A segunda reunião do Colégio de Inspetores do Crea-PA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) do Pará teve início nessa segunda-feira (04), em Alter do Chão, Santarém, oeste do estado, destacando-se pela intensiva capacitação oferecida aos inspetores, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos e a atuação de cada representante nas regiões que integram o sistema do conselho.
O evento, que busca fortalecer o relacionamento com a sociedade e o poder público, teve como principal destaque as palestras e treinamentos voltados à gestão institucional e ao papel estratégico dos inspetores.
Logo no primeiro dia, a engenheira civil Kayna Gregório, supervisora no Crea-PA, conduziu uma série de treinamentos sobre aspectos fundamentais da gestão de protocolos. O treinamento incluiu orientações práticas sobre como identificar e denunciar obras irregulares, um mapeamento detalhado das funcionalidades do site do Crea-PA e o papel do inspetor em agilizar as demandas dos profissionais e do público.
Relações sólidas com as esferas públicas
— ARTIGOS RELACIONADOS
Na sequência, a assessora de Relações Institucionais, Raíssa Rebelo, trouxe à pauta a importância de relações sólidas entre o Crea-PA e as administrações municipais.
Na sua apresentação, destacou o processo de proposição de audiências públicas como meio de fortalecer a presença do conselho em discussões estratégicas para a comunidade.
A assessora também salientou o papel dos inspetores como pontes de diálogo entre o Crea-PA e os gestores públicos, incentivando o apoio a engenheiros para ocuparem posições de decisão em políticas públicas, valorizando, assim, o trabalho da engenharia e sua contribuição para o desenvolvimento regional.
Liga de Minerva
Outro ponto de grande interesse foi a apresentação do assessor parlamentar, engenheiro civil Arthur Amaral, que, ao lado da presidente do Crea-PA, Adriana Falconeri, falou sobre a “Liga de Minerva”. Esse programa visa engajar e unir profissionais do sistema Confea/Crea-Mútua, ampliando a representatividade dos engenheiros para impulsionar pautas importantes do setor e assegurar melhorias nas condições de trabalho e na regulamentação da profissão em nível nacional.
À tarde, a gerente técnica do Crea-PA, engenheira florestal Jessica Maciel, introduziu os programas especiais do conselho, como o Programa Mulher, que visa fomentar a inclusão e valorização das mulheres na engenharia; o Colégio de Entidades Regionais, que promove integração e representação das entidades de classe; e o Crea Jr., que incentiva a formação e engajamento de novos profissionais.
Jessica reforçou a importância dessas iniciativas para fortalecer a categoria e ampliar a visibilidade dos profissionais da área.
Curso de oratória
Para encerrar o primeiro dia de evento, os inspetores participaram de um curso de oratória ministrado pela mentora Ronilma Santos. O treinamento proporcionou técnicas para desenvolver a comunicação pública e a autoconfiança, capacitando os inspetores a representarem o Crea-PA com maior eficácia em diferentes contextos e a conduzirem diálogos assertivos e influentes com a sociedade e as autoridades locais.
O Colégio de Inspetores do Crea-PA em Alter do Chão se mostra, assim, um marco de capacitação e integração dos inspetores, alinhando a atuação do conselho a uma estratégia de aproximação e influência positiva nos municípios do Pará.
Com informções do Crea-PA
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário