Francisco Vera Paz, num tempo do era. Por Wildson Queiroz

Publicado em por em Arte, Pará, Santarém

Francisco Vera Paz, num tempo do era. Por Wildson Queiroz
Francisco Vera Paz, encantarias amazônicas. Fotos: Reprodução

Mergulhar nas origens amazônicas e compartilhar conhecimentos têm sido a missão abraçada por Francisco Egon da Conceição Pacheco, ou simplesmente Francisco Vera Paz.

Em sua série “Marias e Encantarias”, transformada em livro, ele conta uma porção de relatos históricos e fantásticos da cultura amazônica.

A inspiração surgiu na infância, ouvindo atentamente as histórias contadas pelos adultos. De leitor a escritor o caminho foi natural.

Desde os anos 2000, ele desenvolve atividades de arte-educador, narrando histórias da cultura popular amazônica em creches, escolas, projetos sociais, além de comunidades do planalto rural e da zona ribeirinha do oeste paraense.

Desde 2012, desenvolve o projeto lítero-visual “Marias e Encantarias”, que em 2019 recebeu o prêmio literário Dalcídio Jurandir, da Imprensa Oficial do Estado do Pará.

O livro Marias e Encantarias – A cutia encantada e o jurupari, foi selecionado pelo Edital de Livro e Leitura da Lei Aldir Blanc/Pará.

A obra premiada de Francisco Vera Paz

Participou do VII Encontro Internacional de Contadores de Histórias – Boca do Céu- na cidade de São Paulo.

Francisco Vera Paz é graduado em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará.

Desenvolve projetos de dramaturgia e cenografia junto ao coletivo Grupo Teatral Kauré.

Está em constante atuação nos movimentos sociais e culturais da Amazônia, com destaque para ações de leitura e contação de histórias, desde os tempos do era, quando Tupana-açu, o grande trovão, fez o céu e a terra.

Wildson Queiroz

É pedagogo, historiador e professor. Membro do IHGTap (Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós). Ex-secretário municipal de Cultura de Alenquer (PA), onde reside. Escreve regularmente no portal JC. Acesse o Instagram dele…

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *