Gerente do cinema Lúcio Mauro, em Altamira, Marta Uchôa comenta o post Cinema, que cinema?:
Olá, sou gerente do Cinema Lucio Mauro desde 2005. Quando assumi o cinema de Altamira, era um elefante branco para o municipio, pois não tinha público e praticamente só haviam sessões nos finais de semana.
Demoramos pelo menos 1 ano e meio para conseguir criar um público cativo e que estivesse em todos os lançamentos que fazíamos. Criar um comportamento numa sociedade não é facil, mas o lance foi fazer muita midia de diversas abrangências, ampliar o número de distribuidoras cadastradas e exibir sempre os títulos que estivessem maior apelo nos grandes multiplex.
Por muito pouco o cinema não fechou, mas agora estamos caminhando para adaptar a sala para ser digital com projeção 3D.
Caros amigos do Pará, sou um fã incondicional de seu Estado, sou gaúcho e resido próximo a Porto Alegre uma das melhores cidades do Brasil. Aqui nós temos toda a modernidade necessária e desnecessária para sobreviver, e entre isso magníficos Shopping Centers e esplêndidos cinemas…
Mas vim aqui para ressaltar que ao invés de discutirem e brigarem entre vocês sobre modernidades e cinemas, juntem-se para buscar aquilo que vocês desejam, pois somente com a união se alcança os melhores e mais impossíveis desafios, em outro aspecto digo que vocês possuem uma das melhores riquezas do mundo, a “Natureza”! Então relaxem e deixem o mundo se lotar de cinemas e Shopping, pois jamais conseguiram o que ai vocês possuem de sobra!
Abraço a todos.
Em se falando em cinema em Altamira,não se pode dar os méritos merecidos ao ex prefeito Domingos Juvenil que construiu o cinema Lúcio Mauro em sua gestão em Altamira. Após seis anos, já se pode observar que já existe um público amante da sétima arte na cidade. Todos os administradores deveriam dar essa importância á cultura, assim com Juvenil. Na sua gestão várias memórias foram resgatadas, através de monumentos distribuídos pela cidade, o próprio nome do cinema que homenageia o humorista paraense Lúcio Mauro, a casa de artesanato, entre outros, hoje abandonados e depredados, esquecidos atualmente.
Jeso, cadê o meu comentário feito ontem?
Paulo, não recebi nenhum comentário teu ontem. Por favor, reenvie-o.
ok jeso, talvez não tenha concluido a transmissão, meu computador tá daquele jeito, aguardo o técnico vir resolver o problema,
abraços.
aproveito para contar uma que ouvi no mercado municipal.
Passando por um velho amigo nordestino no Mercado Municipal resolvi fazer uma pergunta para sentir o clima e tendência da eleição para governador no Pará
e ai conterraneo quem vc acha que ganha essa?
– cabra eu num sei se faz diferença pra gente mas acho que o Pará JA TENE governador ainda no primeiro turno, vamo vê se melhora essa mulestia.
Marta,vc esta de parabéns,pois moro em Belém,e estive a serviço ai em Altamira por duas vezes,em 2008 e em 2009 ,passei dois meses em cada ano,total de quatro meses,pois bem;É muito bom uma cidade aconchegante como Altamira que tem uma das orlas mais bonitas do pará,ter um cinema da qualidade do Lucio Mauro,pois tive o prazer de ver varios filme nessa minha estádia em Altamira.
E como vc falou,tem filme todos os dias,quando estava no meio da semana,intediado em um quarto do hotel orinoco,colocava uma roupa e corria para o cinema,é o que me ajudava a distrair e não sentir saudades de casa.
Vc ,assim como Altamira estão de parabéns pelo belo cinema que existe,espero ir outars vezes em Altamira,um abraço para vc e seu povo aconchegante.
Tucurui também tem varios belos cinemas do grupo moviecom.Vamos acordar santarém.
cade meu comentario?
Caro Eleitor, ataque as ideias do comentarista, essas sim é que merecem contestação, e não o comentarista. Por isso, seu comentário foi pra lixeira.
deixa pra la, pelo visto tu nao entendeu nada!!
Gostaria de contribuir novamente com o debate sobre CINEMA em Santarém. Já explanei antes a questão dos altos custos de uma sala de cinema e gostaria de esclarecer outros pontos que a maioria desconhece.
Sempre se reclamou sobre o fato dos filmes chegarem com atraso em nossa cidade em relação ás capitais. Antes de esclarecer isso eu faço uma pergunta: Qual produto, serviço, idéia, marca ou estilo de “âmbito nacional” que tenha sido LANÇADO em Santarém ao mesmo tempo que uma capital?…Respondo: Nos últimos 25 anos foi a programação AO VIVO da televisão e agora temos também a INTERNET.
E o resto? Roupas, carros, bebidas, eletro-domésticos, celulares, enfim…MIL COISAS que nós santaremos temos que nos contentar em conhecer alguns meses ou ANOS após o lançamento…e ainda tem MIL COISAS que nunca apareceram na terrinha… É óbvio que muito já melhorou, mas temos que relembrar que estamos na região mais atrasada do Pará e este se localiza na Região Norte – a mais atrasada do Brasil.
Levando isso para o âmbito do CINEMA é preciso esclarecer que os filmes exibidos em salas de cinema são rolos de celulóide acondicionados em grandes latas de alumínio que pesam de 35 a 50 kilos e são produzidos em laboratórios em quantidade limitada devido ao alto custo ( 3 mil reais cada) . Um exemplo atual: foram feitas 600 cópias ( um recorde ! ) do filme TROPA DE ELITE 2, mas existem 2.300 salas de cinema no Brasil…e sempre foi assim !…portanto sempre ficamos na fila esperando a nossa vez . Se quiséssemos ter a chance de exibir um lançamento teríamos de pagar um adiantamento de + ou – 10 mil reais e ainda ficar só com 30% do que for apurado. Isso vai mudar no dia em que todo o processo de exibição por digital, ou seja, as salas de cinema vão ter uma parabólica especial e um projetor grande de altíssima definição.. receberão os filmes via satélite e todas as salas do país exibirão ao mesmo tempo…calcula-se que isso acontecerá entre 10 a 20 anos no mundo todo. A salas digitais atuais só exibem alguns poucos títulos e nenhum blockbuster… Hollywood ainda não confia 100% no sistema…mas para sobreviver à pirataria, o futuro só será este.
Também sempre perguntam sobre nós (família Loureiro) e a prefeitura. Bom, a prefeitura tinha o projeto de fazer um Cine-teatro na Casa de Cultura. Compraram e já instalaram 400 poltronas que tínhamos guardado ( iríamos fazer outro cinema na década de 90) e recebemos uma parte com muita dificuldade. Também negociamos os 2 projetores do Cinerama mas querem devolver. ( Acho que desistiram do projeto) Meu pai ainda tem esperança da P.M.S. comprar . ( Acredito que estão jogados na CEMINF).
É preciso termos a conciência de que o fechamento das salas de cinemas de rua ocorreu
naturalmente no mundo inteiro (com raras excessões como a Índia). Isso foi devido à mudança de costumes e hábitos. O modelo ATUAL é de um Complexo de Múltiplas Salas de Cinema obedecendo um padrão dentro de Shopping Centers. Por bem ou por mal Santarém vai ter um MULTIPLEX nos próximos anos…é só esperar mais um pouco. Enquanto isso vou tomando meu Guaraná Antártica de Açai aqui em Belém…já chegou aí em Santarém???
Emano,
Não tente desanimar o povo que quer cinema. Onde tem quem compre tem quem venda. Os tempos são outros. Com a Ufopa a cidade vem recebendo um publico(quase 3000 servidores) que frequenta cinemas e isso será o grande recomeço.
Vocês também relaxaram muito e perderam público. Passavam semanas com um filme já batido.Só queriam garapa. Galinha morta mesmo. Quem quer ganhar tem que investir, que correr riscos, que inovar, etc.
Caro Lenilson, acho que vc não leu um post anterior que fiz falando sobre os planos da Yamada pra Santarém, lá eu também explicava quanto custa construir uma sala nos moldes atuais algo entre 1 MILHÃO (120 lugares) a 2,5 MILHÕES (400 lugares) CADA modelo estádio. A questão não é desanimar ninguém…a questão é que estamos dependendo do interesse de GRUPOS DE INVESTIDORES de fora que tem condições de pegar alguns MILHÕES emprestados do BNDS e contruir um Multiplex na cidade, mas por enquanto estamos no rabo da fila… Vários empresários de Santarém já tentaram trazer o Mc Donald´s, o BOB´s, Pizza HUT, o HABBIBs …e todos receberam a mesma resposta: Santarém AINDA não tem aporte financeiro pra receber esses investimentos.
O CINERAMA foi um dos cinemas mais modernos de sua época , o 2º Único do Brasil
com sala para fumantes, a TELA era uma das mais modernas do país( isso tá registrado em jornais da capital)…todas as vezes que vinha algum turista do sul/sudeste estes vinham nos parabenizar.
No Brasil chegaram a ter 4 MIL Cinemas de Rua, 99% não existem mais. De 10 anos pra cá reabriram 2 MIL cinemas mas dentro de Shoppings. Concordo com você quanto ao RELAXAMENTO, mais isso é uma consequencia de uma coisa: a constatação de que CINERAMA iria fechar mais cedo ou mais tarde. Não adiantaria modernizá-lo, passar um filme novo TODO dia, etc. Seria dinheiro jogado fora…e foi exatamente isso que aconteceu quando insistimos em mante-lo aberto por vários anos. Nós vimos in loco no cinemas de vários países que fomos. Na França, na Holanda, Alemanha, Estados Unidos.
Essa tua lição de como tem de investir, correr riscos, inovar…tu precisas passar pros executivos do CINEMARK ou MOVIECOM…vou conseguir os telefones deles pra ti dar uma ligadinha pra eles…grande abraço
Viva Altamira, município com menois de cem mil habitantes dando show!! Santarém com seus trezentos mil não tem e continuará a não ter cinema.
Vou me embora!!
Cara vc se enganar pois já está quase fechado um contrato com a dona do shopping e uma das maiores empresas de salas de cinema do Brasil.
É só aguadar!
Hahahahahahhahaháá´!!! Aquele mini-shoping não tem nem um praça de alimentação decente, imagine para um cinema multiplex!!
Pago para ver. Ou mellhor não pago pois não existe e não existirá
Altamira possui uma população um pouco maior que 90 mil habitantes, Santarém, estima-se que chegará a casa dos 340 mil habitantes no censo 2010. Altamira terá sala de cinema 3D em breve, Santarém nem sala de cinema tem. Será que em meio a tantos empresários bem sucedidos em Santarém não tem um que tenha peito pra montar um cinema para atender um grande nicho que mostra-se carente pela sétima arte? Quando vem alguém de fora e ganha dinheiro em Santarém achamos ruim, fazer o que? Falta visão ao empresariado local.