por Everaldo Martins Filho (*)

Blog do Jeso ! Everaldo Martins FilhoCento e vinte dias depois de 1º de janeiro, cabe uma nova avaliação.

O prefeito já sabe o que é administrar? Depois de decretar 100 dias de reflexão para diagnóstico, antecipou o início do governo para primeiro de abril. Reconheceu que o povo começava a ficar impaciente. Determinou operação diária de limpeza da areia que desce diariamente das ruas sem calçamento para as vias pavimentadas e com sarjeta. São 400 quilômetros de ruas com o leito original ou nuas de asfalto. Porque a areia desce com a enxurrada, quando chove, ou na roda dos carros, como poeira, no verão.

Também sentenciou operação tapa buraco no centro da cidade. Ruas como a que passa na frente da casa dele, perto da abandonada Praça do Mirante, lá foi feito tapa buraco duas vezes em três meses.

Leia também dele:
Francisco, a boa nova.
Festejo e agradeço. São 5.3.
Decreto emergencial: contraponto.

Por outro lado, todos os pedaços de rua que estão sendo ou já foram asfaltados esse ano – Marechal Rondon, Mendonça Furtado, Fernando Guilhon e Borges Leal – são complementações de convênios com os Ministérios da Cidade e do Turismo, prospectados e assinados na gestão 2005-2012 da ex-prefeita Maria do Carmo.

Obras que são mesmo para ter continuidade porque a prefeitura estava adimplente em 31 de dezembro passado. Vamos ver se o governador do PSDB, que não atendeu solicitação por escrito da ex-prefeita, vai aditar financeiramente o convenio da Gonçalves Dias, para que o serviço seja completado e concluído com drenagem.

O alcaide mandou publicar um decreto de emergência na Saúde e acha que resolveu todos os problemas endêmicos, epidemiológicos e sanitários da população santarena. De quebra, contratou caçambas pela secretaria de Saúde e até o contador da prefeitura pela dispensa de licitação que o tal decreto da saúde permite.

Enquanto isso, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da grande área da Prainha, que estava pronta (com médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem e profissionais de apoio prontos para serem treinados e contratados) e pronta (espaço físico e equipamentos instalados e funcionando ou prontos para funcionar) em dezembro do ano passado, infelizmente ainda não está fazendo pronto atendimento. Isso sim que, diferente de cirurgia eletiva, salva vidas, na urgência. Preguiça?

E o atendimento, a atenção às pessoas no Pronto Socorro, no Hospital Municipal e Postos de Saúde, como está? Qual a sua própria avaliação? A Secretaria de Educação descobriu que a Escola “Frei Fabiano” é cadastrada sim no Ministério da Educação. A professora Lucineide Pinheiro, ex-secretária, provou em entrevista na TV Tapajós e no jornal “O Impacto”. E por que não está funcionando em tempo integral como funcionou em 2012? Preguiça. De 8 milhões, a licitação da merenda escolar foi para 13 milhões. Porque quase vai dobrar a alimentação escolar. Lanches, merenda e refeições vão aumentar em quantidade e frequência. Aposta?

Mais? Vigie! No tempo do Nicolau, a prefeitura gastava com execução própria, na manutenção da Iluminação Pública (IP), em torno de vinte e cinco mil reais por mês com recursos humanos, mais doze mil com o aluguel mensal de até quatro veículos, dez mil reais com combustível e em torno de quarenta mil reais por mês com materiais como luminárias, lâmpadas, reatores.

Isso depois da eficientização de quase 7 mil pontos, feita pela própria Celpa e paga com a CIP e a economia de energia dos pontos tornados mais eficientes. Excepcionalmente, o gasto somava cem mil reais por mês com IP. Portanto, no máximo um milhão e duzentos mil reais por ano. Valor menor, aliás, do que o contratado, quando a IP estava terceirizada em 2008. A licitação viciada do Prefeito Alexandre Von (AV) é de 10 (dez) milhões de reais para três anos. Repito: dez milhões de reais. Ou mais de três milhões e trezentos mil reais por ano. Porque a IP do AV, no centro urbano, vai transformar a noite em dia.

Os cargos de comissão já beiram os 40 (quarenta). Se somar as secretarias e os cargos de secretário (e secretária) adjunto/a, com as coordenadorias e os institutos, são quase 40 cargos de DAS, só no primeiro escalão. Sem contar as assessorias especiais. Quantas são? Cabe interrogar. Por que trabalham pouco, se tem muita gente?

E ainda: o aumento na remuneração de cada cargo pré-existente foi de cinquenta por cento. Só o salário do primeiro escalão aumentou a metade. Em 2012, eram dezoito secretarias, a Procuradoria Jurídica do Município, Procuradoria Fiscal, Assessoria de Esporte e Lazer, Iluminação Pública, quatro coordenadorias, Defesa Civil, Procon, assessorias de Comunicação, Comunitária, Mulheres e sete assessorias especiais. A despesa mensal total em 2012 era pouco mais de 200 mil. O valor desta mesma folha em 2013 é de quase 400 mil reais por mês.

Secretários já tentaram assinar a conta em restaurantes da cidade, o que não foi aceito porque o prefeito deu uma contraordem antes. Que não ordenaria pagar nenhuma conta sem licitação. Ponto para o prefeito. Mas secretários, deputados, ficaram constrangidos. Outro quase secretário se envolveu com a polícia por causa do filho e foi detido. O prefeito sabe? E sabe o prefeito, quem está com a fama de que manda na prefeitura? Não sabe de nada. Porque está cansado e não quer fazer política. Responde que está governando, quando questionado. Que é para procurá-lo daqui a quatro anos.

Quer esquecer que fez, sim, política partidária e eleitoral para vencer em outubro passado. “Era o sonho dele”, diz um lavador e flanelinha da Travessa dos Mártires. “Mas ele esqueceu que prefeito tem que trabalhar”. Ele, o prefeito AV, elegeu alguns parceiros, uns poucos aliados, entre os antigos correligionários de 2012 para serem os CAmaRAdaS em 2013. E somente os ungidos o alcançam.

Conclusão inicial: o prefeito não tem equipe, os secretários estão montando prefeituras paralelas, os NAF’s (Núcleo Administrativo e Financeiro) de quase todas as secretarias são todos indicados pelo deputado Lira Maia e o deputado Nélio Aguiar já estaria de mala e cuia abandonando o vice-governador e indo pro mesmo deputado Lira Maia, ou pro partido dele, o DEM (Democratas ).

Na Câmara de Vereadores, o presidente Henderson Pinto é sobrinho do mesmo deputado Lira Maia. Enquanto isso, na gestão tudo vai… Como??
Prefeito, pare de achar que tudo o que existia antes na prefeitura é problema, não presta. Muitas pessoas são excelentes técnicos, excelentes técnicas. Maria aproveitou do ex-prefeito, que aproveitou do Ruy Correia, que aproveitou do Dr. Ronan, por exemplo.

Muitas coisas, muitos processos, são os adequados, corretos, necessários. Muitos projetos são antigos e atuais. O PAC é o equivalente ao CURA, que foi um ensaio de saneamento para a grande Prainha no tempo do ex-prefeito Ronaldo Campos. A lei de Expansão Urbana, aprovada na Câmara por encaminhamento da ex-prefeita Maria, é indispensável para o desenvolvimento econômico e social sustentável da nossa população santarena e da nossa Pérola do Tapajós. É hora de retomar a estrada interpraias. Talvez expandir a orla de Alter do Chão. Comece o PAC II imediatamente. E o hospital materno infantil.

E vamos juntos lutar pelo projeto ORLA III, junto ao Governo Federal, da presidenta Dilma. E pelo Centro de Convenções que o Governo do Estado prometeu, desde a ex-governadora Ana Júlia. Que tem área na Rua Turiano Meira ou na Área de Proteção Ambiental (APA) do Juá. O que de mais sustentável é mister é assegurar a vida, fazer feliz, ser feliz e procriar. Para a população, todos, cada um, cada uma, todas as pessoas. De 2005 a 2012 o plano é de atenção às pessoas, ao território municipal, à instituição pública prefeitura e ao futuro da população e do município.

O ser humano foi valorizado nas secretarias de educação, saúde, trabalho e assistência social, segurança cidadã e habitação. Também nas assessorias especial de mulheres e de esporte e lazer, além de na coordenadoria de ação social e na Defesa Civil. Ao território foi dada atenção nas secretarias de Infraestrutura, Agricultura, Transporte e Trânsito, Meio Ambiente e Organização Portuária. E na coordenação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e no núcleo de iluminação pública.

A atenção institucional, para fortalecer o poder público municipal (os poderes Executivo e Legislativo), era feita nas secretarias de governo e administração, e na procuradoria jurídica. Ao futuro cabia olhar pelas secretarias de Planejamento, Finanças, Produção e Agricultura Familiar, Desenvolvimento Econômico e Social, Cultura e Turismo. E ainda pelas coordenadorias de orçamento participativo e de integração regional.

As pessoas foram reconhecidas em primeiro lugar com políticas públicas para as famílias, as crianças e a juventude, os empobrecidos e as minorias. A zona urbana recebeu o plano diretor participativo e a zona rural foi atendida com a criação de mais e melhores empregos públicos na educação e na saúde, diminuição do número de turmas multiséries, reforma e construção de escolas e unidades de saúde, implantação de seis usinas micro-hidro-elétricas e apoio municipal para o programa “Luz para Todos”, além da contratação de aproximadamente duzentas rotas de transporte escolar exclusivo nas regiões de planalto e ribeirinha, o que gerou mais emprego e renda na zona rural, agora no setor privado.

A prefeitura se credenciou, na gestão passada, junto à sociedade civil e ao soberano poder organizado e espontâneo do povo para consolidar a democracia popular em Santarém. E a economia municipal, por determinação expressa da ex-prefeita Maria viu até oitenta por cento da receita da Prefeitura sendo redistribuída na economia local.

Com a folha de pagamento e a contratação de empresas de Santarém para a prestação de serviços e o fornecimento de merenda escolar, remédios, material de construção, de expediente, limpeza, alimentação, informática, etc

Repito, porque já escrevi na primeira avaliação: estamos abertos ao diálogo e torcemos para que as políticas públicas da Prefeitura sejam em benefício da maioria da população de Santarém. Afirmo também que não fazemos oposição – e não faremos – esquecendo que já fomos situação. O que realizamos – ou deixamos de realizar – de 2005 a 2012, é da nossa responsabilidade jurídica e política prestar contas e dar explicações, na época e hoje ou a qualquer tempo.

A história absolve ou sentencia, porque avalia os competentes e os incompetentes e até os anônimos e covardes, os indivíduos insignificantes. No futuro e no presente, a história julga sempre.

Que serviços, da sua obrigação, a Prefeitura está fazendo? Qual a proposta da gestão para assegurar liberdade, democracia, segurança, paz e prosperidade para a população de Santarém?

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

* Médico santareno, é ex-secretário municipal de Planejamento e Orçamento de Santarém. Gestão 2005-2012 (prefeita Maria do Carmo).

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

67 Comentários em: 2ª avaliação do governo Von: 120 dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • humano disse:

    VEJO APENAS AS PRINCIPAIS VIAS DA CIDADE SENDO LIMPAS E CUIDADAS, COMO FERNANDO GUILHON E MENDONÇA FURTADO, QUERO QUE O ALEXANDRE VON TENTE ENTRAR NA RUA PALESTINA NO BAIRRO DO AMPARO, OS MORADORES NÃO CONSEGUEM MAIS SAIR COM SEUS CARROS POR CONTA DOS ACESSOS DESTRUIDOS, SE ARREPENDIMENTO MATASSE ESTARIA MORTO AGORA, NUNCA MAIS VOTO NO VON.

  • Paula H Yos disse:

    Hoje parei e li o artigo do everaldo, os contrapontos atraves dos comentarios e vi que muitos dos comentarios seguem uma linha de critica pessoal ao everaldo isso nao resulta em analise politica. Quando everaldo fala do Prefeito Von é analise politica e nao pessoal. O bom seria se a analise dos comentarios do ex secretario de planejamento fossem com base politica e tecnica e não pessoal.
    Agora lanço um tema para analise de todos os que aqui se manifestaram a favor das ações desses primeiros 120 dias do Prefeito. è tecnicamente correto ele aumentar os cargos, salarios dos indicados por ele? Alijar os efetivos principalmente os de nivel superior e que mostraram durante os ultimos governos competencia? Reduzir salarios desses a 1 salario minimo oi $700 reais. Cortando o padrao de vida dessas familias? Sabendo que muitos desses servidores tantos os tecnicos como os de nivel medio estão comprometidos com emprestimo consignado no BB e que não estao recebendo nada porque desconta previdencia , empestimo e mais os vale transporte para se deslocar ao trabalho e nao tem como pagar aos seus demais compromissos. Ele Prefeito se tem competencia administrativa e economica( é formado em economia) analisou as folhas de pagamento e sabe o impacto que causaria as familias santarenas e consequentemente a economia. Porque não há dinheiro circulando. O que tá circulando são funcionários públicos em clinicas de psicólogos e psiquiatras.( tarja preta sendo consumida= para aguentar o dia a dia)
    Alguém ai em cima falou num comentário da parte cristã do Prefeito eu falo da competência administrativa. São 4 meses de desastres com os servidores efetivos. Que motivação eles tem para trabalhar°? São perseguidos pelos temporários admitidos pelo Prefeito , vem que eles não sabem realizar seus trabalhos, desconhecem como hoje a maquina administrativa funciona e estão com excelente remuneração. Só andando de um lado para o outro. Essa desmotivação, desanimo já tem registro na historia da humanidade e até aqui mesmo em Santarem. Recomendo que retorne os salários dos servidores, que trabalham e são competentes e faça uma administração boa para Santarem e do bem aos servidores porque esses são efetivamente quem trabalham para Santarem, seja que partido esteja no governo. Façam analise quanto funcionários da Prefeitura. |Quantos temporários que entraram com Alexandre°? Que, faz a prefeitura funcionar° ? resposta simples os efetivos. e os temporários antigos que conhecem o funcionamento. Como exemplo o Sr. Pedro e Sr, Elias que ele demitiu com mais de 22 anos de serviços prestados e bem prestados . 22 anos ´pr 4 anos de mandado de prefeito da cerca de 5. Acreditem se puderem

  • Alicia Andrade Leyte disse:

    GENTEM !!!…por favor parem de brigar sim?…ao final quem critica o Alexandre Von foi quem o colocou na Prefeitura….se não fosse assim, se todos vcs não tivessem votado nele , ele não teria sido eleito Prefeito, porque que eu saiba um Prefeito se elege com maioria de votos….e se votaram nele, pra que todo esse barulho agora?…só porque ele não faz o que vcs querem?…calma, deixem para julgar daqui a 3 anos e 8 meses…Voces estao parecendo telespectador em copa do mundo,criticando o juiz sem fazer nada…só critica o juiz mesmo que nao entende nada de futebol e não está la na hora….porque quem entende de verdade fica queto só assistindo para criticar no final…A Prefeitura é a mesma coisa, , o que vcs estao fazendo para ajudar o Prefeito , não diz que o Prefeito governa junto com o povo?…vcs só sabem criticar,deixem o homem fazer as coisas tranquilo que ninguem resiste gente enchendo saco todo dia ,vc atrapalham ao inves de ajudar….Em vez de tanta critica antecipada , se vcs tivessem sabedoria , deveriam estar rezando e pedindo a Deus dar sabedoria para o nosso Prefeito, ja que se ele fizer errado todos sentiremos , e se ele fizer certo , todos nos regozijaremos…..ao César o que é do César…sejamos todos inteligentes de uma vez por todas…

  • Ana Carla disse:

    Conheci uma prima do Von na época da campanha que estava apoiando sua irmã candidata a vereadora: Elizabeth Sussuarana. Segundo a mesma, Alexandre Von seria um verdadeiro bicho preguiça e um poço de ignorância. Se faz de santinho, mas é um verdadeiro sinico e fingido. Ela ainda afirmou que presenciou varias cenas de ignorância dele com a própria mãe com apoio da irmã que só presta para prometer porrada para quem for contra eles.
    “O cara teve é muita sorte de pegar uma viuva cheia da grana, pois já faliu duas fabricas onde foi administrador, nao sabia!? É verdade!”
    Ela ainda contou que o mesmo prometeu ajudar a família diversas vezes quando precisavam, mas era só papo furado. Nao atendia telefone e se escondia!
    É parece que ele está apenas repetindo seus hábitos! TARTARUGAO, GORDÃO, BICHO PREGUIÇA… Parecem mesmo ser sinônimos para Alexandre Von-AV (atraso em vida)! Vamos esperam mais 100 dias! Kkkkkkk

  • Anderson Victor disse:

    O que o bicho PREGUIÇA, Alexandre Von, já administrou que deu certo? É só perguntar aos Srs. Hélcio Amaral e Darciano Pinto que foram seus sócios em negócios gerenciados pelo atual prefeito e faliram. Tenho dito PURRUDO DE PREGUIÇA?

    1. Mariana Aguiar disse:

      Carissimo senhor o Coitado do Senhor Helcio Amaral nao pode dar um pito sequer publicamente. Seu filho Podalyro (??) é Secretario Municipal do Meio Ambiente e sempre ambicionava essa função, entao….

  • Luna disse:

    O que eu nao concordo é que tanto o everaldo como a corja de “defensores” dele , façam o povo de Santarem de bobos,. Os mesmos que tiraram o PT poderiam té-lo colocado de novo se quisessem, e agora vcs vem dizer que o Alexandre Von enganou o povo com seus discursos….ah..;.para com isso!! everaldinho !! , ninguem aqui é bobo para se deixar enganar, se fosse para enganar o povo, tudo mundo teria votado na Lucineide… Mais como o povo de Santarem é inteligente, votou em quem sabia que poderia tirar a cidade do caos em que se encontrava.Oito anos de enganar o povo, oito anos de usufruir de viagens e negociatas com dinheiro do povo , e agora tanta critica….haaaa…para com isso ” everaldinho !! “…..vc nunca teve que ir na emergencia do HM como eu fui levada o ano passado com uma crise de PA…horas de espera sem medico , e quando ele apareceu e receitou medicaçao….NÃO TINHA!!…e agora voces dizem ainda que o povo de Santarem é bobo, que se deixa enganar,….ahhh para com isso everaldinho!! o povo de Santarem fez a coisa certa, votou consciente, votou confiante….Voces queriam que em plena epoca de chuvas, com tudo bagunçado como o Prefeito pegou, com obras sucateadas e escolas que fizeram parar as aulas porque nao foram atendidos os pedidos de consertos na gestão passada, tudo fosse feito de novo em 120 dias?…ahhh, para com isso everaldinho !!…Moro perto desse posto de saude que iria ser 24 horas aqui na Curua-Una , até hoje nao funciona , a maria mandou construir tudo com material de segunda, chove tudo por dentro , os banheiros nao funcionam , alias nunca nada do que ela fez funcionou direito…e agora vc vem falar de120 dias ….ahhhh everaldinho para com isso !!…vcs tiveram 8 anos , e o que fizeram?…vcs sim que tentaram enganar o povo e a prova de que nao conseguiram esta ai…vcs estao fora !!…e quem diz a verdade esta ai trabalhando…vão morder os cotovelos…amarguem suas derrotas…vao trabalhar….parem de chorar suas proprias derrotas !!…Sei que vc jeso nao vai publicar este comentario , e como sempre digo nem me importa isso e vc nao tem cacife para publicar ja que fala de seus “idolos petistas” , mais o que é mais interessante é que para publicar ou nao , vc vai ter que ler….

    1. José disse:

      Luna, uma coisa te garanto o MAIA manda mais no VON e Bem Mais do que o Everaldo mandava no governo MARIA. No governo do VON até a Vice é irmã do Maia e o Presidente da câmara Sobrinho. Te atualiza.

      1. Lunavera disse:

        Caro José , porque eu deveria me atualizar?…esta me chamando de atrasada?…O everaldo nao passava de um mero artigo de enfeite na prefeitura da maria e sei muito bem disso, estranharias se soubesses direitinho quem sou..alem do mais nao interessa quem manda, ja que ninguem é escravo para ser mandado , interessa sim quem sabe liderar um grupo como a Prefeitura e isso te garanto que o Alexandre sabe e muito bem.Sei muito bem que a Prof. Maria Jose é irmã do Lira Maia e dai?….qual o problema?… E tbm qual o problema se o Henderson é sobrinho dele ( LM ),quantas familias tem em suas empresas a familia toda trabalhando?…qual o problema?…o que deveria importar realmente a vc se tivesses a sabedoria suficiente claro, seria o que eles irão fazer, e isso é muito cedo ainda para falar.Estou achando que quem deveria se atualizar é vc antes de falar dos outros…

        1. Mariana Aguiar disse:

          So uma frase sua me chamou BASTANTE a atenção : “ quantas empresas tem familiares trabalhando??´´ Carissima senhora PREFEITURA NÂO É EMPRESA FAMILIAR!!!!. É competencia profissional, tanto para os temporarios como para os efetivos. Esse senhor impõe os temporarios seus parentes aos secretarios.. è prima, sobrinha, etc………../ SEM TEREM A COMPETENCIA que a senhora menciona acima “sabedoria suficiente´´Com aval do Prefeito Von/Bom

  • Jurisprudência 2 disse:

    Putitanga ! Dr. Everaldinho conseguiste 49 comentários !!! Parabéns, continuas fazendo comentários sobre qualquer temática municipal, burro tu não és, pois, tiveste 08 anos na prefeitura de Santarém, tomando decisões e aprendeste muito neste mister. Dawin o biólogo, já falava que “A função faz o órgão”; deves ser um MESTRE NAS AÇÕES MUNICIPAIS. O AV, deve estar gostando e vai aprender algumas…, contigo, visto que, no governo do LM ele era somente Vice, so planejava sem projeto e haja dormir e tomar Whisk com água de coco, não tem nada dele em Santarém de projetado e realizado durante os 08 anos daquele governo pautados pela probidade adm. Se tiver, gostaria de saber e pedir desculpas. Espero que nosso município ganhe com os seus comentários e a participação livre de quem faz corpo neste blog do Jeso Carneiro, que deve aceitar qualquer manifestação, venha de onde venha; em cor partidária. Essa facção, sem ideologia é …, também se locupletam para os seus únicos interesses políticos escusos. Continue…

    1. Mariana Aguiar disse:

      ja chegaram a 68 comentarios….

  • Democraticamente falando disse:

    Jeso, esse Alberto Costa que lhe ameasou é um tal de Daniel Nunes, que trabalha na prefeitura. Ese caboko não passa de um covarde, não é cipoalense coisa nenhuma. É um tal que trabalha com informática que é famoso por ter perfis e nomes falsos para avacalhar com outros na internet. Alberto Costa é um dos nomes que ele utiliza. Ese kra trabalha em parceria com um rapaz de nome Kalilo, filho de um advogado que tem escritorio na Silvino Pinto. Olho vivo, Jeso.

    1. Jeso Carneiro disse:

      Conheço essa figura e sei do modus operandi dele – e de toda turma que o cerca.

      1. Mariana Aguiar disse:

        Uma ideia catalogue ( t´s certo??) todos esses comentários desde a campanha ( governo Maria , Von/Bom, caso judiciais de Lira Maia) e daqui 4 anos terás um material rico para lançar uma publicação

  • Tatiana Vieira disse:

    Quando Von ganhou as eleições disse lá em casa: darei um ano e meio, no máximo dois para Santarém está sem gestão municipal alguma. Estamos praticamente entrando no 5 mês de nova administração e digo que acertei quanto a falta de gestão mas errei em relação aos prazos. Em 4 meses já sabemos o perfil do novo prefeito. Na verdade, os utilizadores da massa cinzenta, já sabiam o que seria dessa gestão, e não é má-fé não, mas com 20 anos de carreira política, empresas que não deram certo, duas vezes vice prefeito de Lira (envolvido em n processos, de todos os tipos, cores e sabores). Era previsível que não iria nem irá dar certo.
    Mas veio Alexandre! Ganhou pelo voto popular, fez discursos inflamados nas dores do povo, que sempre espera muito dos seus representantes. Um povo que tinha atendimentos aos serviços sociais básicos como educação e saúde mas que queria acertadamente mais. Na verdade uma parcela talvez tivesse essa boa vontade, por que a outra parte queria mais, mais para si mesmo. E assim foi!
    Quando Von dizia que ia reduzi o número de secretária eu ria, do outro lado do rádio ou da TV eu falava, sim as secretárias irão diminui mas e o número de contratados? Hoje já sabemos a respostas.
    Por fim, não irá haver mudanças no perfil do atual administrador da prefeitura. Será assim em 120 dias e nos restantes que faltarem para o fim de governo.

  • Saudades de Veveco! disse:

    É, companheiro Everaldo, chora na cama que é lugar quente!

  • Francisco disse:

    Atenção Santarém que votaram no Von o Bom , como ja falei não mora mais em Santarém um bom tempo .Opovo de mentalidade pequena não conseguem vê que eram felizes e não sabiam , mesmo com a prepotencia do Everaldinho as coisas estavm caminhando .Agora com o Alexandre o Bom tá complicado , vamos lá perguntem aos professores e pais de alunos se estão felizes com a nova merenda de “qualidade ” que esta sendo fornecida pras escolas e isso quando tem .Francamente gente de mentalidade curta , mortos ambulantes que não conseguem enchergar que Santarém vai pro fundo de uma vez por toda . Seu Jatene não solta um centavo pra Santarém de quem o senhor Alexandre se gabava que ele iria ajudar , governo federal que é do PT e vai ganhar de novo não vai mandar um centavo pro seu Alexandre .Analisem bem Santarém saiam um pouco dai pra terem visão de mundo .

  • BOM MENINO disse:

    Não fosse Everaldo quem é e os comentários seriam diametralmente oposto. Santarém começa a perder feio em politicas sociais e o governo atual esta atabalhoado, já passa a imagem de um caminhão desgovernado ladeira abaixo. É cedo para avaliações, mas os sinais do desastre são bem claros. Alexandre abra os olhos meu caro.

  • Eu disse:

    Eu não canso de perguntar: Se o governo no PT era tão bom porquê a Lucineide não foi eleita?

  • bolinha do incra disse:

    ana julia em 4 anos quase acaba com o para, maria e everaldinho em 8 anos acabaram com santarem, não é em 120 dias que se conserta um tsunami deste, te manca.

  • joana disse:

    De fato ja se passaramm 120 dias, e apenas retrocesso na atual gestão. E aqui diferente dos demais darei exemplos concretos. Eu e minhas vizinhas tinhamos a politica de esporte e lazer periodicamente como uma politica pública, que ajudava no bem estar consequentemente em nossa saúde. NESSE GOVERNO NÃO TEMOS MAIS. Fiquei sabendo que alguns bairros, por exemplo o bairro do Uruará, agora estão gratificando os profissionais de educação fisica como coleta feita pelas pessoas qeu fazem a ginastica. PORQUE?????? Acabou o recurso que vinha para o esporte e lazer na cidae ?? Mesmo depois da criação de 1 secretaria ???? Outro fato concreto foi os preofessores de educação fisica que foi retirados das escolas municipais. Antes tinhamos educação fisica com profissionais da area para as crianças. SERÁ QUE OS POBRES NAO TEM MAIS DIREITO A TER ACESSO A ESSAS POLITICAS ?????. As academias públicas nas praças estas vazias. PORQUE???? Essa a Feira do Peixe Vivo na semana Santa, deixou a desejar as que foram realizadas nos anos anteriores. E A MERENDA ESCOLAR??????? COMO ESTA ???????
    A ORLA NO GOVERNO ANTERIOR ERA ILUMINADA. E AGORA NADA????Cade a Iluminação????????????
    Agora como não podemos vê apenas defeitos. O combate a poluição sonora tem aprovação da população, pelo menos nesse final de semana não ouvi pertubação em frente ao museu joão fona.

  • joão vitor disse:

    Engraçado o Governo anterior o sr.Everaldo não avaliava de mês em mês porque será?
    Calado o sr. está errado.A democracia é bom por isso quem pensa que está com tudo se ferra.Engole caladinho.

  • Seu Ricardo disse:

    É tão bom quando a gente está de fora, encherga tudo, acha que tudo está errado e tem solução para tudo, quando está dentro do negócio fica cego, surdo e mudo ou até se faz de burro. A Maria fez alguma coisa sim mais foram 08 anos, olha que foi o governo que teve tudo: Presidente da Republica, Governo do Estado e muito dinheiro para deixar Santarém uma Santarém melhor, mais infelismente ela foi mau acessorada e deu no que deu, tomara que nunca mais volte a governar Santarém, pois é lamentavel as obras inacabadas, as que foram inauguradas já estão precisando de reforma, foi uma porcaria ou falta de responsabilidade com nosso dinheiro, hospital (UPA) 24 horas uma obra que está desabando toda rachada, iluminação da mendonça furtado toda apagada,Porto da Tecejuta Hidroviária mas parece um barracão para se colocar animal, Casas do Pac mas parece casa de exterminio do tempo do Hitler, as ruas que foram asfaltadas já estão cheias de buraco, no transporte os cemafalos mostrado semana passada por uma tv local todo se acabando onde deveriam estar colocados nas ruas para dar uma condição melhor para nosso péssimo transito. Vamos criticar mais tambem vamos mostrar solução verdadeiras, se eu fosse o Dr. Everaldo teria vergonha de expor críticas e comentários a respeito de Governar Santarém, pois ele já esteve no poder e graças SAIU, já mostrou o que sabe. Eu queria mudança por isso não votei na Lucineide e nem no VON, mas torço po Santarém, depois de um ano eu vou avaliar a situação, por enquanto deixa o Von arruma a casa do geito dele e de sua turma ai vamos ver o que vai dá isso tudo, o resultado nós colocaremos nas urnas em 2016.

  • Santarena cansada de discurso vazio. disse:

    De acordo com o Sr. Eeveraldo, avaliando a atual gestão municipal: “Determinou operação diária de limpeza da areia que desce diariamente das ruas sem calçamento para as vias pavimentadas e com sarjeta. São 400 quilômetros de ruas com o leito original ou nuas de asfalto. Porque a areia desce com a enxurrada, quando chove, ou na roda dos carros, como poeira, no verão”.
    Pergunto:
    1-O que você fez para resolver esse grande problema da cidade durante duas gestões, com uma governadora do PT e um presidente do PT?
    2-Como se explica uma cidade como Santarém apresentar um esgoto nos padrões africanos?

    .

  • Alberto Costa disse:

    Existem duas pessoas que tenho vontade de quebrar a cara quando encontrar: jeso e everaldinho. Se me olharem de cara feia vou meter a porrada mesmo.

    1. Jeso Carneiro disse:

      Os covardes e canalhas cipoalenses abundam nesta terra! Uma marca registradas de todos eles: covardes!

      1. Alberto Costa disse:

        Jeso, espero que tu sejas o primeiro a ser encontrado. Está ai meu nome. Anota bem. Vou dizer quem sou na hora.

        1. Jeso Carneiro disse:

          Vou esperar. Que não fiques só na ameaça, como fazem todos os covardes do teu naipe, cipoalense!

          1. Felipe disse:

            Chega de falar de “cipoalenses”… Tu generaliza aquelas pessoas e se torna um burro. Te falta maturidade.

          2. Jeso Carneiro disse:

            Felipe, cipoalense é quem tem aversão à democracia, que vive à sombra do anominato para ameaçar, que enriquece à custa do dinheiro público, é um verme social. Isso não é generalização. É carimbo cirúrgico para uma determinada raça.

          3. Democraticamente falando disse:

            Jeso ese tal de Alberto Costa é aquele cidadaum Daniel Nunes, que trabalha com informatica na prefeitura e tem um monte de nomes falsos p avaklhar com os outros nomes na internet. Ele aje em parceria com o kalilo. É iso Jeso. Ese cara q te ameasou te dar porrada e esse Daniel Nunes.

  • paulo disse:

    Sr Renato Rosa, parabéns pelas colocações. Só consegue alguma coisa, tratamento em uti, negócios diversos, atendimento rápido em secretarias, benfeitorias em ruas, em fim, previlégios, somente para quem de alguma forma está ao lado destes políticos que estão no poder, sejam eles de que partidos forem, nao mudam, benefícios somente para os CHEGADOS, para os demais, NADA.

  • Carlos Lacerda disse:

    Sem essa de vencedor ou vencido, quem realmente está perdendo e muito é o Município de Santarém , um governo municipal tem que ter um projeto de governo que conquiste uma consistente confiança da Sociedade Santarena, o que não está acontecendo. Independente de qual partido político esteja no poder, nós devemos sempre desejar que tudo de bom aconteça em Nossa Santarém, o que nos deixa preocupado de verdade, são “algumas ações ” que o governo municipal está sinalizando e deixando Nossa População apreensiva . Os maus políticos que abusam da boa fé do Povo Brasileiro, insistem a pensar que nós brasileiros temos memória curta, porém, quem não lembra do ex-presidente Fernando Collor que sabia de todos os nossos problemas crônicos e tinha solução para tudo, e deu no que deu ,a decepção foi tão grande que nunca vamos esquecer, o Brasil perdeu naqueles longos anos.
    Antes que apareça alguém para fazer contra ponto e dizer que estamos torcendo contra o Nosso Prefeito Alexandre, queremos afirmar que torcemos que Ele acerte para o bem de Nossa Santarém.
    Aproveitando a oportunidade queremos deixar uma sugestão para os seguidores fanáticos do Alexandre, ao invés de ficarem simplesmente detestando a avaliação do Everaldo Martins Filho, aprendam alguma coisa boa, não sou de seu partido político e muito menos seu seguidor, posso afirmar sem sombras de dúvidas de que Ele tem experiência em gestão pública.

  • So louco disse:

    Ei Everaldo: deixa de besteira, faço igual a Maria: “aceita a derrota que dói menos”

  • Engenheiro disse:

    Quando eu vi que o “Engenheiro” Manuel Cruz, primo da Zuila, faz parte desse governo não tive dúvidas ESTÁ TUDO PERDIDO, nao é Ruy Corrêa ?

  • enil disse:

    É MUITA INVEJAAAAAAA

  • Renato Rosa disse:

    Só o Jeso pra permitir que este senhor, que causou um mal irreparável à máquina pública, deixando-a sobretudo inoperante, faça críticas contra o sistema que nem ele próprio, no alto de sua sabedoria administrativa, conseguiu melhorar. Não é segredo para ninguém que a gestão petista não foi um mar de rosas. Todos nós sabemos disso! Quantas pessoas morreram por falta de atendimento médico no pronto socorro municipal, durante o governo da ex-prefeita Maria do Carmo? Quantas pessoas morreram na gestão do ex-prefeito Lira Maia? Quantas pessoas morrerão por falta dos mesmos serviços na gestão de Alexandre Von? Esses problemas são causados por causa da leniência, descaso e mau caratismo de gestores que vivem de fazer negociatas às custas da coisa pública. Gente nociva ao município, que tentou fazer riqueza da carreira política. Infelizmente, essa praga está longe de ser extirpada do nosso meio. Infelizmente, ainda teremos que ler comentários deste tipo, de gente que teve a oportunidade de mudar aquilo que hoje ele tão bem crítica, mas não admite que também lhe faltou competência. Santarém vive sob o domínio de políticos sem-vergonhas que fazem da Prefeitura uma casa de negócios, onde prevalece os seus interesses e não os anseios do povo!!

    Apesar de vivermos num país democrático, críticas desta natureza, que soam como revanchismo e perseguição gratuita, nem deveriam ser publicadas. Mas, que já publicou uma pesquisa mentirosa do PT, publica qualquer coisa que seja contra os adversários petistas.

    Não gosto do Lira Mai, nem da Maria do Carmo e muito menos do Alexandre Von. Torço para que Santarém tenha gestores comprometidos com o bem estar da nossa gente, que se sente carente de estrutura nas ruas, de segurança pública, iluminação de qualidade, água potável, coleta de lixo regular, educação e saúde funcionando simetricamente, onde as pessoas não sejam vítimas de tetos de prédios públicos desabando sobre suas cabeças, além de alguém que valorize nossa cultura, exalte nossas belezas naturais, através do turismo sustentável, que o povo volte a ter a alegria de outrora. Políticos corruptos e rancorosos são uma chaga que precisa ser banida do nosso meio!!

    Obrigado pelo espaço.

    1. Jeso Carneiro disse:

      Renato, a democracia te faz mal. Ela te dá calafrios, não é? O ar que ela exala te sufoca. Se pudesses, ou quando tiveres oportunidade, irás nos golpear às costas – eu, por permitir que Everaldo exerça o seu legítimo direito de expressão, e Everaldo, por se expressar, por opinar, por se manifestar sobre qualquer assunto aqui que quiser, inclusive avaliar o atual gestor municipal.

      Tu podes falar/escrever o que quiseres, inclusive esse texto cheio de patetices, encharcado de potencial violência contra quem pensa e age diferente de ti. Para esses, a forca, a morte; para quem tem as mesmas cínicas razões de teus credos e ideologias, a vida. Essa é a tua métrica; esse é teu compasso. Essa é a tua condição, triste e deplorável condição existencial de “xerife”.

      Eis a tua alma, eis a tua animalesca palma. A evolução do homem em ti é rasteira, chã, rasa. Mas quem sabe um milhão de dias depois chegarás ao andar em que eu, Everaldo e 99% dos habitués desse blog nos movimentamos.

      1. Chico Bento disse:

        Jeso, só acho graça que nessa tua “democracia” só vale o que diz o PT

        1. Jeso Carneiro disse:

          Chico Bento, escreve sobre o PSDB e verás na prática como funciona a minha democracia. Não teoriza não.

      2. Anônimo disse:

        Imparcialidade a gente não vê por aqui….oh JORNALISMO ! Ta “SERTO” Jeso! kkkkkkk

        1. Jeso Carneiro disse:

          Você consome jornalismo imparcial onde? Tão bobinho, você! Não me arvoro, nunca me arvorei imparcial. Nunca. Não sou imparcial, por exemplo, com quem rouba dinheiro público e, por isso, tem incontáveis processos na Justiça.

  • jcsilva disse:

    Para uma pessoa que mandou 08 anos no governo anterior, se prestar a essa pequenice de escrever artigos de contraponto, é hilário.Como és ardiloso em apontar as falhas de um governo de 100 dias e fazer loas as ” obras ” de um governo derrotado pelas urnas.Buscar novos rumos talvez seja uma atitude sensata e deixar que a população faça o contraponto ao atual governo, nas urnas, ou dê cabo de vez a essa sua postura arrogante, vingativa e própria de derrotados.Cantar faz bem.

  • Observador disse:

    Depois de reler várias vezes o que o Everaldo escreveu tiro 2 conclusões: Everaldo está doente, beirando a psicopatia. Everaldo pensa q alguém ainda acredita no que ele escreve… Não perca tempo Everaldo. Faça novamente sua especialização médica e volte a trabalhar. Acho que a medicina lhe trará menos rancores e ódio.

  • HELVECIO SANTOS disse:

    Meu Caro Dr.Everaldo, o executivo municipal é avaliado de quatro em quatro anos pelos eleitores ou melhor, munícipes. Foi o que aconteceu em outubro passado e, me perdoe a franqueza, a votação obtida pelo Alexandre Wanghon não deixou dúvidas quanto ao julgamento do povo. Estamos no tempo de torcer e colaborar, independente de sigla partidária, pois todos somos responsáveis pela cidade. O seu texto mais parece prestação de contas e deveria ser publicado no final do ano que passou. Esperemos, confiantes no julgamento do povo daqui a quatro anos. Para não deixar dúvidas e não entrar nesse Rai x Fran ( PT x TUCANOS) que é a política santarena, onde só quem perde é o município, digo-lhe que meu único partido é o PS – PARTIDO DE SANTARÉM. Por conta dessa “filiação”, assim como fiz nos dois mandatos anteriores, também escrevi uma “Carta aberta ao Prefeito” com sugestões de obras e ações. Espero colher frutos. Com a admiração de sempre,

  • Anônimo disse:

    Meu caro dr. Everaldo,

  • Nelson Vinencci disse:

    Muito oportuno o artigo Everaldo, o Von prometeu fácil, embriagado pelo poder da mídia do Orly Bezerra, turbinada pelo dinheirão do Jatene, o Von falou macio: “o problema do péssimo atendimento no Hospital Municipal eu vou resolver, vou melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde…”.

    Envenenou a cabeça de vento do eleitor santareno, foi potoca, por cima de potoca – já se passaram quatro meses, fui lá no Hospital Municipal semana passada para ver de perto o serviço. Olhe meus amigos de Santarém e região, está bem pior do que no tempo da Maria.

    Agora a reclamação não é exclusividade dos que precisam de atendimento, mas é unânime no meio dos profissionais da saúde. Incrível, em todas as áreas, todas as secretarias estão desgovernadas, sem um comando ajustado, sem o maestro para reger a batuta.

    Juro por Deus, eu sabia que o Von não era o que pintavam na administração pública, mas estou impressionado com o tamanho da inércia, da falta de comando, da impostura de gestão, após estes quatro meses fica constantemente a impressão que ele está sempre começando o Governo.

    As vezes fico pensando se o Von vai passar os quatro anos que nem o Jatene, começando um governo que nunca chegou a lugar nenhum, pelo menos aqui para nós desta parte do Pará, o Governo Jatene ainda nem começou, parece que está querendo começar de fato, com a obra do estádio.

    Mas pra mim o que fica claro, é que ninguém faz um bom governo de peito aberto como ele quer fazer, a Maria tinha como escudo, você Everaldo e o Inácio que aparavam os tiros de bazuca dos inquietos apartidários que não tem parente com poder, vão pra cima com raiva e indignação.

    Ontem pensando sobre o Von, me deu vontade de saber sobre a posição do Zé Maria Tapajós, após brigar com o PT para entregar Santarém para o Von. Será que ele está satisfeito? Ou está de depressão. O Zé sumiu, se tornou um insignificante político, naufragou na sua insensatez.

    Por fim, estou me convencendo que só tem um jeito do Von dar certo – ele entregar o comando de vez para o Lira Maia e ficar indo na prefeitura lá pelas 11:00 Hs, horário habitual de seu despertar, assinar aquela papelada que a pilha de documentos, está para esbarrar no teto que ele não assina nada e nem aparece lá para despachar.

    Ficar por lá recebendo os contadores de causos, o Surdão e outras figuras mais importantes como o Osvaldo de Andrade, e depois ir pra casa tranquilo, enquanto o Maia mete bronca e faz as coisas, pois o cipoalense, isso ninguém pode negar, acorda cedo e corre atrás da vida, desde que nasceu.

    Por fim eu penso que Santarém não pode mais voltar para a desgraça, rogo a Deus que ilumine o Von para que ele, pelo menos mantenha o que o PT já deixou encaminhado, voltar para o atraso é o fim da picada, nós não merecemos essa praga de tudo piorar para nós, eu sou otimista e odeio os pessimistas, por isso só tenho a torcer para que algo de novo aconteça na vida do Von, amém!

    1. Adilson Araújo disse:

      Ahhh… Lelek, lek lek lek lek….
      Ah, Nelson, eu não sou cabeça de vento! Embora não esteja morando em Santarém, ainda voto aí. Acreditei e acredito no Alexandre Von, assim com acreditei e votei na Maria do Carmo. Só não esperava que o prefeito fosse o desequilibrado do “mano” dela.

      1. Nelson Vinencci disse:

        Adilson manozinho, trate bem do teu coração, porque do jeito que o Von está se comportando, em breve, o povo vai carregar o Everaldinho nos braços de volta para a prefeitura… rs! E se teu ‘bôbo’ não estiver bem azeitado na base ômega três, vai querer parar mano. Olhe, o Von tem trabalhado insistentemente para promover o PT, e já está conseguindo, se ele estivesse na crista da onda, jamais o Everaldo iria se atrever a escrever este texto.

  • Observador disse:

    Everaldo,
    Tirando sua arrogância, sua prepotência e sua postura autoritária o resto concordo com você. O governo do Vom Bom é retrocesso em todas as áreas. Até agora não disse a que veio. Senhor Alexandre Von me envergonho de ter me enganado tanto com você.

  • CATRACA disse:

    O DR. EVERALDINHO SABE TUDO MESMO. SE LAMBUSA NA CRÍTICA PORQUE SABE MUITO BEM A CAGADA QUE DEIXOU. SABE QUE É IMPOSSÍVEL RECONSTITUIR, EM POUCOS DIAS, UMA DESTRUIÇÃO DE VÁRIOS ANOS.
    TE LIGA DOTÔ. NÃO ATIRE NO PRÓPRIO PÉ.

  • Angélica disse:

    Voto no PT, mas não há como negar que o Everaldinho é um usurpador. Não ganharia eleição para vereador se tivesse coragem de disputar, mas foi prefeito de Santarém mesmo sem voto nenhum. Deveria pedir desculpas aos santarenos. Vai trabalhar, meu caro. Você chama o Alexandre de preguiçoso, mas vocês são bem parecidos: ambos preguiçosos. Só que o Alexandre foi eleito e você não.

  • Angélica disse:

    Voto no PT, mas não como negar o Everaldinho é um usurpador. Não ganharia eleição para vereador se tivesse coragem de disputar, mas foi prefeito de Santarém mesmo sem voto nenhum. Deveria pedir desculpas aos santarenos. Vai trabalhar, meu caro. Você chama o Alexandre de preguiçoso, mas vocês são bem parecidos: ambos preguiçosos. Só que o Alexandre foi eleito e você não.

    1. Jeso Carneiro disse:

      É sobre o texto, Angélica, nada a declarar? Não leu? Preguiça?

      1. Angélica disse:

        Não é preguiça. É boa utilização do meu tempo.

        1. Jeso Carneiro disse:

          Tá certo, então depois vc. escreve outra, ok?

  • Jurisprudência 2 disse:

    Égua que paidégua ! Parabéns José Divino, tua Matemática não deu dízima, matemática exata, de início achava que estávas errado; tantos dias de gestão ! Como sou do tempo da tabuada e palmatória, imediatamento acessei meus neurônios dos cálculos: 365 dias X 08 anos = 2.920 dias corridos (sem direito as férias) . Do PT no poder executivo e legislativo em Santarém. Tbém, trabalham tão pouco, pra que … . Apesar do Everaldinho que ontem foi …, hoje um simples cidadão comum, isto é, sem expressão política-administrativa nenhuma, ter o direito de se manifestar como queira. Até gosto dele, mas espera aí Everaldinho, não te adianta, não tens presa, tua fase já cumpriste; com competência ou não. Não te julgas o tal, que o governo que tentas convencer, foi um cáos. No LIMPE, sob o pálio do PRINCÍPIO DA MORALIDADE, foi a pior administração municipal; já vista por mim até a presente data. Portanto, a polêmica criada por ti até agora, não vai prosperar, mesmo por que; não é convincente ou persuasivo. Quanto ao AV, lacaio do LM, já me posicionei antes sobre os 100 dias do AV e fiz a colocação de darmos ao TARTARUGÃO; mais 100 dias. Se ele sair da letargia corporal e mental (da preguiça do bicho preguiça-gigante), talvez faça um governo melhor do que …, eu disse TALVEZ !!!

  • IVAN LEÃO disse:

    O QUE MAIS ME DEIXA MORDIDO É ESSE PAPO TEU EVERALDO, ME MOSTRA AI AS OBRAS DO TEU GOVERNO, A NÃO TEVE NENHUMA, UMA VERGONHA E AGORA QUE JULGAR UM GOVERNO QUE TA INICIANDO, VAI DEMORAR MESMO PRA VER ALGO PORQUE O MAIS DIFICIL O ATUAL PREFEITO TA FAZENDO QUE É CONCERTAR AS GRANDES FALAHAS DE UM GOVERNO MALDITO QUE PASSOU QUE OPRIMIA OS POBRES, E CADE A AREA DE MEIO AMBIENTE DA FERNANDO GUILHON, ME POUPE DE SEUS COMENTÁRIOS DE REVOLTA. VOCES QUERIAM O QUE GANHAR AS ELEIÇOES, MANDA AQUELE BANDO DE PUXA SACO SEU, COMEÇAR A TRABALHAR E AVALIAR SEUS CONCEITOS. FORA PT…….

  • Klenio Santiago disse:

    Independente de quem fez ou deixou de fazer, criticar é muito fácil, se dispor a ajudar, apoiar e apresentar soluções é difícil.
    Neste Momento é fundamental todos, extra sigla partidária, ajudar a nova gestão a aplicar suas políticas sociais e estruturantes em prol da população.
    QUEM SE HABILITA??????????

  • Analista disse:

    UM VERDADEIRO DISCURSO DE PERDEDOR MAGOADO.
    ACEITA, LEVANTA A CABEÇA E PARTE PRA OUTRA.
    QUE TAL SE CANDIDATARES AO CARGO DE PREFEITO DE SANTARÉM?

    1. Leitor disse:

      Pelo amor de Deus, prefeito não! Deixa ele dando pitaco somente. Todo mundo sabe quem ele é no poder.

  • Jesus disse:

    Sou coerente:
    Li e reli o texto do Everaldinho, e concluí: uma viagem rancorosa e de frustração.
    Everaldinho, sua época passou há oito anos.
    Não existe salvador da pátria. Só a novela que a Globo exibiu.

  • José Divino disse:

    Tanta coisa pra fazer e que não foram feitas antes. Depois que saiu virou um ótimo gestor. Parabéns!

  • João Costa disse:

    doente hehehehehehehehe

  • José Divino disse:

    Que tal a gente fazer um diagnóstico dos 2.920 dias de gestão do Ex-Prefeito Everaldo?

  • José Divino disse:

    Perdeu Everaldo, aceita!