Crianças autistas são alvo de ação social inédita em Altamira
Menino autista tira carteira especial na ação realizada neste sábado em Altamira. Fotos: Wilson Soares

Uma ação social inédita, realizada neste sábado (26) em Altamira (PA) lembrou o Mês do Orgulho Autista, comemorado em junho. A iniciativa foi idealizada pela vereadora Thaís Nascimento (PL), juntamente com um grupo de mães de crianças autistas TEA’S (Transtorno do Espectro Autista) do Xingu.

O evento contou ainda com apoio de vários órgãos e instituições públicas, entre quais a Sespa, Regional de Altamira, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Centro de Psicossocial Infantil – (CAPSI), Setor de Identificação da Polícia Civil do Pará, além da participação de voluntários, que se dispuseram a doar tempo e ajudar a causa.

— LEIA AINDA: Vacinação de maiores de 18 anos no Pará é antecipada para agosto, anuncia Helder.

 

“Hoje nós estamos realizando a primeira ação do Projeto Atingir, que visa levar mais educação, mais saúde, mais cidadania através de políticas públicas a essa população”, pontuou Thaís Nascimento. Esse tipo de ação, voltada exclusivamente para atender autistas, é pioneira. Aconteceu pela primeira vez na história de Altamira.

Na ocasião, foi disponibilizado a emissão de carteira de identidade específica paara autistas, a CIPTEA – Carteira de Identificação para Pessoas com Autismo, além de orientação psicológica aos pais e atendimento nutricional, bem como oficinas de pinturas, conversa e compartilhamento de vivências entre as famílias.

O evento reuniu famílias de outros municípios da região Transamazônica, como Nelcicley Vieira, que veio de Uruará, a 180km de Altamira, só para trazer o filho que é autista.

“A gente ficou sabendo dessa ação e viemos, porque sempre procuramos dar uma melhor qualidade de vida para nosso filho, haja vista que essa região é carente dessas ações”, disse.

Famílias com crianças autistas receberam orientações de profissionais

A jornalista Cristiane Prado, que tem uma filha autista de 10 anos, também esteve presente.

“Quero parabenizar a todos voluntários que dedicaram seu tempo à causa dos autistas. Como mãe de uma garotinha que tem o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista gostaria de agradecer pela iniciativa da vereadora Thaís, que somou forças com o grupo de mães TEA’s do Xingu para fazer valer o direito dos nossos filhos. Aos demais apoiadores nossos sinceros agradecimentos”, disse a jornalista da TV Liberal/Altamira. 

A coordenadora do Departamento Especial da Pessoa com Deficiência em Altamira, Gabriela Macieira, também se fez presente na ação e não poupou elogios ao evento. “Nós estamos muito felizes com esse avanço da luta dos autistas aqui de Altamira. Estamos para contribuir e garantir os direitos dos autistas e da Assistência Social”, frisou.

O TEA’S Xingu se fez presente a iniciativa da vereadora Thaís Nascimento

Também estiveram presente vereadores Olailton Carvalho (PSB), Tânia Silva (PL) e Socorro do Carmo (PSDB), além do ex-parlamentar Francisco Marcos.

Outro serviço muito procurado na ação foi a emissão do cartão para estacionamento em vaga especial, que é um direito das pessoas com deficiência. O documento foi disponibilizado depois de um cadastro feito por agentes do Demutran.

O que é TEA

O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta, principalmente, o aspecto comportamental de crianças. Não tem cura e requer acompanhamento especializado de equipe multidisciplinar para que a criança possa desenvolver suas habilidades e superar as dificuldades como a interação social e ainda alcançar o desenvolvimento pedagógico além da autonomia em sua rotina.

Integrantes do projeto social Atingir

Com informações de A Voz do Xingu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *