A Seduc (Secretaria de Estado de Educação) esteve Itaituba, sudoeste do Pará, para implantar o Núcleo de Tecnologia Aplicada voltado às escolas da rede estadual e, também, a todas as escolas sob jurisdição da 12ª Unidade Regional de Ensino, que inclui os municípios de Trairão, Rurópolis, Placas, Novo Progresso, Jacareacanga e Itaituba.
— LEIA AINDA: Prefeito exonera nº 1 da Saúde; a 4ª titular da Semsa em 10 meses deve ser contadora.
A necessidade de plataformas híbridas para que alunos e professores desenvolvam atividades pedagógicas e os alunos do 3° ano do ensino médio possam se preparar para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma exigência da pandemia de covid-19 e do currículo contínuo.
Jó Helder Vasconcelos, coordenador de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE), ressaltou a necessidade de criação do Núcleo de Tecnologia Aplicada em Itaituba, cuja implantação beneficiará outros municípios da região.
— ARTIGOS RELACIONADOS
“Verificamos que por conta da paralisação das aulas por causa da pandemia, havia a necessidade da criação de meios de ensino para dar suporte aos alunos e professores e, com isso, o NTE interveio para dar suporte por meio do ensino híbrido, através das plataformas onlines”, explicou o coordenador.
Ele disse também que é importante treinar profissionais para orientar o uso da tecnologia nas escolas. “Esse é o papel do NTE, que vai servir para as escolas de Itaituba e para todas as escolas de outros municípios que fazem parte da URE 12.”
— CONFIRA: MPF quer que Monte Alegre comprove que não usou verbas da educação para pagar advogados.
A implantação do NTE em Itaituba beneficiará 9.153 alunos da rede estadual. O gestor da 12ª URE, Ribamar Almeida, disse que a presença do NTE abrirá novas possibilidades de ensino e aprendizagem.
“Iremos poder fomentar e trabalhar essas tecnologias com pedagogias diferenciadas, através das plataformas digitais, de modo que irá beneficiar os municípios de Trairão, Rurópolis, Placas, Novo Progresso, Jacareacanga, a partir daqui de Itaituba”, disse Ribamar.
A diretora da Escola Estadual Benedito Corrêa de Souza, em Itaituba, Maria de Fátima, considera a implantação desse pólo do NTE na escola de grande importância, principalmente durante a pandemia. “Muitas vezes nós não estamos capacitados para trabalhar com as tecnologias e eu acredito que a vinda deste núcleo vai ser de suma importância para os alunos e para nós profissionais da educação”, avalia a diretora.
Com informações da Agência Pará
Deixe um comentário