Primogênito assume cargo de inventariante do espólio milionário de Costa Pereira
Os irmãos Pereira: Nivaldo, Vânia, Donaldo, Vera, Joaquinzinho e Joaquim. Arte: Célia Ilma/BJ

A Justiça em Santarém (PA) deu posse nesta quinta-feira (22) a Joaquim Manuel Cardoso Pereira, 68 anos, no cargo de inventariante do espólio milionário de Joaquim da Costa Pereira, morto em janeiro de 2010. Ele é o primogênito entre os 6 herdeiros do empresário santareno.

Cardoso Pereira assume a função que vinha sendo ocupada por sua irmã Vânia Pereira Maia desde o início da tramitação do processo de inventário e partilha, em janeiro de 2010 – há 11 anos e 6 meses, portanto.

— LEIA AINDA sobre o caso: Quem é o novo inventariante do espólio de Costa Pereira; ele deve dirigir a TV Tapajós

 

A decisão de remover Vânia Maia foi decidida pela maioria dos herdeiros e referendada pela Justiça, com decisão proferida pelo juiz Roberto Rodrigues Júnior, titular da 1ª Vara Cível e Empresarial de Santarém, na terça-feira (20), conforme revelou o BJ (Blog do Jeso).

Cabe recurso junto ao Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), em Belém.

Não foi a primeira vez que os herdeiros tentaram destituir Vânia Maia do cargo. Em 2018, o juiz à frente do processo, Valdeir Salviano da Costa, não acatou o pedido feito por Joaquim da Costa Pereira Filho, o Joaquinzinho, mantendo-a como inventariante.

Agora, o primogênito da família passa, na condição de inventariante, a ser o responsável pelos atos do processo e por administrar todos os bens do espólio, entre os quais o mais valioso deixado por Costa Pereira aos filhos: o Grupo STC (Sistema Tapajós de Comunicação), do qual fazem parte a rádio FM Tapajós, a TV Tapajós, afiliada da Rede Globo, e o portal G1.

Desde a morte de Costa Pereira, o STC vem sendo gerido exclusivamente pelas irmãs Vânia Maia e Vera Pereira. Com a mudança de inventariante, a empresa deve passar para o comando de Joaquim Cardoso Pereira.

Termo de posse: primogênito

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Um comentário em: Primogênito assume cargo de inventariante do espólio milionário de Costa Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *