Graça Malheiros, cuja postura pessoal e profissional ilibada e de retidão de caráter conheço, confirmo e assino embaixo, não poderia me furtar de expor, mesmo que de maneira sucinta, meu entendimento sobre o assunto em discussão. Existem profissionais, em cujo contexto Dra Graça certamente se insere, que por terem como regra de conduta em seu mister alguns pressupostos basilares como, incorruptibilidade, observância às disposições legais e constitucionais vigentes no País e firmeza em suas atitudes, acabam por ferir, às vezes, interesses pessoais de algumas figuras diametralmente opostas às práticas qualitativas há pouco citadas. Quero deixar claro que não estou me referindo de forma alguma aos atores processualmente envolvidos neste embrólio de acusação, até porque não os conheço, atendo-me apenas ao parco conteúdo fático das notícias apresentadas em seu espaço jornalístico mas, sem dúvida, por conheçer a postura pessoal e profissional da Dra Graça Malheiros ao longo de meus 48 anos, acredito que não será hoje que me enganarei consigo. Infelizmente o sucesso incomoda.

  • Sem muita conversa, todos aqueles que trabalham com seriedade e compromisso com a verdade e justiça, sempre abortaram os infelizes e indignos da espécie humana, para produzirem represálias ou vinditas cheias de aleivosias. Doutora Graça Malheiros, as pessoas de bem de Santarém, teem a maior admiração por você ! Inclusive este invocado da Silva. Ela sempre botou na cadeia os cafageste e bandidos; não resta dúvida. Continue assim, aqueles que tangenciam ou vivem no arrepio da lei, que sejam punidos com rigor, não tenha medo deles e nem de PAD, este é um instrumento que dá direito a ampla defesa, contraditório e ao devido julgamento legal no judiciário. Seja forte como é seu irmão perito odonto-médico-legal, doutor Ivanilson; o perito de maior envergadura moral da Regional de Santarém do CPC – Renato Chaves. Deus lhe proteja contra esses demônios fracassados. E, continue sendo a Excelente profissional que é. Nós te admiramos !!!.

  • Meu caro Jeso. Raramente me menifesto em seu blog, principalmente sobre temas polêmicos, porém, em se tratando de acusações contra uma determinada pessoa, mais especificamente a Dra Graça Malheiros, cuja postura ilibada e de retidão de caráter conheço, confirmo e assino embaixo, não poderia me furtar de expor, de maneira sussinta, meu entendimento sobre o assunto em pauta. Muitos profissionais, sejam eles pertencentes à esfera pública ou privada, por terem como regra de conduta em seu mister profissional alguns pressupostos basilares como, incorruptibilidade, observância às disposições constitucionais e firmeza em suas atitudes, acabam por ferir interesses pessoais de alguns seres diametralmente opostos às qualidades há pouco citadas. Não conheço os acusadores, muito menos o conteúdo fático das acusações mas, sem dúvida, por conheçer a postura pessoal e profissional da Dra Graça Malheiros ao longo de meus 48 anos, acredito que não será hoje que me enganarei com sua pessoa. Infelizmente o sucesso incomoda.

  • Prezado Jeso;
    A sociedade vê nas instituições sérias como a PF, RFB, MP e outras, sinônimo de seriedade, competência, compromisso com o povo e acima de tudo, honestidade. Neste caso específico da PF onde envolve delegados e superintendentes, isso sem dúvida arranha a credibilidade dessa instituição que tem como função zelar pelo bem estar da sociedade. O art. 144 da CF/88, descreve as funçoes da PF e devem ser executadas por seus servidores/policiais de forma que nunca venham fazer parte de um cenário como esse que está em foco, o que fugir disso, jamais deverá ser tolerado. Se ficar provada a culpa ou inocência dos envolvidos, que o rigor da lei recaia sobre eles, para servir de exemplo. “..O exemplo fala mais que mil palavras….”

  • Jeso, se não houvesse o fato com indicios de delito, não estava no atual estágio, É BOM O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, começar a acompanhar o caso para propor a devida ação penal. É o direito de livre manifestação e expressão. Quantas vezes essa Doutora Delegada indiciou com culpa a inocentes, que vieram a ser inocentados no judiciário? vários. Veja em Manaus o caso dos Agentes da PRF. conheço alguns

  • Jeso

    Você como mutios Santarenos me conhece, eu não iria no anonimato tecer um comentario sobre um assunto tão sério e não poderia me furtar de apresentar minha opinião, até porque envolve de modo direto não só os servidores mais também a instituição que trabalho há mais de 26 anos. Portanto não preciso puchar saco de seu ninguem, graças a Deus. Qaunto ao fato dos Delegados estarem respondendo a procesos disciplinares, isso é procedime muito comum na nosso função, eu mesmo já responde alguns, é claro e graças a Deus nunca foi por desvio de conduta e sim por problemas referentes ao próprio trabalho e em todos provei minha inocência e nunca fui punido. Já trabalhei com dois dos delegados que respondem ao PAD, não posso dizer muita coisa quanto ao Delegado Sales, pois muito pouco trabalhei com ele. Com relação a Delegada Graça eu posso dizer alguma coisa, pois trabalhamos muito tempo nas duas oportunidades que ela chefiou essa Delegacia de Santarém. Ela tem defeitos como todos nós temos, tivemos muitas rusgas e diferenças, pois por muitas vezes discordamos de alguma coisa e isso é muito comum em qualquer instituição, principalmente na área policial que se trabalha constantemente em clima de tensão. O que eu sei e posso afirmar é que se trata de uma grande profissional, muito conhecedora da função que exerce. Tenho certeza que se for consultado as pessoas de bem que trabalham ou trabalharam com ela, será unanime a afirmativa de que se trata de uma pessoa de boa conduta moral e certamente irá provar que não compactua com as acusações que lhe está sendo imputada. Estamos torcedo por ela e por todos os bons policiais que fazem o DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL por esse Brasil à fora. Um grande abraço a você e os leitores desse blog.

    1. Duarte, tanto quanto você, conheço muito pouco o delegado José Sales. E nem tanto quanto vc. a delegada Graça Malheiros.

      Mas acompanho, por força da minha profissão, o trabalho dela há mais de 15 anos em Santarém. Nunca, absolutamente nunca, vi o nome da delegada envolvido em falcatruas ou práticas similares.

      Conversando com vários agentes da PF, bem como delegados, ouvir de todos, inclusive daqueles que tem rusgas com ela, que Graça Malheiros é um exemplo gritante de honestidade no exercício de sua profissão. Creio, sinceramente, que ela haverá de sair ilesa desse caso, por conta exatamente de sua história, da sua ficha exemplar na PF.

  • Jeso querido , é bom ser bem informado sobre nossas autoridades.Vc não divulgaria uma notícia fantasiosa ,mentirosa ou injuriosa pq vc se da respeito e respeita teus leitores, por isso teu blog tem credibilidade. O caso parece ser grave. É bom lembrar q/ o nosso sistema democratico é ótimo pq manda qualquer pessoa processada se defender . Tem pessoas q/ injustamte, responderam processo e pior, foram condenadas – exoneradas – na via administrativa , porém posteriormente foram absolvidas na via judicial logo voltaram p/ o mesmo cargo no serviço publico por determinação do juiz . É bom sermos justos e esperarmos o resultado final antes de tirarmos quaisquer conclusões.

    1. Sinceramente, Alberta, torço para que todos os delegados envolvidos saiam ileso nesse processo. Caso se achem injustiçado, que recorram ao Judiciário. Esse é o caminho, pelo qual, inclusive, como afirmaste, muitos conseguiram dar a volta por cima.

  • Caro Jeso, junto ao Delegado Sales, responde ao mesmo PAD a titular da Delegacia de Santarém. Filha da cidade e com perfil de perseguir internamente na corporação quem não lhe caia na graça, e, externamente. Por isso representei algumas vezes contra a toda poderosa.

    1. Posso ate estar enganado, mesmo pq nao sou a voz da experiência, mas isso parece ta cheirando a pura perseguição política, todos esses delegados que hj estão sendo alvo do PAD nunca se curvaram aos poderosos da cidades por onde passaram, pelo contrario sempre foram de encontro a toda as ilegalidades perpetuada por anos e anos dos coronelismo regionais…
      Ta na hora da Constituição Federal conferir aos delegados federais as mesma garantias institucionais conferidas a magistratura, dentre as quais: a independência funcional e inamovibilidade!!
      Ate que o Judiciario prove algo contra os referidos delegados confio na condutas destes!!

    2. Gostaria de informar, a quem ainda não sabe, que “ZEZO FERREIRA” é a alcunha que o advogado e político OSMANDO FIGUEIREDO utiliza para manifestar seus pensamentos na internet.

      Primeiramente OSMANDO FIGUEIREDO utilizou a alcunha de “ZEZO FERREIRA” em seu jornal ( A CIDADE ) e em seu blog ( ESPALHA BRASA ), agora parece tenta abandonar o anonimato e já aparece no blog ESPALHA BRASA, como sendo do OSMANDO FIGUEIREDO.

      1. Sem nenhum temor, por que o que passei nas mãos de invejosos e incompetentes, que não a coragem de ficar cara a cara, frente a frente. Representei várias vezes contra A Delegada pois sei do seu grau de autoritarismo e arrogância. Não retiro uma virgula, se acham ruim me procurem pessoalmente. Covarde.

        1. Ei OSMANDO foi a Dra. Graça que meteu as algemas em ti, valentão?

          Tu anda por ai dizendo que vai expulsar a delegada da policia federal, que isto e aquilo, mas já me disseram que é tudo jogo de cena, que tem um marido (ex) da doutora que é figurona em teu partido o PDT, É VERDADE?

          Eu soube também que tu não teve coragem de enfrentar um ex-sócio teu que te chamou para porrada no meio da multidão e tu tava com teus “guarda-costas”, é verdade?

          É uma forma de ser valente que tu achou escondendo-se atrás de um apelido?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *