O fôlego elástico de quase 120 dias de paralisação dos professores da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará) deve-se tão somente à negativa do reitor da instituição, Seixas Lourenço (foto), em abrir um canal de diálogo com os grevistas.
É o que se tem ouvido falar, cada vez mais, nas assembleias que o sindicato da categoria (Sindufopa) vem realizando periodicamente para avaliar a greve.
Até agora todas as tentativas de um encontro entre reitoria e Sindufopa não prosperaram.
Leia também:
Ufopa continua em greve.
33 universidades federais voltaram às aulas.
Ufopa lança edital para mestrado em 2013.
olha a D. Dilma enrolando os professores aí gente !!! chora cavaco !!!!
dilma e a síndrome de caracala :
Marco Aurélio Antonio conhecido como Caracala tinha a fama de dissoluto e mantinha uma intensa rivalidade com seu irmão mais no Gesta. Sua instabilidade mental, o tratamento brutal dado aos seus adversários e sua política fiscal perversa ocasionou a séria instabilidade política e o início da decedência do império romano. O filho de Caracala ao herdar o império em galopante estado de desintegração politica e moral ao lado do leito de morte de sue pai solicita-lhe um conselho para dar conta da colossal crise. Caracala lhe responde : Filho, a única saída que você tem para garantir a governabilidade deste império é contentar os soldados e enganar os demais !!!! e neste bananão tropical chamado Brasil The republic of monthly allowance , a coisa poderia ser diferente ? D. Dilma fez a mesma coisa : Deu 30 % de reajuste salarial para os milicos de uma só vez e 5, 10 e 15 % de reajuste para os funcionários civis paracelados à la Casas Bahia a sere pagos a perder de vista. Tal como Caracala , vai contentando os soldados por enquanto e enrolando os demais.. por quanto tempo só deus sabe….
..
Na minha opinião todos deveriam ler o Projeto de Lei que foi para o Congresso Federal, para manifestarem-se de acordo com o que realmente importa e com mais propriedade. Falo daquele projeto de lei que vai modificar a estrutura da carreira dos docentes nas universidades.
Deixo aqui minha preocupação com os seguintes fatos:
* Todos os docentes seguem pesquisando pois são doutores ou mestres e devem cumprir prazos, assim sendo, eles não saíram da categoria de cientistas.
* Todo docente começa seu trabalho e termina em casa e não na sala de aula – a vida dessas pessoas é a educação. Considero a reivindicação legítima.
* Antes de exigir a volta dos docentes às salas de aula, por que não saímos às ruas para exigir que baixem os impostos e que façam uma auditoria em todas as repartições públicas – assim podemos exigir que aqueles que são funcionários públicos e não comparecem para trabalhar, só para assinar ponto e receber salário, sejam exonerados, o quê aliviaria as contas da federação? Afinal para que quero um funcionário que não trabalha???
* Também gostaria de saber por que o povo só sabe o que anunciam na televisão? Será falta de leitura por gosto ou porque são analfabetos funcionais? Vocês sabem a respeito da grande farsa que é o IDEB? Tão conclamado através da televisão brasileira?
* Acho que vale a pena ponderar um pouco mais, não deixar-se levar pela paixão e pelo egoísmo pessoal… enfim, FAÇAMOS O QUE É PRECISO SER FEITO, MAS FAÇAMOS PENSANDO NO BEM DE TODOS!
Legal …Quer dizer que os professores continuam pesquisando , terminam seus trabalhos em casa e continuam ganhando seus 6 mil, 10mil e até mais que isso por mês, Legal para eles né? Mas e os alunos que querem estudar para poder se formar logo e entrar nesse mercado de trabalho tão competitivo? Para os professores isso não interessa né?
Quem é o egoísta nessa historia amigo?
Caríssimo,
Claro que os professores pensam nisso, a maioria estudou no mínimo 10 anos entre graduação e pós-graduação para estar onde estão e sabem perfeitamente o que se precisa para ter qualidade nesse processo.
O senhor já visitou as salas de aula da UFOPA?
Acredito que não. Além das péssimas condições de acomodação para os alunos, faltam: computadores e materiais vários para aulas práticas… desde maquinário até elementos químicos. Como o senhor acha que seu filho sairá formado se essas coisas são necessárias e não existem? Como um professor pode ministrar aula sem acomodações adequadas?
O trabalho que se leva para casa são as preparações para disciplina – o professor segue sempre estudando para oferecer ao seu filho o melhor – as elaborações dos trabalhos práticos e das aulas em si mesmas…
Mas não é possível que siga da maneira que estão.
E isso em parte se deve à falta de cultura do povo em procurar a educação seriamente, preocupar-se com qualidade. O diploma é muito importante sim senhor, mas como ele é obtido também o é.
Quando o professor brasileiro chega em seu ambiente de trabalho a sensação é a mesma que um médico tem ao ter que escolher que recém-nascido vai para a única incubadora: angústia, impotência. Pois ele sabe que seu filho precisa de muito mais e que o senhor paga seus impostos e esses mesmos impostos não estão assegurando uma boa formação ao seu filho! E o senhor não faz nada porque não sabe o que está acontecendo ou não tem a quem recorrer.
A educação de qualidade é direito de todos.
E são aqueles que estão à frente dela que estão brigando por essa garantia, enquanto o povo dorme sonhando com as promessas dos políticos e não toma nenhuma iniciativa para mudar o processo.
Só para seu conhecimento eu não “visito” a UFOPA ,eu estou na UFOPA desde o tempos de campus da UFPA tentando terminar meu curso que era de 4 ano e já esta no 6ª ano, isso por causa de greves. Já passei por varias greves e participei de varias assembleias, tanto de estudante quanto de professores,sei muito bem como determinados partidos politico se aproveitam desses momentos para se promoverem e usarem alguns alunos como massa de manobra. Não é justo parar as aulas de todo o campus por causa dos problemas aqui ou ali ,isso só vai piorar as coisas, a luta por melhores condições de estudo na universidade e outros problemas pendentes, pode muito bem continuar acontecendo sem que seja preciso radicalizar suspendendo as aulas. O que muita gente de fora da universidade não sabe é que a UFOPA possui mais de 200 professores, só quem quer manter a greve são 38 professores ligados a sindicatos e a partido de oposição, alguns professores de institutos já estão voltando as aulas por conta própria, a mesma coisa acontece com os alunos , na UFOPA são mais de 2000 alunos, apenas uns 10 ou menos, que são militantes de PSOL e PSTU, é quem saem por ai fazendo protestos, a grande maioria dos alunos não querem mais essa greve pois já perceberam a politicagem que existe por trás de tudo.Falar bonitinho aqui no blog é legal , mas não convence meu chapa…o outro lado da moeda também tem que ser mostrado.
obs: prefiro não me identificar, pois na UFOPA o assedio moral não existe só por parte da reitoria, mas também contra qualquer pessoa que se pensa diferente da oposição.
Estudante de 20 anos dizer “meu chapa”? Fala serio! Voce deve ter alguma boquinha com o reitor, isso sim! Voce pode ate continuar com esta boquinha, mas qundo houver eleicoes a sua turma sera colocada pra fora, sofrendo uma derrota acachapante. Pode escrever!
Lendo o comentário desse tal “Johnny” pelo blog , fica claro que na ufopa a pessoa não pode ser manifestar contra a oposição que é logo taxada de puxa saco do reitor, interesseiro, ou “esta atras de um FG e CD” .Esse tal “Johnny” não sabe nem argumentar e sim só ofender e acusar sem provas. Pois bem cara,eu sou apenas ALUNO nesta universidade,não quero nada desse reitor, só quero meu direito de ter AULA e me formar logo, e esse direito esta, infelizmente, sendo desprezado com essa briga politica entre PSOL, PSTU governo e a reitoria . ENTENDO MEU CHAPA…
O que se tem ouvido falar mesmo é que esses professores que querem manter a greve (são poucos porque a assembléia é esvaziada) são na sua maioria do PSOL e não voltam a trabalhar porque querem os alunos (aqueles que são massa de manobra) fora das salas e nas ruas pra fazer a campanha pelos candidatos do PSOL. Muito provavel a greve acabe depois das eleições.
Isso é um grande jogo de interesses … encabeçado por um grupo de professores mercenários e outro tantos preguiçosos …
Quem sofre mesmo são aqueles alunos que querem estudar e que não se deixam levar por essa conversinha besta (de que reitor não quer negociar) pra boi durmir.
– Garçom mais uma garrafa de vinho!!!!!!!!
Com certeza amigo,só esse ano o PSOL tem técnico da UFOPA ,aluno e ex-aluno como candidatos,isso sem falar do PSTU, todos cabeças de greves e outras manifestações dentro UFOPA . É muito fácil mesmo usar a UFOPA como palanque politico….Vamos invadir a reitoria,vamos acabar com a aula magna, vamos pregar faixas no campus, vamos parar tudo na UFOPA e gritar contra a reitoria, mas não esqueça de chamar a impressa por favor, ela tem que me filmar, o povo em santarém precisa conhecer minha cara, afinal vou me candidatar esse ano…
Viva a cara de PAU…
Caro “In vino veritas”, antes de falar algo é bom verificar os fatos minuciosamente. Falar por falar, falar do ouviu dizer é FALAR MERDA, sim, o nome é feio mas é verdade. O que você falou foi uma tremenda baboseira sem nenhum conhecimento da verdade.
Até o presente momento não o REITOR da UFOPA não recebeu o comendo grevista. Os TÉCNICOS DA UFOPA também não foram recebidos pelo reitor.
Mesmo que o reitor aceite reunir com a oposição essa greve não vai terminar,a oposição mesmo não garante nada, isso já aconteceu outras vezes. A tática da oposição é deixar as coisas piorarem bem barrando as aulas, isso para deixar os alunos revoltados, mas não com eles da oposição, e sim com a reitoria, isso porque os alunos são só massa de manobra para esse professores grevistas. A politica da oposição dentro da UFOPA é a seguinte: Deixa piorar, quanto pior a situação melhor para a gente. Não sei quem é mais folgado nessa historia toda, se é a reitoria ou esses professores politiqueiros, ou os dois, só sei que é nós ALUNOS que estamos sendo os mais prejudicados sem aula.
Meu filho estuda na UFPA e está a três disciplinas de formar em Engenharia Civil. A greve vai impedir todos os planos que fizermos. Não que a luta não seja legítima. Como professor de Ensino Médio, sei que há grande descaso com a educação em nosso país, mas essa greve já perdeu sua essência. Quando muitos professores no Brasil inteiro voltam às aulas, o movimento perde toda a força. Foi assim com boa parte das greves de que participei como servidor público estadual. Pena que a maioria das universidades que resiste seja do Norte do Brasil. Pena também que a manifestação tenha recebido viés político. Os sindicatos são ocupados por um grupo que ainda não entendeu que radicalizar sempre já não garante posicionamento ideológico. Pena também que a maioria dos professores esteja viajando, ganhando sem trabalhar e fazendo pouco caso de quem espera da Universidade um passaporte para um futuro melhor.
Essa reitoria é do NÃO.. NÃO conversa com as categorias, NÃO reconhece e ignora completamente o Estatuto da universidade pensado e discutido durante o Congresso Estatuinte, NÃO admite que esse modelo mirabolante implantado por eles só entrava e atrapalha a vida do estudante, NÃO admite que a evasão na universidade é enorme por causa do modelo, NÃO explica a demora na entrega da única obra da universidade atrasada e inacabada, NÃO quer falar sobre restaurante universitário, falta de livros e de bibliotecas descentes que atendam principalmente os cursos novos.. é tanta recusa, são tantos NÃO’s.. e muito marketing.
Porque o discurso de estudantes e servidores é tão divergente do discusso da reitoria, que faz a maior pose para a mídia, eles vendem tão bem esse peixe deles, que não se preocupam em ouvir quem todos os dias tem que estudar em um hotel e gastar rios de dinheiro com xérox porque não há biblioteca e muito menos livros para estudar. Estudantes sem condições (se o pai nao tem dinheiro para dar) passa fome porque aquele lanche lá do campus Tapajós é de uma rede de pizzaria conhecida da cidade (foi colocada lá sem licitação) que cobra caro pelo lanche. Aliás, muita coisa é estranha lá dentro e não são feitas de acordo com a lei, afinal é uma universidade federal e precisa seguir regras antes de colocar empresas de xéroz e lanches dentro da instituição, por exemplo.
Enfim, essa turma está aí amando há um tempão já e pouco foi feito em termos de infraestrutura, codições de trabalho para os servidores (que são coagidos, aliás muitos PAD’s que saíram agora foram, por coincidencia, para professores é técnicos que fazem oposição à reitoria), condições para os estudantes, etc.. O Ministério Público Federal deveria intervir e julgar os inúmeros processos que lá estão contra a UFOPA!!!
Seixas Lourenço não mora em Santarém, e ainda ganha diárias por morar em Brasília e ser reitor em Santarém. Sou estudante da UFOPA e juro que só vi esse homem ao vivo duas vezes na minha vida, e as duas vezes foram ele comendo no shooping, qndo ele tá em Santarém só come lá.
Cara se tu nunca viu o reitor é porque com certeza tu não frequenta a universidade.Deve ser como os revolucionário que passam maior parte do tempo fazendo militância e em festinha de reggae.O que tu deseja? que o reitor vá de sala em sala dar bom dia para os alunos da universidade.Ele pode ate viajar, mas com certeza fica o vice ou outro substituto respondendo pela a reitoria, é assim que funciona todo o serviço publico, não sei se tu sabes disso.Com relação as diárias, todo servidor publico tem esse direito, se vc é contra, faça alguma coisa para mudar o estatuto dos servidores.
O reitor ir constantemente para a casa dele em Brasilia com passagens e diarias pagas pela UFOPA nao eh direito dele nao, eh abuso mesmo! O Lourenco eh o campeao da auto-promocao e de cavar boquinhas no governo. Desde os tempos da UFPA, pergunta pro pessoal la…
Isso é conversa mole! Os servidores já tiveram contraproposta por parte do governo federal. esses reajustes são feitos em lei e o reitor nao possui competencia para tal, apenas o legislativo com aprovação do executivo. esses servidores passam em um concurso relativamente fácil e querem dinheiro pra manter casa, filhos, carro e viagens sem mais esforço, como se todo o funcionalismo devesse ganhar o mesmo que um juiz, todavia sem tantas responsabilidades. ultrajante a conduta desses servidores, torço que a regularização de greves no setor publico nao tarde a acontecer.
Boa, Mauro. E isso mesmo!
A greve tambem possui uma pauta local, que envolve assedio moral aos docentes, precarizacao das condicoes de trabalho e transparencia e democracia. Informe-se antes de fazer colocacoes de forma arrogante!
E o assédio moral do pessoal da greve faz nos outros servidores???? ninguém fala disso? e o assédio que os professores em greve fazem no alunos?? Ou será que só existe assédio moral de um lado? engraçado, né? os fracos aqui não são são fracos e os professores não são tão coitados.
Vc recebe CD ou FG. turma do Seixas e do Aldo!
Uma coisa eu posso garantir VOCÊ não recebe nem CD ou FG, porque se recebesse COM CERTEZA não estaria tão revoltado!!!! é justamente por isso a briga .. porque quem está na oposição tá doido pra sugar nas tetas do governo … não pensem que é briga ideológica não, é briga financeira.
Concordo com Mauro ..
Verdade, esses professores ligados a partidos políticos pensam que são donos da razão, mas o outro lado dessa greve já esta sendo mostrada aos poucos.A verdade contra esses professores politiqueiros e folgados de oposição já esta vindo a tona com a rejeição a essa greve por parte da maioria dos alunos, e a volta as aulas de alguns professores que são realmente comprometidos com a educação.
a árvore que dá frutos é tão legal que o seixas lourenço não quer descer dela, do alto de sua arrogância.
Então pelas “pavulagens” do Seixas Lorenço e pela birra dos professores o atraso na vida de milhares de acadêmicos permanecerá por tempo indeterminado. Quanto maior a demora mais tempo levará para que os acadêmicos concluam seus cursos e entrem no mercado de trabalho com a qualificação profissional exigida.
A greve é um dos direitos dos trabalhadores, mas o bom senso deve avaliar o lado dos maiores prejudicados no momento. Ao que parece os docentes permanecem recebendo seus salários integralmente.
Atrasado no tempo é vedade, mas nos conteúdos não haverá, pois quase todo se diplomou curso intervalar e sabe como ministrar concentradamente qualquer disciplina em duas semanas.
Em tempo, Jeso, a greve comecou em 17/05. Sao quase 120 dias.
Ok, Johnny, já fiz a devida retificação. Obrigado.
O pavao Seixas tem nojo de qualquer movimento popular. Nao vai descer de sua torre de marfim jamais…