MPF entra com recurso contra Belo Monte

Publicado em por em Infraestrutura

O MPF (Ministério Público Federal) protocolou nesta segunda-feira, 19, recurso para que seja revista a decisão de suspender a liminar que impedia o leilão da usina de Belo Monte, no Pará, expedida pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) na última sexta-feira, 16.

No recurso, o procurador regional Renato Brill de Góes pede que a matéria seja avaliada com urgência em sessão da Corte Especial do tribunal. Fazem parte da Corte Especial 17 dos 26 desembargadores do Tribunal.

Foi encaminhada ainda solicitação à Procuradoria Geral da República para ajuizar recurso também no Superior Tribunal de Justiça.

O pedido será avaliado pelo Núcleo de Tutela Coletiva da PGR, que fará a distribuição do processo para um dos subprocuradores gerais.

AQUI, a íntegra do recurso.

Fonte: MPF


Publicado por:

3 Responses to MPF entra com recurso contra Belo Monte

  • eu conheço área de assentamento que irá desaparecer com esse belo quando esse projeto se fizer valer.”men san in corpore sano”

  • Já não se trata de defender o interesse público,função precípua do Ministério Público.
    Os procuradores agora atentam contra o próprio interesse nacional, rebuscando recursos nas raias da chicana tentando impedir a geração de um dos mais preciosos recursos de uma nação: abundância de energia limpa.
    Enquanto isto, só não estamos em racionamento de energia porque usinas termoelétricas despejam milhões de toneladas de CO2 na atmosfera. Verdadeiro atentado contra o meio ambiente.
    Para antever o futuro sem Belo Monte, basta imaginar como seria desgraçada nossa vida se não tivéssemos a energia de Tucuruí.
    Acho que está na hora de pensar e agir estrategicamente, olhando o interesse nacional.

    1. Energia limpa é viável para nós brasileiros. Por esse lado de ver todos queremos ou gostaríamos que o projeto de Belo Monte se desenvolvesse sem o menor problema. Mas existem outros fatores que também possuem a mesma relevância do que foi citado acima. Por ex: e as vidas que daquele espaço que irão ser cobertas pelo lago da hidrelétrica(plantas.animais , floresta e especialmente falando grupos HUMANOS). Mas será que eu compreendi? os senhores cabeças desse gandioso empreendimento devem está pensando no no seguinte provérbio: “a lei é do mais forte” e por esta visão quêm sobreviver verás?Penso eu:os senhores deveriam pensar mais um pouco nessa questão (já um pouco tarde eu sei); ter um pouco de sensibilidade ao seus compatriotas(e também as questões ambientais e humana). Procurem outras formas alternativas de gerar energia elétrica que venha contribuir para a melhoria de vida de todos, sem discriminaçao de cor, raça ou posiçao social. O que eu vejo em trono desse projeto é uma marmelada sobre a populaçao que vivem na área do mesmo uma vez que os maiores e talvez os unicos beneficiados são os GRANDES EMPRESÁRIOS DO MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL. Fim de apelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *