Ananindeua promove o Novembro Azul para prevenir o câncer de próstata

Publicado em por em Ananindeua, Saúde

Ananindeua promove o Novembro Azul para prevenir o câncer de próstata
Agente comunitário de saúde passa orientações a homens em Ananindeua. Fotos: PMA

Quando o assunto é cuidar da própria saúde, os homens são mais resistentes do que as mulheres. Esse chamamento ao público masculino para cuidar mais de si é um dos lemas da campanha Novembro Azul, que além de abordar a saúde de forma geral, trata do segundo câncer mais comum entre os homens, o câncer de próstata, que fica atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Por isso, a Prefeitura de Ananindeua (PA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) está promovendo, neste mês, a campanha de conscientização a saúde e cuidado do homem, o Novembro Azul.

A campanha é direcionada à população masculina, tendo por objetivo fomentar cada vez mais uma mudança cultural para que o público-alvo passe a cultivar o hábito de procurar atendimento preventivo, antes que doenças como o câncer de próstata, por exemplo, se manifestem e exijam tratamento mais complexo.

A Atenção Primária à Saúde (APS) caracteriza-se como um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde, tendo como objetivo desenvolver uma atenção integral que impacte melhoria na situação de saúde da população e seus determinantes.

Essa população é definida como chances maiores de adoecimento e morte por agravos, como é o caso da população masculina.

Dados fornecidos pelo IBGE comprovam essa realidade. Os números demonstram gradativo aumento da mortalidade masculina nas idades jovens e adultas.

Nos últimos anos, as taxas de mortalidade masculina, na faixa etária dos 20 aos 29 anos de idade, chegam a ser mais de três vezes superiores às femininas.

A maior diferença se estabelece na faixa etária em torno dos 20 anos e após os 60 anos, quando os homens adoecem e morrem mais. Esse quadro tem sido alvo de diversas investigações, considerando o impacto das mortes por causas externas como homicídios, acidentes de trânsito, suicídios, quedas acidentais, afogamentos, entre outras.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens

Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal.

Ela acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil.

Eventos do Novembro Azul em Ananindeua

Nessas atividades serão ofertadas palestras educativas e atividades lúdicas, antropometria, atendimento de equipe de saúde, orientações e agendamento de exames de PSA, atendimento psicossocial e de saúde bucal.
17/11 – Sistema Prisional.
21/11 – UBS Ana Maria Moraes (Região 3)
22/11 – UBS Coqueiro (Região 5)
24-11 – Policlínica Dr. Carlos Guimarães
25/11 – Academia da Saúde
29/11 – Policlínica Lado Sul

Com informações da Ananews

  • JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *