Capitão Poço e as costuras políticas para 2024. Por João Salame

Publicado em por em Política

Capitão Poço e as costuras políticas para 2024. Por João Salame
Deputada Diana Belo, deputado Erick Monteiro e o prefeito João Tonheiro: articulações políticas para 2024 em Capitão Poço. Foto montagem: JC

Segundo o Censo do IBGE de 2022, o município de Capitão Poço, localizado no nordeste paraense, tem uma população de 56.332 habitantes. Um aumento de 8,55% em relação ao Censo de 2010. O prefeito João Tonheiro (PL) já foi reeleito e tem bons índices de aceitação.

Comenta-se que ele pretende lançar sua sobrinha, a médica veterinária Naelly Tonheiro, para sua sucessão. Ela é filha do deputado Antonio Tonheiro (PP) e lidera alguns levantamentos que estão sendo feitos através de pesquisas.

No entanto, advogados renomados do estado na área eleitoral garantem que Naelly não poderá ser candidata, por ter parentesco de segundo grau com o prefeito.

A se confirmar essa hipótese, a principal opção para o grupo que está no poder seria lançar a candidatura do atual vice-prefeito, Marcio Fukuda (MDB), empresário no ramo da agricultura, da influente comunidade japonesa, mas que não tem a mesma popularidade de um candidato que carregue o sobrenome Tonheiro.

Nome forte

A pergunta é quem será o candidato de oposição em Capitão Poço. O ex-prefeito e ex-deputado Raimundo Belo, esposo da deputada Diana Belo (MDB), também convive com problemas de inelegibilidade, mas é o principal representante do grupo que ao longo dos últimos anos disputa o poder local com os Tonheiro.

Outro nome que surge forte é o do deputado estadual Erick Monteiro (PSDB). Apesar de ter feito carreira política em Ananindeua, onde foi vice-prefeito, é filho de Capitão Poço. Comenta-se a possibilidade da união dos dois para a disputa do pleito.

João Salame

É jornalista, ex-deputado estadual, ex-prefeito de Marabá, onde nasceu. Tem 61 anos e é o editor-chefe do site Opinião em Pauta, onde o artigo acima foi publicado originalmente. Ele pode ser encontrado também no…

— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *