
O juiz eleitoral Emílio Migliano Neto, de São Paulo, condenou o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio a pagar multa de R$ 15 mil por divulgação de notícias falsas contra Guilherme Boulos (PSOL), então candidato à prefeitura de São Paulo em 2020, informa O Globo.
O blogueiro ainda pode recorrer da decisão.
No material, o blogueiro acusava Boulos de usar empresas fantasmas na produção de vídeos para a campanha eleitoral. Eustáquio sustentava que as firmas eram de fachada porque não encontrou funcionários no endereço registrado na Receita Federal, o que, segundo o magistrado, não é prova suficiente para sustentar tal acusação.
O vídeo foi publicado por Eustáquio na manhã do dia 11 de novembro, quando o jornal Folha de S. Paulo e o portal UOL promoviam um debate com os candidatos à Prefeitura de São Paulo.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Poucos minutos depois de o material entrar no ar, o então candidato Celso Russomanno, que estava sem acesso a celular, utilizou as informações veiculadas no Youtube de Eustáquio para acusar Boulos de contratar empresas fantasmas.
Na ocasião, o vídeo também foi compartilhado pela página no Facebook do Aliança pelo Brasil, partido que o presidente Jair Bolsonaro tenta tirar do papel.
Juiz: “Sensacionalista e agressiva”
Russomanno era o então candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro. Simpatizante do presidente, Eustáquio é um dos blogueiros mais influentes nas redes sociais do espectro político de extrema direita.
No despacho, o magistrado escreveu que “ainda que as empresas contratadas não se encontrem instaladas no endereço de domicílio legal indicado “não é possível concluir que os crimes denunciados” por Eustáquio estejam em curso.
Para o magistrado, o blogueiro tentou usar a liberdade de expressão para divulgar informações de forma “sensacionalista e agressiva” e sem ‘lastro na verdade’.
“O representado (Eustáquio) não trouxe nenhum outro elemento para demonstrar que os serviços não foram prestados, sugere de forma precipitada e descomprometida com a verdade que o então candidato Boulos estaria desviando dinheiro público”, escreveu o juiz eleitoral Emílio Migliano Neto.
Ao ser questionado sobre o assunto logo após o debate, Russomanno alegou que se informou sobre as acusações contra Boulos por meio de assessores que tinham acesso as redes sociais.
A reportagem ainda não conseguiu contato com a defesa de Eustáquio.
Leia a íntegra dessa matéria neste link (assinantes).
LEIA também: Ministério Público processa rádio e 2 radialistas por discurso de ódio contra indígenas
ASSIM NÉ PAPAI!!! UM CARA DESSE DIFICILMENTE PUBLICARIA TAL FAKE SEM QUE ANTES NÃO TIVESSE FATURADO UNS R $ 5 MILHÕES. SÓ A JUSTISSSA BRAZUCA ACHA QUE MERA BRNCANDEIRA