Índios deixam prédio da Funai em Altamira

Publicado em por em Oeste do Pará, Segurança Pública

No portal ORM:

O grupo de índios que ocupou o campus I da UFPA (Universidade Federal do Pará) em Altamira, no sudeste paraense, por mais de duas semanas começou a deixar o local nesta sexta-feira (26). Eles protestavam contra a retirada do poder de gerência da sede da Funai (Fundação Nacional do Índio) de Altamira.

Leia também:
Juiz fará inspeção no prédio ocupado por índios.

De acordo com o diretor do campus ocupado, Raimério Silva, dos cerca de 250 indígenas que estiveram no local, apenas cerca 40 ainda continuam na área. ‘Eles deixarão totalmente o campus até amanhã’, acredita o diretor.

A desocupação começou após acordo entre indígenas e a direção da Funai, em Brasília, que garantiu aos manifestantes a presença de um índio no comando da sede da fundação. A posse deverá acontecer no dia 9 de março, com a presença do presidente da Funai, Márcio Meira.

Em relação ao poder de atuação da sede em Altamira, não houve mudanças. A gerência da Funai será concentrada na sede localizada em Santarém. Altamira será responsável por oferecer apoio ao novo pólo.

Os alunos, que estavam assistindo às aulas na biblioteca da universidade, voltarão às salas de aulas, segundo o diretor do campus, na segunda-feira (29).


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *