Ufopa fecha mestrado com federal gaúcha

Publicado em por em Educação e Cultura

Celson LimaA Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará) acaba de aprovar a realização, em Santarém, de um novo mestrado interinstitucional. Desta vez com a gaúcha UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

O curso será na área de Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais.

Outro gol de placa marcado pela Ufopa, via  IEG (Instituto de Engenharia e Geociências)/Ufopa, comandado pelo professor pós-doutor Celson Lima (foto) foi aprovar proposta junto ao PET (Programa de Educação Tutorial)/2012, do MEC (Ministério da Educação), no lote das engenharias. Serão financiadas 31 propostas em todos o país.

A proposta do IEG alcançou nota 85.71, à frente de instituições federais de peso, como a de Campina Grande, Paraíba, Rio, USP, entre outras.

Leia também:
Evento vai debater saúde indígena da região.


Publicado por:

25 Responses to Ufopa fecha mestrado com federal gaúcha

  • Enquanto isso os alunos que saíram do CFI 1 em 2012 estão sem lugar para estudar( sem laboratórios e salas), as aulas da Formação 2 (2º período) que eram para começar em novembro vão começar em em JANEIRO de 2013. Isso é uma vergonha! Por outro lado a Diretoria e a Reitoria fica se gabando das muitas vagas oferecidas no vestibular, dos mestrados e doutorados da instituição, sendo que não tem infraestrutura para absorver esses estudantes.

  • A USP é quem mais titula em doutor do mundo e o Brasil um dos maiores produtores de doutor. Porquanto, isso é coisa que toda universidade do Brasil sabe fazer e com os pés nas costas. O que não apareceu ainda foi nenhuma que saiba formar docente para rede básica como um mínimo de qualidade e pior: não há como aparecer tão cedo. Pois, a maioria nasceu de enganação tal qual Parfor e pau depois de crescido torto nem plaina consegue esconder toda tortosidade.

    ==========
    Estatísticas científicas alarmantes, artigo de Nagib Nassar

    https://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=84791

    1. Amigo,

      A universidade sabe é dar o título com os pés nas costas! A verdade é que a maioria absoluta dos doutores brasileiros não merecem o título que ostentam. O que tem de analfabeto funcional com título de doutor, não é brincadeira! O governo federal tem priorizado quantidade em detrimento à qualidade (dez mil por ano!). Por isso é que se vê tanto doutor improdutivo, que não sabe concatenar um raciocínio e nem dar aula por aí…

  • Caro Professor Celson,

    Espero que não se abale com as mensagens de pessoas que invejam o crescimento da UFOPA. Parabéns pelo empenho e espero que consiga aprovar mais projetos para engrandecer a formação intelectual e econômica da região. Há pouco tempo, obtive o grau de mestre e com certeza, se tivesse um mestrado nessa linha, não sairia de Santarém para cursar a pós-graduação.
    Parabéns Jeso pela informação.

    1. André, bom dia.

      Sou santareno de nascimento, alma e coração. Voltei pra cá por opção, a fim de dar meu contributo para o crescimento da nossa região. E é o que pretendo fazer até o fim dos meus dias ou até o fim dos tempos, o que acontecer primeiro.

      Obrigado pelo apoio e se quiseres avançar para o próximo estágio da carreira acadêmica, já temos o nosso programa de doutorado em funcionamento. Primeira turma já selecionada e a expectativa é, dentro de 4 anos, termos o orgulho de formar o primeiro doutor do oeste do Pará, o que para muitos não é nada, mas para quem já teve que dar quase que a volta ao mundo atrás de formação superior, isso representa uma grande conquista.

      Abraço,
      Celson Lima

  • Mano Jeso,

    Gostaria de citar as pessoas que estiveram fortemente e seriamente envolvidas na aprovação do nosso projeto PET: Professores José Roberto Branco, Paula Renatha, Fernanda Nascimento e Deize Carneiro, além do técnico em assuntos educacionais, Rui Mayer. São pessoas que fazem a diferença por acharem que podem contribuir para o desenvolvimento da região.

    O PET é um projeto de 3 anos que apoiará o desenvolvimento de projetos de extensão voltados para a comunidade da região. Todos tem a ganhar com isso.

    Aqui um trecho da proposta aprovada:
    “As atividades propostas pelo PET para membros e alunos de graduação poderão ser certificadas e utilizadas nos bacharelados interdisciplinares e nos cursos específicos, como parte das atividades eletivas obrigatórias, estimulando o contato dos alunos com o PET. Além destas ações, o PET permitirá aos seus integrantes que tenham acesso a tecnologias, muitas das quais indisponíveis no mercado local, a preço de custo, bem como a metodologias que possibilitarão a criação de projetos que contribuam para a inovação ou para encontrar novas aplicações para as tecnologias existentes. Será também papel do PET proporcionar a inserção dos seus integrantes em projetos de pesquisa, inclusive em áreas afins, para que o aluno possa consolidar seus conhecimentos em temas específicos levando, em geral, à apresentação de trabalhos técnico-científicos em eventos e à publicação em revistas científicas.”

    Na aprovação do MINTER os créditos todos são da equipe do Professor Marcos Ximenes.

    Grande abraço e obrigado pelo apoio,
    C.

  • Por será que ainda não temos um mestrado na área de educação nesse estilo de interinstitucional? A área de educação pelo tempo que já tem em Santarém já deveria ter pelo menos dois mestrados em educação!!!!!!! O que tá acontecendo ufopa??????

  • Celsão,

    Parabéns pela conquista e sucesso na tua caminhada acadêmica, meu irmão. És para mim motivo de orgulho e uma referência de caráter e ética.

    Beijos no teu coração, meu irmão.

    Samuca

  • Caro Jeso, não existe o título Professor “Pós-doutor”. O doutorado é último marco na formação acadêmica docente.

      1. Jeso, o que o UFOPense quis dizer é que pós-doutorado não é titulação, mas um estágio científico que o doutor faz após ter adquirido seu título. Portanto, não faz sentido chamar alguém de professor pós-doutor. Aliás, essa mania de chamar as pessoas de “Prof. Dr.” é um deslumbramento bobo, coisa provinciana. Todos somos professores e ponto final. Alguns com graduação, outros com mestrado ou com doutorado.

        1. Parece que não tens ideia do sacrifcio, casos terríveis, que se faz para tirar qualquer título desse para tratar por coisa banal, só graduação em pública se submete-se até a casos de pura humilhação humana. E a parte maior em tudo é exatamente pós-doc quando se é obragido a apresentar algum trabalho originalíssimo.

    1. Existe o programa e titula do mesmo jeito. O que ocorre é que a atual carreira docente não contempla isso, porquanto, não acresce remunareção, supondo que a bolsa de pesquisa faz isso. Entretanto, o MEC quer acabar com o mestado e introduzir o pós na carreira. Coisa que transita nos corredores do MEC e de algumas públicas, nada ainda para a galera em geral,

      ========

      https://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/2190

    1. Espero mesmo que assim seja, Lindeuza. Se a Universidade realmente estiver inserida neste contexto, terei emprego daqui a 2 anos.

      1. Pelo visto e interpretado, pouco lhe importa as degradações e impactos que essas empresas causam em nossa região.

        1. Não adianta discutir, Lindeuza. A trinca Seixas Lourenço-Aquino-Dóris está formando alienados, que só pensam no tal do IDA.

        2. Concordo!!

          Vamos todos fugir desse mundo capitalista e voltar a viver em plena harmonia com a natureza.

          Onde não há mal e diferenças sociais. Um mundo mais harmonioso, sem carros que poluem, casas chiques e luxuosas, ar condicionados que causam o efeito estufa, energia que desmata nossas florestas, internet que aliena nossas mentes, supermercados que induzem o homem a viver sedentário, sem precisar produzir sua própria comida…

          Vamos expulsar essas empresas multinacionais que comandam o mundo manipulando nossas mentes e escravizando nossas vidas!!

          1. É isso mesmo, vamos matar todos os homens brancos e voltar pro tempo antes da colonização!! Aliás, vamos aniquilar todos os seres humanos e deixar a Terra só pra natureza e para os animais, afinal nós somos o vírus que destrói o planeta!!!

        3. Claro que importa! Vamos estuda- las, minimiza- las….Não dá pra fingir que não existe, precisamos de- las, queira vc ou não!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *