
O jovem ximango demonstra inúmeras habilidades quando se trata de educação, história e cultura. Envolve-se em eventos das mais diversas formas, encantando a todos que o assistem e o contemplam. Assim é Igor Ezequiel dos Santos Picanço, de 24 anos, um artista múltiplo do município de Alenquer (PA).
Morador do bairro Independência, Igor é professor e artista cênico. Atualmente é mestrando em educação. No grupo Zé Matuto, é responsável pela quadrilha, além de ser o idealizador da temática “Alenquer, um povo de muitos povos”, que a agremiação folclórica levará à arena no Festival Folclórico de Alenquer, na noite do próximo dia 26 de julho.
∎ LEIA também sobre o festival: Welton Siqueira, o apresentador oficial do Matutando. ∎ E ainda: Jurados irão avaliar 14 itens de cada grupo no Festival Folclórico de Alenquer; confira quais.
Aos poucos, Igor vai conquistando mais espaços e respeito em diversas áreas que se envolve pela cidade. Além de um dedicado estudioso e bom leitor de livros, jogar voleibol é apontado por ele como seu hobby.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Há 10 anos, tem contribuído para o fortalecimento do grupo folclórico Zé Matuto. Nos anos de 2015 e 2016, foi quadrilheiro da agremiação, durante a realização do resgate do festival, que aconteceu no ginásio poliesportivo Otávio Proença de Moraes, no bairro Planalto.
Entretanto, precisou se afastar do grupo por 6 anos, mais precisamente entre os anos de 2017 a 2022, quando de fato não aconteceram atividades relevantes relacionadas ao Festival Folclórico de Alenquer.
O retorno
O seu retornou aconteceu no ano de 2023, quando foi realizado mais um resgate do festival, promovido pela Prefeitura de Alenquer, na gestão do prefeito Tom Silva. Na época, o evento foi amistoso e aconteceu na avenida Santos Dumont, em frente às obras do Centro de Eventos, lugar oficial para a realização do festival de 2025.
Igor Picanço sempre ajudou o Zé Matuto dentro de suas possibilidades. Com dedicação e empenho, aos poucos foi conquistando espaço dentro do grupo. Atualmente é coreógrafo de quadrilha e autor de duas composições que serão cantadas na temporada 2025: a música-tema e a música da Rainha do Folclore.
Foi escalado para ser o apresentador oficial do Zé Matuto depois de uma memorável apresentação feita com a agremiação no dia 8 de junho deste ano, na praça, na noite da festividade de Santo Antônio. Isso semanas após a desistência de Bruno Valente, que era o apresentador oficial do grupo.
“O peso é de responsabilidade. Nunca imaginei ser item. Graças ao sucesso dessa apresentação, o povo me escolheu”, afirmou Picanço.
“Minha nação”
Para Igor, ser Zé Matuto é ser do povo que ama e valoriza Alenquer. Ele ainda diz que, independentemente de ser item ou não, ele sempre estará no grupo para trabalhar e contribuir de todas as formas possíveis.
“Enquanto coletivo, nosso maior desejo é que o Zé Matuto pise em quadra e que possa reviver o festival de Alenquer. Enquanto apresentador, espero defender bem esse item, pela minha nação, que foi ela que me colocou nesse cargo”, conclui Igor Picanço.
O que faz o apresentador
O apresentador é aquele que é o responsável por animar a torcida e apresentar os demais 13 itens. Ele precisa ter domínio da oralidade.

Fonte:
- Entrevista fornecida por Igor Picanço, apresentador oficial do Zé Matuto
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário