Merenda não chega aos alunos, denuncia leitor

Publicado em por em Educação e Cultura, Política

O leitor e professor José de Alencar Godinho Guimarães denuncia: a única escola estadual em Mojuí dos Campos, Fernando Guilhon, não recebe merenda escolar desde o início do ano letivo.

Merenda escolarA merenda escolar, explica Godinho, é o almoço de grande parte dos alunos, oriundos da zona rural do município.

Abaixo, a íntegra da denúncia:

Prezado Jeso,

Sou servidor da Escola Estadual Fernando Guilhon, situada no novo município de Mojuí dos Campos, sendo esta a única escola da rede estadual neste município, e que atende uma clientela oriunda das comunidades rurais no turno da tarde. Portanto, esses alunos saem cedo de casa e dependem, como refeição, da merenda escolar, que neste ano letivo de 2013 ainda não foi entregue nenhuma vez nesta escola.

Ora, se antes as críticas eram ferrenhas ao governo anterior (PT) quando à questão da merenda escolar, pois era o município quem abastecia a rede estadual, por que então até o momento nenhuma atitude foi feita para resolver tão grave problema?

Se antes a merenda não atendia, em qualidade e variedade, como afirmavam os opositores, hoje não temos nem sequer o mínimo para oferecer aos alunos do campo. Um problema que certamente acarretará em desistência de muitos alunos, pois esta refeição, para esta realidade de Mojuí dos Campos, é um atrativo indispensável para que a rotina escolar possa seguir sem alterações.

Não estamos pedindo demais, estamos apenas pedindo aquilo que é garantido em lei e que o governo federal assegura com verba repassada aos estados e municípios. Nossos jovens da Escola Fernando Guilhon merecem um tratamento respeitoso e que seus direitos sejam garantidos por qualquer governo independente das siglas partidárias.


Publicado por:

20 Responses to Merenda não chega aos alunos, denuncia leitor

  • Querido Marcos Paulo, você deveria ver a real situação do município e de seu Governante, com certeza você desconhece o município e sequer tem conhecimento dos fatos ocorridos no mesmo, como o Jeso esclareceu anteriormente, a responsabilidade da distribuição da merenda escolar da referida escola é da Prefeitura de Santarém, e não de Mojuí, e mais, pelo que percebi você procura analisar a estética da Prefeitura e não o pensamento do Gestor, o importante é a ação e os trabalhos apresentados (desconhecidos por você), e não “mais” uma dívida de aluguel para o município, de que adiantaria ter um prédio grande e decente (como você falou), e não ter manutenção nos ramais, melhorias na saúde e educação? Dívidas inoportunas não resolve nada, absolutamente nada, tenha certeza. E mais, não é do meu conhecimento a falta de merenda escolar dentro da Sede do município de Mojuí dos Campos. Examine seu pensamento.

  • SERÁ SE É DESSA FORMA Q ESTA MESMO OCORRENDO?ALGUEM JA FOI LA SEMED VERIFICAR SE REALMENTE A MERENDA NÃO FOI ENTREGUE A ESSA ESCOLA?PQ PARA ESCREVER CARTA BASTA SER ALFABETIZADO,PARA FALAR BASTA OUVIR E TER BOCA.SE A SEMED ENTREGOU ESSA MERENDA TEM ALGUM DOCUMENTO LA Q ELA SE RESPALDE COM CERTEZA.ALGUEM JA FOI VERIFICAR ISSO LA?.MORO PROXIMO A SEMED E SEMPRE VEJO PESSOAS SAINDO DE LA COM MATERIAIS E PELO Q POSSO DEDUZIR SÃO DIRETORES DE ESCOLAS.E POR AI TIRO Q ESSES SIM ESTÃO PREOCUPADOS COM SEUS ALUNOS,PQ EM VEZ DE ESTAREM FAZENDO FAZENDO BRIGAS DESNECESSARIAS ESTÃO ATRAS DA MERENDA DOS SEUS ALUNOS.ESSE PROFESSOR AGORA PERGUNTO EU,ELE JA FOI LA VER SE TEM MERENDA?ENFIM,FALAR É FACIL.

    1. A denúncia do professor foi comprovado pelo próprio prefeito de Mojuí dos Campos, Jailson Costa. Portanto, é real; portanto, verídica sim.

      1. SIM JESO,O PREFEITO DO MOJUI CONFIRMOU MAIS O Q PERGUNTEI FOI:O PROFESSOR FOI ATE A SEMED INFOMA´-LOS DE Q NÃO HAVIA MAIS MERENDA NA ESCOLA DA QUAL ELE TOMA DE CONTA?É AQUI NA CIDADE Q ELE TEM Q VIR E NÃO BATER NA PORTA DA PREFEITURA DE LA.
        COMO EU DISSE,QUEM TEM BOCA FALA O Q QUER,PODEM TE DITO Q NÃO HAVIA ,AI ELE ACREDITOU E FEZ LOGO ESSE ESTARDALHAÇO ACHANDO Q ASSIM A MERENDA IRIA CHEGAR.ELE ESTA MAIS PREOCUPADO EM APARECER DO Q IR ATRAS DE COMIDA PARA AS CRIANÇAS DA ESCOLA DA QUAL É DIRETOR,POIS SE FIZESSE COMO TANTOS Q VEJO DAQUI DE CASA IR ATE A SEMED E DE LA SAIR COM ALIMENTOS COM CERTEZA TERIA MERENDA NA ESCOLA DE MOJUÍ.

  • Se uma Escola do Estado já está sem merenda no Mojuí, imagina as outras Escolas de Santarém tanto do Estado como o do Municipio, tudo isso é a falta de competência, mas me falaram que agora tem uma pessoa que resolve tudo no Setor da Merenda

  • Jeso, sem contestar o direito dos alunos à merenda escolar, nao entendi o posicionamento do professor quanto à competência em distribuir a merenda : É o prefeito do Município de Santarém que tem a obrigação de distribuir a merenda escolar de uma escola do Estado localizada em outro Minicipio? Acho que nao, mas posso estar errada. Só nao entendo porque. Seria o caso de distribuir também pra Belterra, Juriti…..:É isso mesmo?

    1. Gisele, esse serviço ainda não foi repassado pela Prefeitura de Santarém à Prefeitura de Mojuí os Campos.

      1. Mesmo sendo a escola do ESTADO é a prefeitura que repassa? Pensei que fosse a Secretaria Estadual.

        1. Gisele, a merenda escolar é municipalizada. Ou seja, o Estado repassou essa competência ao Município. Desse modo, cabe a ele fazer a distribuição da merenda.

          1. Essa escola é de ensino fundamental, e só foi municipalizada este ano de 2013 a alimentação escolar destes alunos, pois no ano de 2012 era competencia do estado e o ano letivo de 2012 entrou em janeiro e fevereiro de 2013, por conta das greves, que isso fique bem claro.

    2. É simples, o professor é filiado ao PT, tendo ou não razão, ele vai continuar criticando o governo que derrubou os desmandos do partido que ele faz parte. Porém, “se” o que o professor denuncia for verdade, outras vozes deverão se aliar a ele nesta reivindicação…..

      1. Joshua, a denúncia é verdadeira. Isso é que importa. Inclusive, confirmada ao blog ontem à noite pelo prefeito de Mojuí dos Campos. Qto à filiação do professor, isso é irrelevante.

  • Não me referi em momento algum ao prefeito de Mojuí dos Campos, mas sim ao prefeito de Sanatarém que é quem é responsável pela merenda da rede estadual, pois escola mencionada é da rede estadual.

  • Infelizmente, essa é a primeira de muitas denúncias que já começam a “pipocar” na administração de VON. Já há reclamações em escolas municipais da área urbana de Stm. Agora, imagine a situação de crianças que estudam em comunidades afastadas da área urbana do município. Coitada de nossas crianças

  • Kd os vereadores do pt, se venderam? Pq ficam calados enquanto as crianças passam fome?? Accordaaaaa pedrão.

  • Meu caro o Prefeito jailson, não alugou nem um prédio decente Pra servir de prefeitura. Imagina dar merenda Pras crianças. Te oriento a ir até o ministério público e fazer tal denuncia, só assim ele irá conseguir botar merenda na escola. Recado dado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *