Batido o martelo da primeira aliança MDB-PT para 2024 no Pará. Por João Salame

Publicado em por em Pará, Política

Batido o martelo da primeira aliança MDB-PT para 2024 no Pará. Por João Salame
O martelo da aliança PT e MDB foi batido em Acará. Na foto, Helder, Faro e Lula. Foto: Ricardo Stuckert

Batido o martelo. A aliança entre MDB e PT será mantida em Acará, município do nordeste paraense com população de 57.385 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2020.

No entanto, uma mudança deve ser processada. O vice Ionaldo Oliveira Damasceno, o Ieca, deve ser substituído por outro nome do PT.

Especula-se que pelo empresário do ramo de material de construção, Adelson Lima, antigo filiado do partido. Com a mudança, a aliança entre o prefeito Pedro Paulo Gouvea Moraes, o Pedrinho da Balsa (MDB) e o senador Beto Faro (PT), natural do município, está mantida. O empresário Cristiano de Abreu Pinto coordena as articulações de um grupo de empresários para emplacar o nome de Adelson. 

Atores locais

O governador Helder Barbalho e o senador Beto Faro estão alinhando possibilidades de composição do MDB com o PT em praticamente todos os municípios do Pará.

O nó, certamente, vai ser nas grandes cidades, como Belém, Santarém e Marabá e naquelas onde é acirrada a disputa entre os grupos, onde lideranças dos dois partidos querem a mesma coisa e nem sempre a aliança é facilitada, em virtude da falta de entendimento entre os atores locais.

Conhecidos como dois políticos habilidosos, HB e Faro terão muito trabalho pela frente.

Acará

A pergunta que não quer calar em Ipixuna do Pará é: em qual partido o prefeito Artemes Oliveira (PSD) vai se filiar. Fica no seu atual partido ou atende ao convite do senador Beto Faro para retornar ao PT?

Da mesma forma especula-se a sorte do casal Evaldo e Katiane Cunha, ex-prefeitos do município, adversários de Artemes, filiados ao PT, mas que na última campanha apoiaram a candidatura do deputado federal Antônio Doido (MDB).

O comentário geral é que estão sendo convidados a deixar seu atual partido. Vão se filiar ao MDB? Beto Faro, que está procurando se alinhar com Helder Barbalho em todos os municípios, vai concordar? Cenas do próximo capítulo.

João Salame

É jornalista, ex-deputado estadual, ex-prefeito de Marabá, onde nasceu. Tem 61 anos e é o editor-chefe do site Opinião em Pauta, onde o artigo acima foi publicado originalmente. Ele pode ser encontrado também no…

— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *