Coema reúne hoje. Pauta: porto da Cargill

Publicado em por em Negócios, Oeste do Pará

Porto da Cargill. Foto: Greenpeace
Porto da Cargill em Santarém. Foto: Greenpeace/arquivo

Hoje (13), em Belém, o Coema (Conselho Estadual do Meio Ambiente) realiza reunião para deliberar sobre a licença ambiental do porto graneleiro da Cargill, em Santarém.

É o que informa o professor e blogueiro Fábio Fonseca de Castro.

Desde a sua construção, 10 anos atrás, o porto da multinacional norte-americana funciona com uma licença provisória. A obra custou cerca de 20 milhões de dólares.


Publicado por:

10 Responses to Coema reúne hoje. Pauta: porto da Cargill

  • ESSE NEGÓCIO DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL É CONVERSA PRA BENEFICIAR ONG’S ESTRANJEIRAS ESSA E Á MAIOR MENTIRA FEITA PELAS ONG’s PARA TRAVAR O DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA.
    MEU SE A CARGIL GERA EMPREGO PARA A CIDADE E REGIÃO QUE ELA CONTINUE POIS EMPREGO E RENDA É O QUE TODOS QUEREMOS, MAS SE NÃO GERA EMPREGO E RENDAQUE SAIA DA CIDADE E DE LUGAR PARA UMA OUTRA EMPRESA QUE GERE EMPREGO E RENDA.
    SE VOCÊ GOSTA DE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE TUDO BEM EU TAMBÉM GOSTO, MAS ESPERIMENTA MORAR NO MATO SEM ENERGIA, SEM INTERNET SEM TUDO AQUILO QUE VOCE TEM NA SUA CASA…
    VAI LÁ, EXPERIMENTA VIVER NO MATO.

  • Jeso, aproveitando a temática de licenciamento ambiental, você poderia colocar post mostrando um crime albiental, que esta sendo cometido pela construtora que esta desmatando a área as margens da rodovia fernand guilhon, mesma área que foi invadida e reintegrada, pois seria área de preservação ambiental, estão desmatando e destruindo sitios arqueológicos que existem na área, sitios que são protegidos por lei federal.

  • Valdo meu caro, essa obra gera recursos através de impostos, se esses impostos não são aplicados corretamente aí é outro problema. Se há desvios de finalidade, nós temos que cobrar saber o que tem sido feito com esses recursos. Mas a obra em si está lá e os danos causados por ela já estão tb.

    1. Eli colega… esta obra não gera recursos assim como você pensa.. porque empresas exportadoras são livres de certos impostos. Além do mais no contrato de instalação celebrado pelo antigo governo municipal (Lira Maia e Alexandre Von), a Cargill foi isentada de muitos impostos municipais. Então temos que ir com calma em dizer que a Cargil trouxe desenvolvimento para a cidade. Para você ter uma idéia até mesmo a instalação da UFOPA trouxe mais empregos (diga-se de passagem bem mais remunerados) para Santarém..

      1. Caro John, os impostos que ela eh livre são os comtemplados pela vergonhosa lei Kandir, e aí eh um outro problema, pois essa lei já existia antes de a cargill pensar em se instalar em nossa cidade.
        Concordo que esta empresa pode, e deve fazer muito mais por nossa cidade, por nossa população, mas daí a transferir a responsabilidade do leite derramado para a vaca que o produz é completamente arriscado senão pouco honroso.
        Insisto que devemos cobrar sim dos políticos, independente das cores, pois quem estava já não está mais, e quem esta hj pouco fez para mudar esse quadro.
        Primeira medida seria a revogação dessa lei vergonhosa, mas não vemos ng sequer falar nisso, a não ser na época em que O dep Zenaldo defendia a não divião do nosso Estado. Mas passado esse momento, esse assunto sumiu.
        Sugiro ao Jeso fazer um levantamento e uma matéria esclarecendo para todos nós quanto a referida empresa deixa nos cofres municipais com o Iss pois até onde sei desse ela não é isento. Abraços

  • Obra da dupla dinamica de recorde em processos, Maia x Von, elefante branco, o que mudou Santarém nestes 10 anos com essa empresa??????? NADA, fora Von!!!!!!!!!!!!

    1. NÃO SABIA QUE ERA UMA OBRA PUBLICA……SERA QUE TEM UMA PLAQUINHA NA FRENTE COM O NOME DELES……..

      1. Flexa… Foram eles que agilizaram o trator para passar por todas as legislações ambientais e fiscais para que a Cargill fosse instalada.. Vá se informar antes,,ou melhor,,tomar biotônico para lembrar disse e dos mais de 40 processos contra Lira Maia por desvio de dinheiro público da educação….

        1. Jeso! Vc devia bloquear comentário tipo o desse idiota, a Cargil não representa para Santarém só o Porto. O dito idiota não sabe que a Cargil financia a safra para o produtor, que o produtor tem empregados e que compra no comercio local. Se fosse enumerar passaria o dia escrevendo. A Cargil tem culpa dos processos do Lira Maia? Chega a ficar com nojo e tanto ler ataques contra adversários políticos aqui em Santarém. Maria… Antônio Rocha, idiotas tipo Hamad… Osmando… Farinha do mesmo saco.

          1. FAÇO MINHAS, SUA PALAVRAS……..AH, SÓ PARA LEMBRAR FOI LICENCIADA…….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *