Pará lidera internet wi-fi na região Norte

Publicado em por em Internet

Agência Pará

Segundo dados do IBGE, dos 84 municípios que fornecem acesso à internet via conexão Wi-Fi da região Norte, 46, ou seja, mais da metade, estão em território paraense.

O Navegapará, programa do Governo do Estado do Pará, implantado de forma conjunta pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pela Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), tem contribuído bastante para que o Estado tenha o maior percentual (32%) de prefeituras conectadas e que oferecem acesso à internet entre os estados brasileiros.

O estado do Amazonas está em segundo lugar, com 29%.

É a primeira vez que o IBGE levanta dados sobre oferta de conexão sem fio por prefeituras. Os dados foram coletados em 2012.

Leia mais em Pará lidera ranking de municípios que oferecem internet wi-fi na região Norte.

Leia também:
Santareno na Abip.


Publicado por:

6 Responses to Pará lidera internet wi-fi na região Norte

  • Caro Jeso,

    Eu trabalho em um órgão público cujo acesso à internet se dá através do NavegaPará. Se no restante da cidade que é atendida por esse Programa, a situação é igual à que nos encontramos hoje, então a coisa está muito feia. Há quase duas semanas estamos praticamente sem sinal e sem acesso.
    Concordo com o Paulo Lima quanto à necessidade de uma audiência pública onde se discutam os rumos desse programa e as responsabilidades de cada ente visando sua continuidade. Ao que tudo indica o problema está relacionado à manutenção dos equipamentos. Até onde eu sabia, tal responsabilidade estava a cargo da PMS, no governo anterior. Se essa responsabilidade persiste agora, pelo visto a PMS não está fazendo a sua parte. Seria bom que o governo municipal visse essa questão com maior interesse, do contrário esse programa estará fadado a entrar para o rol do “Santarém já teve”!!

    Saudações Tapajônicas,

    Nilson Vieira

  • Só se for no Parazinho, pois aqui no Tapajós …..O telegrafo funciona melhor….

    Tiberio Alloggio

  • Lamentavelmente o Projeto Navegapará está sofrendo com baixo investimento e baixa prioridade. Em especial na cidade de Santarém. Temos 13 infocentros na cidade de Santarém que, na minha opinião, são a parte mais importante do Projeto. Estão todos atendidos por pouca disponibilidade de banda Internet e agora poderão ter a descontinuidade da contratação de Monitores Bolsistas pelo Governo do Estado.

    O Município ainda não propôs uma reunião para debater esse tema (existe um convênio entre Estado e Município para a gestão dos Infocentros e da conexão à Prodepa) com as entidades gestoras como Projeto Saúde e Alegria, STTR, FAMCOS, Z20, Projeto Puraqué e outras. A Câmara dos Vereadores poderia propor uma audiência pública sobre o futuro desse Projeto que já formou milhares de cidadãos santarenos e que tem filas enormes para novos cursos que não serão mais ofertados caso a situação não mude.

    O Projeto Navegapará parece, na nossa região, estar à deriva.

    Paulo Lima

  • Maior programa de inclusão, obra do governo passado da Ana Júlia. e que serve de exemplo. Quantos às falhas precisam e devem ser corrigidas ( nossa região é um caso à parte e de difícil operacionalização0, mas que cumpre uma função social, educacional e muitas outras isso é inegável. As operadoras,todas, possuem falhas e muitas das vezes nos deixam na mão! Ruim com êle pior sem êle!

  • Precisa de regularidade, Jeso. Minha casa, que fica na Presidente Vargas, quase canto com a Curuá-una, até pegava bem, mas hoje… é muito difícil, amigo.

  • Quantdade não significa qualidade, esta necessita ser aprimorada.Aliás, a Internet paga é uma lástima, principalmente de uma operadora MORTA.A ESCURA e a BRINDE não ficam a dever. Anatel ,onde estás que não nos escutas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *