Escola São Xavier, de Mojuí: 43 anos de história. Por Eduardo Enrique

Publicado em por em Educação, Memória, Mojuí dos Campos

Escola São Xavier, de Mojuí: 43 anos de história. Por Eduardo Enrique
Prédio da escola São Xavier, em Mojuí dos Campos: 43 anos de existência. Fotos: Eduardo Enrique

A Escola Municipal São Xavier, da comunidade Xavier, em Mojuí dos Campos (PA), se prepara para realizar pela primeira vez a celebração de mais um ano de história na educação. Ela fica às margens do rio Curuá-Una, zona rural do município, a 70 km da sede.

Este ano, a escola – que atende da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental – completou 43 anos de atividades. A celebração será neste sábado (13).

Uma programação foi elaborada para compartilhar a celebração com estudantes, ex-alunos, funcionários, ex-funcionários, moradores das comunidades e convidados.

Juntamente com a celebração do aniversário, haverá uma ação de saúde e cidadania, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtras) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), respectivamente. Tudo está sendo organizado para iniciar às 9 horas.

Para o evento comemorativo é esperado, a presença do prefeito Marco Antonio Lima, da secretária municipal de Educação, Elizangela Aguiar, de Assistência Social, Adrielly Lima, vereadores e profissionais da educação das escolas vinculadas. Atividades com estudantes, como músicas, poesias, estão sendo preparadas para homenagear a escola.

Na ação de saúde e cidadania, serão oferecidos os serviços de aferição de pressão arterial, emissão de cartão SUS, carteira do Idoso e 1ª via de RG, coleta de PCCU, consulta médica e de enfermagem, teste de glicemia e testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite B e C e Covid), vacinação, pré-natal e ultrassonografia,  CadÚnico, informações sobre BPC Auxílio Brasil, entre outros.

História

As primeiras atividades escolares na comunidade Xavier iniciaram no ano de 1979, com o trabalho voluntário ou mantido por pais de crianças da comunidade. As aulas eram ministradas em um barracão construído por comunitários.

Nos anos seguintes, o número de crianças aumentou e foi necessária a contratação de professores e a construção de um grupo escolar. Nesse período, a escola tornou-se anexa a Escola São Félix, da comunidade Guaraná, e depois da Escola São Raimundo, de Vista Alegre do Moju.

Com o aumento da demanda de estudantes, um novo prédio foi construído e inaugurado em 8 de agosto de 2008. O novo prédio tem 3 pavilhões, sendo um administrativo (secretaria, sala de professores e sala de informática), um de salas de aulas (04 salas) e um de refeitório e banheiros.

A escola fica às margens do rio Curuá-Una

Desde 2008 a escola passou a ser polo, tendo sob sua responsabilidade 5 escolas: São João (Castanheira), São Francisco (Santa Maria do Aru), São José – extinta (São José do Aru), São José (Bananeira) e São Francisco (Nova Canaã).

Atualmente a escola atende 54 estudantes do pré I ao 9º ano do Ensino Fundamental e um quadro de 15 servidores, sendo 6 professores. Um dos destaques nesses 43 anos de história da escola é que dos 6 docentes, 5 passaram por suas salas de aula no ensino fundamental.

O atual prédio passou por reforma em 2021 e foi beneficiada com o Projeto Energia Limpa, da Prefeitura de Mojuí dos Campos, e ganhou placas solares para a geração de energia. A reinauguração da escola ocorreu em 04 de dezembro de 2021.

Em 2022, a Escola foi coroada com a aprovação de um projeto no Programa Brasil na Escola – PBE, do governo federal, o que deve render investimentos de meio milhão de reais nos próximos 5 anos para a melhorar a qualidade do ensino ofertado.

** Eduardo Enrique é gestor da escola municipal São Xavier

  • JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *