Barcarena é um dos municípios que mais cresce no Pará. Com 126.650 habitantes segundo o Censo 2022 do IBGE, um aumento de 26,83% em relação a 2010, a cidade tem um dos portos mais importantes do estado.
O prefeito Renato Ogawa (PP), candidato à reeleição, vinha desgastado junto a opinião pública, mas nos últimos meses tem executado um volumoso pacote de obras, sobretudo de pavimentação. Com a máquina da prefeitura sob controle, se torna um forte postulante.
Tem o apoio do irmão, deputado Lu Ogawa (PP), e uma boa amizade com o governador Helder Barbalho (MDB), que o tem ajudado.
Oponente contundente
— ARTIGOS RELACIONADOS
Exercendo seu sexto mandato como vereador, Luiz Leão (Podemos) está disposto a disputar a Prefeitura de Barcarena o ano que vem. Ele tem adotado uma postura de oposição muito contundente em relação ao prefeito Ogawa.
Parlamentar dos mais atuantes no município, foca seu mandato em ações que beneficiem as comunidades, sobretudo nas áreas de educação, saúde, qualificação de mão de obra e serviços para os moradores das várias ilhas que existem no município.
Ele conta com o apoio do senador Beto Faro (PT) na sua pretensão.
Provável destino
Como o Podemos saiu do comando do deputado Igor Normando para o do senador Zequinha Marinho, Luiz Leão deve mudar de partido para disputar a prefeitura. O destino mais provável é o PT, que tem forte simpatia em Barcarena, onde o presidente Lula obteve quase 65% dos votos em 2022.
O empresário Waldimir Viana, ligado ao ex-senador Paulo Rocha, tem pretensão de ser candidato pelo PT, mas deve prevalecer a vontade do senador Beto Faro, que aposta em Luiz Leão.
Comenta-se na cidade que, se decidisse lançar sua candidatura, a atual vice, Cristina Vilaça, viúva do ex-prefeito Antonio Carlos Vilaça, seria um forte nome para a disputa.
Com um perfil cauteloso e ainda se ambientando no meio político, a tendência é que permaneça como vice de Renato Ogawa.
Dispostos a disputar correm por fora os nomes do Pastor Medeiros e da empresária Cláudia Fiuza (PSD), que disputou o último pleito, mas abocanhou apenas 1,63% dos votos.
Mudo
A dúvida em Barcarena fica por conta da posição que será adotada pelo grupo do ex-prefeito Laurivalzinho Cunha e sua irmã, deputada Ana Cunha (PSDB). Eles comandaram o município por muitos anos e foram derrotados por Ogawa, quando Ana ficou em terceiro lugar na disputa.
O empresário Luís da Sucesso, que ficou em segundo lugar, também anda mudo após enfrentar problemas de saúde.
Especulações dão conta que ambos, que tiveram votação muito próxima em 2020, podem se unir num grande bloco de oposição ao prefeito. Mas como em política tudo é possível, convém esperar.
João Salame
É jornalista, ex-deputado estadual, ex-prefeito de Marabá, onde nasceu. Tem 61 anos e é o editor-chefe do site Opinião em Pauta, onde o artigo acima foi publicado originalmente. Ele pode ser encontrado também no…
— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário