Imagem que percorreu Óbidos na peste da cólera volta às ruas nesta Quarta de Cinzas

Publicado em por em Óbidos

Imagem que percorreu Óbidos na peste da cólera volta às ruas nesta Quarta de Cinzas
A imagem de Bom Jesus e ao fundo a sua capela em Óbidos. Foto montagem: Célia Ilma/Blog do Jeso, com fotos de Mauro Pantoja e Diocese de Óbidos

A imagem de Bom Jesus percorrerá, em trajeto a ser feito em carro e carregada pelo bispo dom Bernardo Johannes Bahlman, as ruas de Óbidos (PA) logo após a missa de Quarta-Feira de Cinzas na catedral de N.S de Sant’Ana, com início marcado para as 7h.

Há 166 anos (1855), essa mesma imagem foi carregada por fiéis católicos pelas ruas da cidade, açoitada à época pela epidemia de cólera, responsável pela morte de dezenas e dezenas de pessoas.

 

Hoje, a pandemia outra.

O número de infectados pela covid-19 na cidade chegou a 4.417, dos quais 76 novos casos e 3 mortes foram registrados só ontem (15), segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde. Há 15 pessoas hospitalizadas recebendo tratamento contra a doença.

O ritual católico de amanhã (17) marcará também a volta da imagem Bom Jesus Senhor dos Passos à capela de Bom Jesus. Ela está guardada desde 1855 na catedral de N.S. de Sant’Ana.

O cortejo, com no máximo 3 carros, será feito em conformidade com o decreto sanitário municipal assinado pelo prefeito Jaime Silva (MDB).

O bispo pediu aos católicos que coloque em local externo de suas casas uma cruz com um tecido na cor roxo.

Devoção, imagem e pandemia

O padre e historiador Sidney Canto contextualizou em artigo no seu blog homônimo a procissão realizada há mais de 160 anos na cidade, em meio à cólera.

“Em 1855, grassou a peste da cólera pela cidade de Óbidos. Várias pessoas foram acometidas pela doença. Muitas pessoas morreram. A epidemia atingiu em cheio diversas famílias, sem acepção de ricos ou pobres”, relatou.

“O Bispo do Pará pediu que o povo confiasse em Deus e incentivou as devoções pias para que a peste fosse contida pelas forças divinas. O povo de Óbidos novamente se apegou ao Bom Jesus para que viesse em socorro dos devotos obidenses que padeciam da epidemia”.

O convite da diocese

LEIA também: Ex-primeira dama de Óbidos morre de coronavírus em Santa Catarina


📹 Confira no canal do Blog do Jeso no Youtube as CINCO notícias mais acessadas da semana de 06 a 12 de fevereiro de 2021. Além de dezenas e dezenas de vídeos.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *