Ato em defesa do Juá e contra loteamento

Publicado em por em cidade, pessoas

Abraço ao Juá
Manifestantes em direação ao lago do Juá. Foto: Sávio Carneiro

por Sávio Carneiro

Várias entidades representativas de Santarém fizeram na manhã desta quinta-feira (13) uma manifestação contra o crime ambiental cometido pelas empresas Sisa (Salvação Empreendimentos Imobiliários) e Buriti Empreendimentos às margens da rodovia Fernando Guilhon e que ameaça de assoreamento o lago do Juá.

O ato começou às 9h, à entrada principal dos loteamentos.

Várias lideranças repudiaram o empreendimento e denunciaram as irregularidades cometidas pelas empresas, entre elas, o enorme desmatamento da área, que, segundo o Ibama, atingiu 186 hectares e a retirada ilegal de água do leito do igarapé do Juá.

Abraço ao Juá
A cantora Cristina Caetano participouda manifestação. Foto: Sávio Carneiro

Em seguida, os manifestantes saíram em passeata até a ponte onde passa o igarapé do Juá e no local eles deram um abraço simbólico.

O MP (Ministério Público) do Pará em Santarém ingressou ontem (12) com uma ação civil pública solicitando que a Justiça paralise o empreendimento.

Hoje, o Ibama embargou as obras do loteamento.

jua3
O defesa da preservação do lago do Juá: objetivo dos manifestantes. Foto: Sávio Carneiro


Publicado por:

52 Responses to Ato em defesa do Juá e contra loteamento

  • E já tá fazendo uma semana que a obra tá parada. Esses maconheiros são chatos pra cacete. Acho que vou largar essa bosta de terreno e dar para eles plantarem maconha sem agrotóxico. Eu me amarro numa maconha boa e aqui nessa cidade só tem porcaria. Vou fazer um puteiro de luxo que dá menos problema.

    Zé da Buriti

  • Vai dormir com um barulho desses….rsrsrsrs
    Meus nobres a aposta está lancada….quem vai sair vencedor?

    Acho que vai dá empate tecnico.

  • Sabe o que é mais patético nessa situação? É que do outro lado da pista, uma área de proporção igualmente alarmante também foi devastada.. ou vocês esqueceram do “MINHA CASA, MINHA VIDA”?! Cadê protesto?! É muita hipocrisia, viu?

  • E agora a obra e qualquer outra atividade da SISA/BURITI é embargada po ordem judicial lavrada pelo juiz Rafael Grehs, da 8ª Vara Cível de Santarém. Ainda acham que não tem irregularidades? Ainda acham que não tem danos ambientais? Crescimento sim, mas com planejamento. Se for pra destruir o que depois NÓS vamos suplicar por socorro (À MÃE NATUREZA) prefiro mesmo ficar no atraso. PLANEJAMENTO, RESPONSABILIDADE, É ISSO MESMO, SUSTENTABILIDADE!!!

  • KARAMBA PERDI ESSA, O PESSOAL DO “CIRCO” DA ONG SAUDE E ALEGRIA ESTAVA TODA LÁ PRA FAZER NUMERO E EU ADORO ELES.

    MAS ACHO QUE TIRANDO O PESSOAL DA ONG SAUDE E ALEGRIA, O INDIO BORARI KKKKK E AS MULHERES DOS ONGUEIROS MACONHEIROS… não sobrou mais ninguem kkkkk

    1. Desculpem o comentário idiota gente. Vi que agora é sério e a obra foi paralisada mesmo! Quero fazer parte do movimento também!

  • Já que é para ser assim diferente, vamos fazer uma lei com apoi das ONGS, Greempeac, MDA e outros para elaborar uma LEI só para a Cidade de Santarém-PA :: Onde tem como Titulo:

    A CIDADE DE SANTARÉM NÃO PODERÁ CRESCER E SIM VOLTAR A IDADE DA PEDRA LASCADA
    de hoje endiante todo e qualquer impreendimento que venha beneficiar a população e o desenvolvimento da cidade não poderá se instalar na cidade de Santarém. Vamos viver só do Emprego dos orgãos publicos como o princpal (Prefeitura) e viver da aposentadoria de alguns segurados ou fazer pulseras de curauá e semente de açaí e terreiro de ubanda.
    Não poderár expandir a rede de energia elétrica pois a ordem é LAMPARINA, vamos mandar essas concercionarias de carros a se retirar da cidade e acabar com o meio de transporte, vamos andar de apé e voltar a canoa a vela. TOdo isso para o bem das ONGS e dos orgão que apoiam isso. Se quizermos ver desenvolvimento e crescimento vamos para o estado do Amazonas, Parte do Pará como Paraupebas, Altamira, Ananindeua, Barcarena, Capanema e aqui perto de nós ITAITUBA que tem tudo para ser Capital de um Estado, pois até a Ferrovia que os Chineses estão querendo fazer ela poderá ir de Cuiabá a Itaituba, para o bem dos que não querem ver Santarém ser Capital.
    Pois está dificil Santarém ser a Capital de um novo estado dessa forma, ainda tem gente que faz parte dessa baderna que quer ser Estado e votou no SIM eu não acredito, pois para ser Capital tem que ter desenvolvimento.

  • KKKKKKKKK, Ô Maura você não é mocoranga!? faça me rir mais..kkkk És polaca, então. KKKK tirando os descentes de europeus e outros colonizadores….só sobra mocorongo (índio, anjinho….índio) E olhe que nem tenho a cara de paraense, mas como me orgulho de ser mocorongo!!!!
    Outra, se tu não achas primitivo a forma como vives, de acordo com a tua narração, não sei mais o que é isso!!
    Fique com Deus, porque estive em sua cidade, vindo do sul, vi muita sujeira, uma desordem absurda no transito, violência…etc, algo muito primitivo.

  • ESSE MANIFESTO NÃO REPRESETA O INTERESSE DA POPULAÇÃO, POIS POR TRÁS DESSAS PESSOAS (QUE SE DIZEM REPRESENTANTES DO NÃO SEI O QUE….) HA OUTROS INTERESSES…

  • A expansão urbana é isto ai, porem do meu ponto de vista esta ordenada, diferente do que vem acontecendo na periferia das cidades da Amazônia. Neste loteamento, tem que ser visto apenas a margem do lago, se deixaram a APP exigida e pra onde e como vão as águas pluviais. Porque a população não fez um levante também no loteamento na área vizinha, do programa minha casa meu quintal, digo, minha vida? A área perdeu a anos sua vocação agrícola, naturalmente com a explosão demográfica iria cedo ou tarde acontecer isto, como ta acontecendo nas áreas do entorno da interpraias. Temos que ver apenas se estão respeitando a APP.

    1. Sabe que vc tá certo? Aí pelo menos ficaram unidos, aqui querem apoiar só para poucos dá nissso. Manda a população ir a merda por conta dos grandes ricos já pensou?

  • enquanto issso em belém eu estou passeando na praça mais linda do mundo a da república com o seu belíiiiiiiiiisimo túnel de mangueira fazendo 18 graus á sombra e saborendo uma cerpinha estupidamente gelada e jogando conversa fora com a minha fã number one no bar do parque !!!! égua moro no pará iso e sou feliz prá c##### !!!!!

    1. Se um dos pombos, que costumam visitar essa praça em Belém comer uma sopa de letrinhas, cagará um argumento bem melhor que esse teu…..

    2. Jorge Moraes, creio que você deve procurar o que fazer pois quem passeia e bebe cerveja nesse horário da manhã? Só pessoas desocupadas né? E ainda está bebendo a cerpa? Cervejinha estupidamente ruim. Se você mora no Pará e se sente feliz, que bom, parabéns para você. Infelizmente nós aqui da periferia do pará, não podemos dizer que somos felizes por morar no pará. A divisão poilitica não aconteceu (ainda), mas sempre fizemos parte do tapajós, região historicamente esquecida e humilhda pelo governantes que nada fazem por nós. Na hora de dividir o estado vocês disseram não, mas investir que é bom nada né? E esse povo daqui de Santarém tem que entender que para desenvovler tem que haver desmatamento, imcapactos ambientais. Isso é fato.

    3. Verrdade lugar vip e democrático, lugar ocupado por batedor de carteira,bicha,lesbica e maconheiro,aqui todo mundo se mistura e vive sem esta mentalidade primitiva de mocorongo,adoro ver mocorongo se ferrando.

  • Toda ação tem uma reação. Santarém precisa se desenvover,e para tal, é preciso que haja o sacrificoo de algumas áreas de matas (virgens ou não).
    Grande parte dos setores industrial, do agronegócio e até do governo, como algumas áreas dos Ministérios da Agricultura e das Minas e Energia, têm defendido a idéia de que as leis e as políticas ambientais impedem (ou, no mínimo, prejudicam) o crescimento econômico. Reclamam do que consideram rigor excessivo das leis ambientais, que desestimularia a instalação de indústrias e impediria a derrubada de florestas para abrir espaço para a agropecuária. Mas essa suposta incompatibilidade entre desenvolvimento e meio ambiente não existe. Todos reclamam que a cidade não cresce e/ou não tem emprego, mas para que isso ocorra, é preciso que a cidade cresça, se desenvolva.
    Todos os grandes centros hoje, tiveram que sacrificar áreas ambientais para se tornarem grandes centros econômicos, um exemplo clássico disso é a capital amazonense.
    Até quando o povo de Santarém vai insistir em andar pra trás?

  • Olha os integrantes desta manifestação: doutores, advogados, cantora, vereadores e pessoas sustentada por ong’s.

    Vão trabalhar e saber o quanto é difícil comprar um terreno devido a burocracia.

  • Mesmo distante apoio os manifestantantes e o protesto contra essa infâmia contra a natureza e a cidade. È uma pena que somos radicais extremados só em ocasiõe fúteis e tolas que muitas vezes beiram a imbecilidade, como por exemplo a marcha da maconha e do orgulho gay. Vícios e preferências sexuais são direitos individuais, já meio ambiente é direito coletivo.

    Cadê os pseudos ambientalistas ?….tudo vendido…..o greenpeace onde está ? a liga da justiça onde está ?

    1. Meu amigo ao invés de perguntar pelo greenpeace que não é nem daqui pq não pergunta cadê vc que estava lá que cidadão é vc que fica alheio a um fato tão importante?

      1. Minha amiga, estou há 6.000 km longe de Santarem. Estou num exílio forçado há mais de 20 anos. O motivo desse exílio é que Santarem é dominada pelas elites e as oportunidades são só pros da curriola deles.

        Mas no mês passado estive aí e com quem falei manifestei minha indignação com esse desmatamento. Até abreviei meu retorno, em virtude de quebrar o pau com minha sogra e devido o calor e a poeira insuportável que assolou Santarém.

        De longe, só o que posso fazer é jogar praga nesses ambiciosos. Que a força esteja com a nossa causa !!!

  • Caro amigo Jeso.
    ATÉ O MOMENTO NÃO FOI FALADO QUE O GOVERNO MARIA DO CARMO FOI QUE LIBEROU, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, A CONSTRUÇÃO DO EMPREENDIMENTO, POR QUE SERÁ?
    SERÁ QUE VÃO CULPAR O FUTURO PREFEITO POR ESSE CRIME ECOLÓGICO? O QUE VOCE ACHA?
    Um abraço.

    1. O pior cego é aquele que não quer enxergar. Tu podes ser incluído nesta categoria. Leia o excelente artigodo jornalista Celivaldo Carneiro sobre o tema: Buruti e o cavalo selado. E esse é só um exemplo que desmacara essa tua tese furada e vesga.

  • Ferreira “por qué no te callas?” Da pré história surge você com a ideia que é preciso desmatar para ter desenvolvimento…Você não sabe em que condições as populações nativas das cidades que vc aponta como exemplo de progresso vivem … pergunte aos mundurucus, kayapós e araras, já esteve entre eles, conhece o dia a dia das suas lutas, sabia que o lago do Juá é fonte de alimentos para comunidades ribeirinhas?, há, não! pois estude muito para comentar sobre os povos que “vivem no mato”, mas em harmonia com a floresta.
    fora o progresso empobrecedor!

  • não queremos Buriti
    não queremos por aqui
    Aqui não precisa lotear
    Só precisamos de um cachimbo
    na beira do Juá

    Vai embora desenvolvimento
    Nos deixe sossegar
    fumando nosso cachimbinho
    Na beira do Juá

    Falou mermão!!!!!!!!

  • Este movimento é em vão, bando de pessoas querendo se aproveitar…até a Cristina Caitano querendo fazer marketing kkkkkkk um problema fácil de resolver: Plantar arvores ao lado do lago do Juá. Lava gente deixa Stm progredir.

  • Vamos tomar o que é nosso.

    Já era hora da sociedade se revoltar contra esse empreendimento absurdo que o povão fala que é do “filho do Lula”, alías não interessa quem é o pai, o que estamos assistindo é um verdadeiro assalto a uma área que há seis meses atrás era tratada pelas autoridades do município como: “essencial para os mananciais”;” Juá é patrimônio de santarém”; “Querem transformar em favela a mata verde de santarém, pois é, meus amigos tudo mudou na surdina, as famílias “donas” da terra venderam por um absurdo o que eles falavam que era do povo.
    Lembro que os funcionários da UFPA fizeram uma caminhada pelas ruas de Santarém até chegar a casa de um membro da família Correa e pediram que eles doassem aquela área para a construção da universidade e desenvolvimento científico da região, tudo em vão, os donos que receberam a terra como sesmaria, na época de D. Pedro II, não doaram “o que era seu de direito”.
    Mais tarde, muitos sem tetos acamparam e começaram a construir casas no local, o alarde foi geral, uma parte da imprensa (também primos ricos, veja o sobrenome) chegou a fazer programas especiais para discutir o “problema” que foi resolvido com a expulsão, espancamento e humilhação dos “invasores”.
    Surprendentemente, meses depois aparece um empresa “alienigenea” com uma infraestrutura gigantesca e destrói dia e noite a área, isso tudo, segundo a empresa, dentro da legalidade e com o consentimento da Prefeitura Municipal de Santarém (Arildo Nogueira ex-secretário de Turismo, o senhor sabia disso?).
    Parabéns a juventude de Santarém e movimentos sociais que mostram mais uma vez que o sangue cabano corre nas veias….Chega de escravidão! Chega do poder de mando e desmando das famílias (alguns membros) centenárias de Santarém! Fora os emprrendimentos que só servem ao capital depredatório da dignidade do homem!!
    E viva a juventude e comunitários que ainda têm coragem de lutar por uma Santarém de todos!

  • Muito contundente a manifestação q movimentou o nempreendimento imobiliário na cidade. Sabe, vejo essas pessoas preocupadas com o meio ambiente e defendem suas ideologias com unhas e dentes e isso é muito admirável, porém me entristece porque parecem umn bvando de “doidões q não precisam trabalhar para ganhar o pão dse cada dia. Se precisassem pensariam diferente. Olha só ao ninvés de lutar para acabarem com as obras de implantação do empreendimento imobiliário, por que não propor regras de ocupação das margens do lago do juá? Talvez adaptando o projeto de loteamento para a realidade da região tenhamos aí o único espaço urbano planejado e que respeita o meio ambiente. Poderiam propor q o loteamento seja dotado de sistema de tratamento de esgoto, prteservação do lago e da vpraia ao fundo, manutensão de bosques urbano etc… Parece que qualquer coisa que venha de certa forma trazer desenvolvimento para nossa cidade, os ecobobocas se levantam e logo tentam e conseguem convencer alguns desorientados dos orgaos governamentais a prejudicar o desenvolvimento. Sou contra a deteriorização do lago e da praia, mas soua favor de um projeto que valoriza essa riqueza natural. Gostaria que essas pessoas que estão indignadas com o loteamento fizessem manifestação para obrigar o município a fazer saneam,ento na cidade de Santarém; a assegurar o tratamento dos esgotos da cidade; a recuperarem mos igarapés do Urumari, Irurá…Bderneiros só estão querendo aparecer na mídia. Gostaria que um dos indignados falasse sobre com o a cidade poderia crescer com organização haja vista que santarém só cresce com as invasões, e como poderia um projeto habitacional não desnmatar um único hectare.

    1. Querido vc está confuso. Não tem baderneiros ali, o movimento fou super pacífico, nenhuma ocorrência negativa, uma caminhada até as margens do lago para chamar a atenção da cidade para o problema. Não acabou ali. Vc não entendeu, o que estão pedindo é que as autoridades fucem os documentos e que as irregularidades encontradas sejam tratadas dentro da lei, afinal a lei é para todos!

  • BANDO DE BURROS SEM VISÃO…
    REALMENTE SATARÉM É A CIDADE CARANGUEIJO. ESTE EMPREENDIMENTO NÃO VAI ACABAR COM O JUÁ. O QUE REALMETE ESTA ACABANDO COM O JA SÃO EMPRESAS QUE COLEGAM ESGOTO SANITÁRIO E DESPEJAM NO LAGO, SÃO CASAS QUE EXISTEM LÁ HÁ ANOS, SÃO PESSÃOS QUE JOGAM LIXO NO LOCAL. ESTE EMPREENDIMENTO NÃO SERÁ O CASO, NÃO HAVERÁ ASSOREAMENTO. DEVERIAM AO MENOS CONSULTAR UM ESPECIALISTA, UM GEÓLOGO OU ENGENHEIRO, UMA OPINIÃO MAIS TÉCNICA DO QUE FAZER ESSE BARULHO DESNECESSÁRIO, PQ QUERENDO OU NÃO ESSE EMPREENDIMENTO VAI SER TERMINADO.

    1. Meu amigo pq vc não fez a sua parte como cidadão e denunciou ou fez algum barulho com o que viu de desmandos então? VC É OU NÃO É UM CIDADÃO?

    1. Amigo pelo comentario dá p perceber q não foi nem olhar. Teu chutômetro tá errado. Acessa as redes sociais amigo. Não tente descredibilizar um movimento sério que nasce do povo da cidade.

  • QUERO VER QUANDO OS SANTARENOS TIVEREM MORANDO NO MEIO DO MATO, NO MEITO DA MATA JA VIVEM NÉ? SÓ FALTA O MATO VOLTAR A OCUPAR O LUGAR ONDE FICA AS CASAS DE VOCÊS.
    VOCÊS ATRAPALHAM O PROPRIO DESENVOLVIMENTO DA SUA CIDADE,DEPOIS QUEREM EMPREGO E GERAÇÃO DE RENDA, QUERO SO VER QUANDO TIVEREM MORANDO COM OS ANIMAIS SELVAGENS OU ATE MESMO VOLTANDO A CAÇAR COMO OS HOMENS PRÉ- HISTÓRICOS SIM, POR QUE O QUE PARECE E QUE VOCES QUEREM ISSO ENQUANTO OUTRAS CIDADES DO ESTADO COMO MARABÁ, ANANINDEUA, ALTAMIRA E OUTRAS, ESPERIMENTAM UM DESENVOLVIMENTO MELHOR, SANTAREM CONTINUA ESTAGNADA, PARADA SEM DESENVOLVIMENTO ALGUM.
    ATÉ ITAITUBA VAI PASSAR DE SANTAREM EM TERMOS DE DESENVOLVIMENTO SANTAREM ESTA PERDENDO O PORTO PRA ITAITUBA. ISSO DEIXEM AS OUTRAS CIDADES SE DESENVOLVEREM E FIQUEM COMO VOCES ESTÃO PARADOS!!!!!!!!!!

    1. Cara, acho que você nunca saiu do mato em toda sua vida, por externar tanta ignorância. Santarém, em plena amazônia, é uma das cidades menos arborizados do Brasil e do mundo. São Paulo, com toda a fama que tem de poluída, é cem vezes mais arborizada do que as cidades do norte .

      1. É verdade mas não é por que perdeu várias arvores como nesse caso, que vai ter mais ou menos arvores. Se ficou sensibilizado com a situação e uma ONG fez a tua cabeça começa plantando uma arvore na frente da tua casa, e se não for o suficiente planta em toda cidade, talvez assim Santarém seja mas arborizada que São Paulo. Eu me sensibilizo também, não sou a favor do desmatamento, mas também não sou contra o desenvolvimento da cidade.O que é melhor…
        Gerar empregos para varias pessoas que tem familia e filhos para sustentar ou dar uma arvore para elas comerem e se sustentarem?.
        Ou então que comecem a fazer politicas que unam desenvolvimento á sustentabilidade.
        Não é ignorancia mas censo!

    2. mal sabe escrever esse cidadão.. como esperar que entenda que, pra desenvolver uma cidade, não é preciso acabar com as riquezas naturais..?

      1. Livia, você deve ser professora né? então deve saber que em comentários na internet não é preciso ter “formalidades” no modo que você escreve, voce escreve do jeito que voce quizer salvo se o administrador do site colocar certos limites que impensam voce de escrever seu comentário de letra minuscula ou maiscula. Ninquém aqui quer acabar com as riquezas naturais da cidade, muito pelo contrario, que adianta parar uma obra iniciada por essa empresa que ja desmatou toda uma area imensa como essa?.

  • LATIFÚNDIO DO JUÁ

    Estou falando de TERRA! muita TERRA! pode ir ver!
    Em área urbana e preservada, pra quem não tem, um dia ter.
    Não são metros ou terreninhos,
    São quilometros de TERRA!, todos dentro da cidade.

    Vai até o aeroporto, e nos fundos tem um Lago,
    Esse Lago foi de índio, é chamado de Juá
    Adepois dele tem um Rio, Suas praias são nosso orgulho,
    vive dentro da gente, todo e qualquer pedacinho.

    Poderia ser de Gito, de Maria ou Filomena,
    caberiam vários bairros e arborizadas ruas.
    Um dia o olho gordo, a mão grande, a fome não sei de quê
    Olhou para as TERRAS e disse: Isso vai me pertencer.

    Era amigo irmão da maldade nessa TERRA de bem querer
    Logo forjou-se tudo para a posse requerer
    Hoje o povo olha a TERRA, querendo um pedaço ter
    Olho Grande inventa truque pra nela permanecer.

    escrito dois anos atrás, quando o terreno foi ocupado pelos sem teto e e os que se dizem donos da terra lançaram o factóide “Complexo Alter do Chão”. Na ocasião denunciei a manobra e previ que em um futuro bem próximo poderia se tornar um loteamento. dito e feito.

  • Uma coisa me chamou a atenção,nenhum manifestante mora da Silva Jardim via Juá,todos moram da Silva Jardim via centro
    E fácil de identificar na foto um manifestante travestido de indio com cocar sendo que veste uma camisa zump e um tenis rebok, outros manifestantes tem em seu estilo de aaaa que barato…que legal….olha o por do sol…falou….é isso ai bicho..

    1. Kara de … qualquer pessoa coloca o adereço q quiser, brinco, cocar, saia, blusa de marca ou sem marca. Qual o problema? Tanta gente usa marca falsa. Que pensamento idiota.

    2. É isso Kara de pnto! Já reparei tb que qdo o assunto é impacto ambiental, meio ambiente, ou qualker outra coisa sob essa temática são sempre as mesmas caras: Os pseudoíndios, os pseudoambientalistas vinculados direta ou indiretamente a alguma ONG & Maconha Ltda., pseudohippies ou vinculados à igreja católica. Nada contra os católicos ou qualquer um desses “pseudoalgumacoisa”. O que me irrita, é a hipocrisia dessa gente! Afinal, onde eles estavam na hora que que começaram a derrubar as primeiras árvores? estavam dormindo? Eita povinho pra gostar de aparecer viu! No fim das contas, depois de fazerem barulho, todos esses estarão morando nessa área ou comendo churrasco no chá de casa nova de algum parente vai morar lá daqui ha um tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *