Retrovisor. Agência da Vasp

Publicado em por em Memória

14 Responses to Retrovisor. Agência da Vasp

  • Caro Jeso Carneiro.
    Lembrei nosso amigo Mário Sabat, na Escolinha e Dom Amando, 60/70, filho do seu Sabat o agente de viagente, gerente da Vasp nos anos 60/70.
    O Mário é formado em Engenharia Mecânica / UFPA. Mário por onde andas?

  • Dentre em tudo o que foi levantado, como ex-funcionária (Viação Aérea São Paulo S/A), resta dizer que nos idos de 1963, a empresa era instalada na travessa 15 de novembro onde atualmente é o armarinho realce. Em meado de 1964 o prédio que atualmente é do Ministério Público, na travessa 15 de agosto, nº 120 fora adquirido pela família do Sr. Elias Sabat, meu saudoso Tio, ora representante da VASP, onde passou a funcionar até abriu de 1978. A partir daí, a Família Sabat, negociou o dito imóvel com o Banco Real que instalou a Agência naquele local por vários anos. Depois disso, é que passou a funcionar o Ministério Público Estadual já em prédio próprio.
    Fala-se, ainda, na Senhora Alzira Frazão, porém para esclarecer a história, finalizamos dizendo que o prédio em comento, pertenceu anteriormente a família do Advogado Alberico Mendes de Novoa.
    Abraços,

    Wanda Rodrigues Pingarilho Lavor
    Advogada – OAB 9822
    Wandalavor.adv@bol.com.br

  • Temos quer preservar o nosso património público. Acabaram com a lucy. A casa da familia Reça ao lado da lucy está toda destruida. Andando mais 50 metros na esquina de Lameira Bittencourt com a Francisco Corrêa, outro património destruido. cadê as nossas autoridades competentes para tomarem as devidas providencias.

  • Caro Márcio, você está certissimo, esse prédio ao qual se refere o Nelson cavalcante é a única parte que restou do patrimônio Histórico que era de propriedade do Sr Manoel Gomes de Farias, que era dono da Marques Pinto , dizem que essa parte que resta , que é um Chalé que também está descarecterizado, quando casava um dos filhos da familia, que era muito grande , os noivos passavam as noites de núpicias nesse chalé , uma obs: esse patrimônio foi todo literalmente tombado, pelo sr:” Moacir Machado”, e o que resta dele é esse chalé, o resto tornou-se uns buracos de concreto e alvenaria com um amontoado de mercadoria, que chamam de loja e nos fundos um estacionamento. quanto a esse prédio da Vasp, aí era a casa da dona “Alzira Frazão” que depois foi construida a agencia do banco Real e que hoje é o ministério público, ao lado da residência dos figueiras que até hoje continua do mesmo jeito. E aí vai o meu alerta ao poder público, favor olhar com mais rigor sim os patrimônios que estão no quadrante já devidamente catalogados como patrimônios tombados do municipio , mais também proporcionar aos proprietários dos mesmo a condição de preserva-los, e quando eu falo de condições não estou me referindo a recurso mas pelo menos estruam como elaborar um projeto, temos aí as leis de incentivo , “SEMEAR” estadual, com um teto de R$ 300,000,00 (trezentos mil reais) para patrimônio arquitetônico, e a “RUANET” Federal , que tem um piso de R$ 500, 000,00(quinhentos mil reais) , portanto cobrem! mais mostrem o caminho da roça né não custa nada . Aproveitando a oportunidade quero parabenizar mais uma vez o ” Chapadinha” que com recursos próprios restaurou o Solar dos Brancos que fica alí na esquina da Siqueira Campos com a trav: dos Martires, respeitando assim o nosso patrimônio e a nossa memória; UM POVO SEM MEMÓRIA É UM POVO SEM HISTÓRIA”.

  • Jeso, você está de parabéns! essas fotos são lindas. a seção retrovisor tem que ser todo dia. Pra quem mora longe de nossa terra querida, essas fotos são colírios para os nossos olhos.

    1. Mostre-nos que a informação está incorreta, pois. Apresente-nos o seu contraponto, com fatos, para que possamos corrigi-la.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *