Para oferecer atendimento médico às pessoas com alguma limitação e que não podem se deslocar até uma unidade de saúde, a Prefeitura de Mojuí dos Campos (PA) implantou o serviço de atendimento domiciliar.
O serviço é ofertado principalmente para pacientes acamados, idosos, cadeirantes ou quem tem sequelas por conta de AVC ou covid-19, por exemplo.
A iniciativa da gestão Marco Antônio Lima (MDB) beneficia quem mora na zona urbana. Mas logo será ampliada para a zona rural, que inclui a população que vive na região de rios.
A equipe de atendimento domiciliar é formada por médico, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde, além de fisioterapeuta e assistente social. Para receber o atendimento, o responsável pelo paciente deve procurar uma unidade de saúde mais próxima e solicitar avaliação da equipe multiprofissional.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Depois, é realizada a visita domiciliar e o atendimento, conforme a prioridade e a necessidade de cada usuário.
Avanço significativo
“Essa também é uma ação de promoção à saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação. Permite uma aproximação eficiente da equipe de saúde junto aos pacientes, que, por alguma condição, não consegue chegar ou mesmo se deslocar às unidades de saúde. É mais um avanço significativo na saúde, na gestão do nosso prefeito Marco Antônio”, explica o secretário municipal de Saúde, Glayton Rodrigues.
“Além dos médicos que já fazem o atendimento nas nossas unidades, temos agora um médico indo na casa do paciente que não pode se deslocar até a unidade de saúde por alguma limitação”, destaca o prefeito.
“Tem toda uma equipe envolvida no atendimento. É um serviço importante, humanizado, um avanço para a saúde do nosso município, mais qualidade de vida para as pessoas que mais precisam. A saúde também é prioridade no meu governo”, ressalta.
Com informações e fotos da Ascom/Prefeitura de Mojuí dos Campos
Deixe um comentário