A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) já está autorizada a realizar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) para implantação de dois trechos da Ferronorte entre Rondonópolis e Cuiabá e entre Cuiabá e Santarém (PA).
A deliberação de número 75 com o termo de cooperação técnica entre a UFSC e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi publicada nesta semana no Diário Oficial da União.
“Este é o primeiro passo concreto para a construção da ferrovia”, comemora o secretário Extraordinário de Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, filho do ex-senador Vicente Vuolo que dá nome à ferrovia.
Segundo ele, o presidente da ANTT será convidado a participar da assinatura do documento em Cuiabá em data a ser agendada pelo governador Silval Barbosa. E acrescenta que a UFSC poderá entregar os estudos já com base no novo modelo de concessões do governo federal.
— ARTIGOS RELACIONADOS
“O termo foi assinado na hora certa. Queremos dar celeridae ao processo. Acredito que entre 10 e 12 meses os estudos estarão concluídos e poderemos dar início aos leilões”, projeto.
Leia mais em ANTT autoriza Universidade a elaborar estudos para implantação da Ferronorte.
Leia também:
Efeito Pará. Taxa mineral entra em vigor no MS.
Esta semana o jornal (contra) Estado do Tapajos publicou uma nota em que Jatene reunido com as autoridades de Mato Grosso, visando levar esta ferrovia pra Maraba. Pode, caro Jeso?
Com este traço ferroviário por Marabá o governador esquece que parte da produção do Oeste do Pará e do Centro-Oeste sai pelo porto do Maranhão e o Pará perde imposto e geração de emprego. Depois o político administrador fala: Não temos verba.
Observação:
Com este traço ferroviário. Digo: Com este traçado ferroviário.