Como consequência dos vários problemas registrados no Pará, o concurso do Incra realizado no último dia 13 pode ser anulado em todo o país. Foi o que o MPF (Ministério Público Federal) pediu em ação civil pública apresentada à Justiça Federal.
Como o concurso tem caráter nacional – candidatos podem fazer prova em um estado, concorrendo a vagas para outros – a suspensão valeria para todo o país. Os pedidos podem ser apreciados em regime de urgência, já que o resultado do concurso foi publicado, contra recomendação do MPF.
Leia também:
Coro dos descontentes.
Concurso do Incra: normalidade.
Concurso do Incra: equívocos.
O procurador da República Alan Rogério Mansur Silva, que analisou o caso, havia recomendado ao Instituto Cetro, organizador do concurso, que não publicasse o resultado enquanto os problemas ocorridos no Pará não fossem esclarecidos.
— ARTIGOS RELACIONADOS
A própria coordenação do concurso havia cancelado a prova em algumas salas onde os problemas não foram remediados no dia da aplicação. Mesmo assim, o Cetro publicou o resultado provisório no último dia 24.
“Como o concurso pode ser cancelado somente em algumas salas? Se foi cancelado pela própria coordenação do concurso em determinadas escolas, como o Instituto Cetro publicou o resultado provisório como se nada tivesse acontecido?”, pergunta o procurador na ação.
Segundo apuração do MPF, mais de mil pessoas em Belém, Santarém e Marabá foram diretamente prejudicadas no dia da prova por incorreções no sistema de inscrição, falta de provas e consequente cancelamento das provas.
Em Belém, Marabá e Santarém, vários candidatos se surpreenderam ao abrir as provas e constatar que não eram dos cargos que haviam escolhido. Os organizadores ainda tentaram substituir as provas e fazer correção no cadastro, mas não conseguiram material suficiente para todos.
Em Marabá, alguns candidatos receberam as provas, mas não os cartões-resposta, que não chegaram a tempo para a prova. Os candidatos prejudicados protestaram e em três escolas (duas em Santarém e uma em Marabá), o concurso sequer foi realizado.
Todas as violações foram confirmadas pelos próprios fiscais das provas, em depoimento ao MPF. Segundo os fiscais que atuaram em Marabá, “não houve distribuição de provas suficientes para todos os candidatos, houve a necessidade de troca de provas de candidatos, por incompatibilidade entre a área escolhida e a prova ofertada e não havia material suficiente para a realização das provas como cartão-resposta, lista de presença, relação de candidatos por sala”
Além das incorreções em provas e cadastros, houve violações ao previsto no edital, já que em algumas salas faltaram fiscais, não havia controle de entrada e saída de candidatos, nem controle sobre o uso de celulares e câmeras fotográficas. Para o MPF, tais irregularidades devem motivar anulação e a realização de novas provas para candidatos de todo o Brasil.
O andamento do processo pode ser consultado através do número 21137-61.2010.401.3900, no site da Justiça Federal (www.pa.trf1.gov.br).
Fonte: MPF/Pará
quero saber se já vai ser aplicado as nova prova do concurso do INCRA feito pelo cetro em Marabá em 2010, porque eu sou uma das pessoas que foi prejudicada pelo concurso não fez a prova e quero ser informada para mim estudar e fazer novamente.
O MPF/RN. hoje 30/08/2010 entrou com ação pedindo anulação do concurso do INCRA.
O concurso é nacional quem for fazer prova em Santarem (como eles indicam) terá no minimo 6 meses a mais de tempo para estudar conconrrendo desta maneira deslealmente. Não entendo o interese do INCRA em resolver tudo com tanta pressa, parece assim, querer apagar o erro do CETRO seu parceiro de longos tempos e diminuir o prejuizo que terá que pagar por seus erros.
boa noite!!!
Fiquei indignada com esse concurso,gostaria de saber se esse concurso será realmente cancelado,já enviei vários e-mails para o instituto cetro,e eles nem se manifestam sobre o concurso do Incra,eu fui uma das pessoas que não fez a prova na cidade de Marabá por causa da falta de prova,foi a pior bagunça.Sinceramente esse concurso não teve organização.Agradeço ao MPF por sempre estarem nos defendendo.
sim eu gostaria também de saber como vai ficar a anulação do concurso se já saiu o resultado no diario oficila,esse concurso tem que ser anulado…..
O INSTITUTO CETRO divulgou o resultado final do concurso no Diário Oficial da União no dia 05/07/2010, e agora , como vai ficar a anulação do concurso?
Até que enfim alguém se manifestou contra essa desorganização do Instituto Cetro, seria muita cara de pau se esse concurso não fosse anulado.
Parabéns ao MPF por desempenhar seu papel de forma séria, justa e responsável, os candidatos prejudicados agradecem.
PARABENS procurador da República Alan Rogério Mansur Silva, eu sabia que nesse país corrupto existam ainda pessoas de carater, corajoso, responsavel, leal a constituicao, justo, etc……… o Brasil precisa de homens como o senhor, que expoe essa podridao dessa sociedade…PARABENS, pois houve sim desorganizacao desse certame, foi uns dos piores que eu ja vi, e merece ser anulada doutor….OBRIGADO, E TODOS ESTAO AGRADECIDOS AO SENHOR.
UM ABRAÇO