Secretário trocado por esposa do vice deixou inventário turístico de Alenquer
Wildson Queiroz, o secretário que coordenou o trabalho, concluído, do Inventário da Oferta Turística de Alenquer. Foto: Blog do Jeso/Arquivo pessoal de WQ

A Prefeitura de Alenquer (PA) foi a primeira do estado a concluir, neste ano, o Inventário da Oferta Turística do Município. O documento será utilizado como modelo por técnicos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) para servir como orientação para outras prefeituras paraenses.

O trabalho foi coordenado pelo secretário Wildson Queiroz (Cultura, Turismo, Esporte e Lazer), exonerado na segunda-feira (12), conforme noticiado pelo Blog do Jeso. Historiador, Queiroz fez questão de visitar pessoalmente os atrativos turísticos do município, coletar as informações e organizar os dados.

 

O objetivo do documento é atualizar os dados e informações dos atrativos culturais e naturais, mapeando a área para o planejamento de ações, identificar oportunidades para atrair investimentos, geração de emprego e renda, e o consequente aumento da permanência média do turista na cidade, a partir de uma rede de informações sobre os atrativos e serviços ofertados pelo município.

“Alenquer é um município com muitas belezas naturais e grande potencial para atrair turistas, entretanto, esse potencial é pouco divulgado, com a elaboração deste inventário, acreditamos que daremos maior visibilidade ao potencial turístico e econômico da cidade”, esclareceu o ex-secretário.

O estudo está dividido em 3 capítulos estruturais, organizados conforme a metodologia do Ministério do Turismo, que se divide nas categorias A, B e C.

Na categoria A, encontram-se informações de Infraestrutura de apoio ao turismo, contemplando informações sobre a gestão do município, formação histórica, economia, meios de acesso, entre outras informações básicas para o diagnóstico local.

— LEIA também sobre o caso: Tanto bate até que fura: prefeito nomeia esposa do vice para pasta de Cultura e Turismo

Na categoria B, constam as descrições dos serviços turísticos locais, com suas especificidades, classificações, observações críticas e estrutura. Nessa categoria, são levantadas informações referentes aos serviços e equipamentos de hospedagem, os principais serviços de alimentações, transporte turístico, agenciamento, serviços de lazer e cultura, entre outros. Na categoria C, estão as informações dos atrativos naturais e culturais do município.

A realização do trabalho envolveu a busca de informações básicas do município com fontes de informação diversa, a fim de facilitar o conhecimento sobre o território. Neste contexto, foi realizado o levantamento de dados sociais, econômicos, demográficos e ambientais, além consultas em material bibliográfico, estudos anteriores e publicações disponíveis nos meios eletrônicos.

É a primeira vez o que o próprio município faz o inventário. Em gestões anteriores, o governo do Pará enviava uma equipe de técnicos para coletar as informações e posterior divulgação nos canais oficiais do governo. Agora, com o levantamento realizado pelo próprio município mais informações foram disponibilizadas aos turistas e prováveis investidores além da divulgação dos atrativos turísticos da cidade.


📹 Assine o canal do Blog do Jeso no Youtube, e assista a dezenas e dezenas de vídeos

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

3 Comentários em: Secretário trocado por esposa do vice deixou inventário turístico de Alenquer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *