A campanha de Valdir Matias Jr. é a novidade desta eleição. Por Paulo Cidmil
Valdir Matias Jr., do PV: candidatura a prefeito de Santarém. Foto: Reprodução/Vídeo

A pesquisa da Golden Soluction merece credibilidade por não apresentar resultados estapafúrdios como o que costumamos ver, com o claro intuito de ludibriar o eleitor.

Não surpreende resultados como os que apontam grande rejeição de Maria do Carmo e Nélio Aguiar. Isso é visível quando conversamos com as pessoas nas ruas.

Paulo Cidmil *

Também não surpreende o número de indecisos, à 20 dias da eleição. Há uma forte tendência de não reconduzir Nélio Aguiar ou Maria do Carmo à Prefeitura de Santarém. Pela primeira vez temos outros candidatos pontuando e pontuando bem, o que já é claro indicativo de um segundo turno.

De fato, a novidade, é Valdir Matias, do PV, em terceiro e em franco crescimento. Se compararmos o crescimento de Valdir com o do Coronel Tomaso isso fica mais evidente.

Tomaso parte de uma base bolsonarista, que mesmo dividida concentra a maioria dos votos nele. Há 25 dias, quando Valdir era apontando com 1,7%, Tomaso já se aproximava de 6%. Hoje Valdir crava 9,5 e Tomaso cresce pouco mais de 3% , está com 9,1%.

 

O crescimento de Valdir Matias só surpreende quem não acompanha o processo eleitoral.

Jovem, com experiência no executivo, onde já ocupou uma secretaria e muita experiência no legislativo, com 4 mandatos consecutivos, conhece muito bem os problemas da cidade e focou nisso para apresentar um programa sem ideias mirabolantes, que vai ao encontro dos anseios da população.

Mesmo com o menor tempo de TV entre todos os candidatos, Valdir Matias divulga suas propostas nas redes sociais e corre os quatro cantos do município conversando com o eleitor, apresentando suas propostas.

É natural, diante de um quadro onde os donos do programa eleitoral acusam significativa rejeição, que o eleitor procure uma alternativa para a mudança, esteja encontrando em Valdir Matias a melhor opção.

Outro fator que deve impulsionar ainda mais sua campanha é o indeferimento da chapa de Coronel Tomaso, já noticiada. São votos que claramente não se identificam com Nélio Aguiar ou Maria do Carmo e que, a se confirmar o indeferimento, devem migrar para uma das candidaturas existentes. 

 

O mais provável é que migrem para Valdir Matias, hoje melhor colocado e com capacidade e projeto de governo capaz de enfrentar Nélio Aguiar ou Maria do Carmo em um segundo turno e vencê-los. Em política, não existe zebra, apenas erros de calculo e o desenrolar dos fatos.


— * Paulo Cidmil é diretor de Produção Artística e ativista cultural. É filiado ao PSOL.

LEIA também de Paulo Cidmil: O que quer a TV Tapajós ao cancelar o debate?

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

3 Comentários em: A campanha de Valdir Matias Jr. é a novidade desta eleição. Por Paulo Cidmil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • 09751 disse:

    Acho mesmo que vai dar Maria volta-volta e Nélio quero mais quatro anos no segundo turno. Valdir Matias Jr se tivesse um tempo de TV maior, poderia ser o penetra. Coronel mesmo só se for o Coronel Lira Maia e o coronel Antônio Rocha.

    1. Jeso Carneiro disse:

      kkkkkk… não tem faltado coronéis mesmo na política santarena.

  • Jose roberto dos Santos disse:

    Será que esse é cientista político ou a mãe Dinah pra saber exatamente pra onde os votos vão e voltam? Kkkkkk