Arquivo: Ignácio Ubirajara Bentes de Sousa Neto, do blog Você se lembra?

Dezembro de 1963. Agência da extinta companhia aérea Vasp em Santarém, na travessa 15 de Agosto. Hoje, o local abriga o MP (Ministério Público) do Pará.
Veja também:
Museu João Fona.
Cartão postal da praça.
Banho no Irurá.
Navio Lobo D’Almada.
Travessa Major Barata.
Ilha do Amor, em Alter do Chão.
Agência do Banco do Brasil.
Cais da rua João Pessoa.
Participe também da seção “Retrovisor”. Mande fotos antigas de sua cidade para o blog. E-mail: jesocarneiro@gmail.com
Caro Jeso Carneiro.
Lembrei nosso amigo Mário Sabat, na Escolinha e Dom Amando, 60/70, filho do seu Sabat o agente de viagente, gerente da Vasp nos anos 60/70.
O Mário é formado em Engenharia Mecânica / UFPA. Mário por onde andas?
Dentre em tudo o que foi levantado, como ex-funcionária (Viação Aérea São Paulo S/A), resta dizer que nos idos de 1963, a empresa era instalada na travessa 15 de novembro onde atualmente é o armarinho realce. Em meado de 1964 o prédio que atualmente é do Ministério Público, na travessa 15 de agosto, nº 120 fora adquirido pela família do Sr. Elias Sabat, meu saudoso Tio, ora representante da VASP, onde passou a funcionar até abriu de 1978. A partir daí, a Família Sabat, negociou o dito imóvel com o Banco Real que instalou a Agência naquele local por vários anos. Depois disso, é que passou a funcionar o Ministério Público Estadual já em prédio próprio.
Fala-se, ainda, na Senhora Alzira Frazão, porém para esclarecer a história, finalizamos dizendo que o prédio em comento, pertenceu anteriormente a família do Advogado Alberico Mendes de Novoa.
Abraços,
Wanda Rodrigues Pingarilho Lavor
Advogada – OAB 9822
Wandalavor.adv@bol.com.br
Temos quer preservar o nosso património público. Acabaram com a lucy. A casa da familia Reça ao lado da lucy está toda destruida. Andando mais 50 metros na esquina de Lameira Bittencourt com a Francisco Corrêa, outro património destruido. cadê as nossas autoridades competentes para tomarem as devidas providencias.
Caro Márcio, você está certissimo, esse prédio ao qual se refere o Nelson cavalcante é a única parte que restou do patrimônio Histórico que era de propriedade do Sr Manoel Gomes de Farias, que era dono da Marques Pinto , dizem que essa parte que resta , que é um Chalé que também está descarecterizado, quando casava um dos filhos da familia, que era muito grande , os noivos passavam as noites de núpicias nesse chalé , uma obs: esse patrimônio foi todo literalmente tombado, pelo sr:” Moacir Machado”, e o que resta dele é esse chalé, o resto tornou-se uns buracos de concreto e alvenaria com um amontoado de mercadoria, que chamam de loja e nos fundos um estacionamento. quanto a esse prédio da Vasp, aí era a casa da dona “Alzira Frazão” que depois foi construida a agencia do banco Real e que hoje é o ministério público, ao lado da residência dos figueiras que até hoje continua do mesmo jeito. E aí vai o meu alerta ao poder público, favor olhar com mais rigor sim os patrimônios que estão no quadrante já devidamente catalogados como patrimônios tombados do municipio , mais também proporcionar aos proprietários dos mesmo a condição de preserva-los, e quando eu falo de condições não estou me referindo a recurso mas pelo menos estruam como elaborar um projeto, temos aí as leis de incentivo , “SEMEAR” estadual, com um teto de R$ 300,000,00 (trezentos mil reais) para patrimônio arquitetônico, e a “RUANET” Federal , que tem um piso de R$ 500, 000,00(quinhentos mil reais) , portanto cobrem! mais mostrem o caminho da roça né não custa nada . Aproveitando a oportunidade quero parabenizar mais uma vez o ” Chapadinha” que com recursos próprios restaurou o Solar dos Brancos que fica alí na esquina da Siqueira Campos com a trav: dos Martires, respeitando assim o nosso patrimônio e a nossa memória; UM POVO SEM MEMÓRIA É UM POVO SEM HISTÓRIA”.
bem como a Izocalândia… que deixou de funcionar desde o século passado !!!!
acho.que na verdade o lugar onde fica o MP é o terreno cheio de arvores, porque esse predio ainda existe…esta descaracterizado hoje em dia, mas é o mesmo predio, da pra notar nos detalhes
Jeso, você está de parabéns! essas fotos são lindas. a seção retrovisor tem que ser todo dia. Pra quem mora longe de nossa terra querida, essas fotos são colírios para os nossos olhos.
Quiz dizer em stm!
Mostre-nos que a informação está incorreta, pois. Apresente-nos o seu contraponto, com fatos, para que possamos corrigi-la.
Este não é o lugar onde hoje fica o MP.
Acorda Marcio!!!!!
Não existia VASP em 1963……..
Claro que sim. A empresa foi criada em 1933. E só deixou de operar em 2005.
Dê um desconto para o RS o cara deve ter bebido muito no Natal e escreveu besteira…..kkkk