
A jovem possui uma beleza incomparável e um jeito de ser que chama muito a atenção de quem a observa. Olhar suas imagens é se deparar com traços que encantam olhares e faz as pessoas entenderem a razão de ter sido ela a escolhida para preencher o iem que ela defenderá no festival. Aêndrea Alyssa Santos de Aragão é cabocla ximanga que defende o item porta-estandarte do grupo Matutando em Férias. De acordo com a equipe da agremiação, ela defende e revoluciona, proporcionando momentos marcantes no festival.
Aêndrea Aragão ainda era criança quando começou a fazer parte do Matutando, já que tradicionalmente a sua família já atuava no grupo desde os primórdios do duelo com o rival da Luanda. Esse contato prematuro com o festival a fez ter esse sentimento de amor pelo grupo.
Leia também sobre o festival:
- Os quesitos: Jurados irão avaliar 14 itens de cada grupo no Festival Folclórico de Alenquer; confira quais.
Na tentativa do resgate de 2015, ela foi item mirim do “rei do folclore”, atuando como rainha caipira mirim da quadrilha, o que a fez realizar seu sonho de finalmente participar do seu grupo do coração.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Quando não atuava no elenco dos itens do Matutando, Aêndrea contribuía de todas as formas possíveis, desde participação de eventos para angariar recursos financeiros a compras de mesas, tickets, ingressos e camisas, assim como contribuição em feijoadas, rifas e bingos, sempre com a presença de sua família.
Garra, treino e dedicação
“Ser porta-estandarte é um sentimento único de amor e responsabilidade, pois ser item exige garra, raça, treino e dedicação. Afinal, você está representando a cultura do lugar onde vive e o grupo que representa”, destaca a jovem.
Quando lhe foi perguntado “O que é ser Matutando para você?”, disse: “É emoção, é alegria, é energia, amor, respeito, valorização cultural, valorização artística e responsabilidade dentro e fora da quadra”.
A expectativa para Aêndrea Aragão para o Festival Folclórico é de que em 2025 seja um marco para que o evento seja reconhecido por todo o estado do Pará, e que seja um verdadeiro espetáculo na arena aos olhos de quem for prestigiar as apresentações.
“Que o Festival Folclórico de Alenquer comece a gerar mais oportunidade no turismo de nossa cidade, na valorização de nossos artistas que ainda estão escondidos e na perspectiva de se abrir portas aos jovens ociosos, em busca de se redescobrir através da cultura e da arte”, disse a porta-estandarte do Matutando em Férias.

Fonte:
- Entrevista fornecida por Aêndrea Aragão, porta-estandarte oficial do Matutando em Férias
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário