MP quer convocação de concursados do HRBA

Publicado em por em Concurso, Política

Hospital Regional do Baixo Amazonas

O MP (Ministério Público) do Pará em Santarém ingressou com ação civil pública contra o Estado do Pará, com pedido liminar para que o governo seja obrigado a convocar os aprovados no concurso público realizado em 2007, para preenchimento de cargos no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).

A ação foi recebida na 8ª Vara Cível de Santarém.

No pedido liminar, o MP requer que a justiça ordene o governador Simão Jatene para, em 20 dias, a partir da notificação, convoque todos os aprovados no concurso público n° 131. Caso a liminar seja concedida, sugere multa diária e pessoal no valor de R$ 10 mil, em caso de descumprimento.

O concurso público citado pela ACP foi lançado em 2007 pela Sead (Secretaria de Estado de Administração), para preencher 1.761 cargos de nível superior, médio e fundamental da Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública) para vários municípios do Pará, sendo 439 vagas destinadas exclusivamente ao HRBA.

O resultado do concurso foi divulgado em junho de 2008. O concurso ocorreu de forma legal e sem vícios, de acordo com o MP. Porém, as nomeações não ocorreram, mesmo com a aprovação de candidatos legitimados e qualificados para os níveis médio, fundamental e superior para exercerem suas funções no hospital, sendo realizadas outras formas de contratação para o funcionamento da unidade.

Leia mais MP ingressa com ação para garantir nomeação de concursados no hospital regional.

Leia também:
TJ mantém indisponível os bens de Lira Maia.


Publicado por:

8 Responses to MP quer convocação de concursados do HRBA

  • Queremos uma Organização Social administrando Hospitais: Municipal de Santarém, Sagrada Família ( APESAR DE HOSPITAL CATÓLICO É PESSIMAMENTE ADMINISTRADO, MORMENTE AO ATENDIMENTOS AOS PACIENTES DO SUS ). ACHO QUE EM POUCO TEMPO TOMARIAM ASPECTO DE HOSPITAIS DE ALTO PADRÃO E PRESTARIAM UM MELHOR SERVIÇO À POPULAÇÃO SANTARENA.O tempo encarregar-se-á de mostrar que as OS são importantissimas para elevar o padrão das instituições por elas administradas ,carreando-as para receberem titulos como aconteceu recentemente com o HOSPITAL REGIONAL DR WALDEMAR PENA, ACREDITAÇÃO NIVEL I DE ALTO CONCEITO NACIONAL.ESTAMOS TODOS DE PARABÉNS, GOSTARIA DE ELOGIAR , FUTURAMENTE OS HOSPITAIS MUNICIPAL E O “SANTO” SÃO CAMILO”.

  • A desrespeito com os aprovados e parte do sistema eleitoreiro em conjunto do o neloliberalismo do estado minimo, so pra britanico ver. Caros irternaltas, vou dizer quanto custa o aluguel de uma ford ranger do CPC $R 12.000,00 por mes, quantos carros alugados existem no parazinho, e com as contrataçoes o que ha por tras? quem tira vantagem com as contrataçoes? Efetivar concursados nao da retorno pro bolso deles, so dor de cabeça e greve.

  • M.P …. se concentre o H.Municipal ……..
    O Hospital Regional vai BEM …. muito BEM … acabou de ser Acreditado .
    Instalações limpas , melhores salários que a media em Santarem , bom atendimento
    Tem que implantar esse sistema de gestão para administrar o Municipal .

    1. Hospital municipal e a saúde em Santarém está falida, principalmente depois que vimos aquelas inspeões na midia, mas uma coisa não exclui a outra, deve também buscar a moralidade na contratação dos médicos que vão trabalhar no regional e não somente os bem relacionados. Em Santarém se tivermos mais de um ortopedistas quem vai trabalhar lá, o bem relacionado ou o que não tem contato? Quem determina o valor do salário do médico? Nada contra médico receber bem, mas estamos falando de dinheiro público, é preciso mais esclarecimento da forma que o nosso dinheiro está sendo empregado.

  • Tenho certeza absoluta de que os serviços oferecidos pelo HRBA cairão enormente de padrão e seu quadro clínico não será completado se o HR Dr Valdemar Pena for administrado pelo Estado, muitos especialistas deverão sair da cidade pelo seguinte motivo: salários pagos pelo Estado é baixissimo .Conheço hospitais públicos, no Rio de Janeiro, carentes de profissionais Médicos, principalmente, e não atrai ninguém para trabalhar mormente pelos baixissimos salários. Tenho a certeza de que o Estado faria grande justiça aos concursados se os contratasse para outros setores da máquina estadual, principalmente da saúde, não se pode dizer que os concurdados não tenham direito, deverão ser contratados sim e já….

  • O fato é que se o Estado do Pará não chamar os concursados aprovados no concurso está desrespeitando entendimento do Supremo Tribunal Federal, quando decidiu que os aprovados possuem direito a vaga. Outra situação é a vergonha de haver uma OS Pró Saúde que escolhe bem quer para trabalhar no Hospital Regional que é público. Quem pode afirmar que os médicos que estão lá são os melhores que a cidade pode oferecer, porque a escolha não é clara, não se sabe quem contrata e por que contrata. Faço votos do pedido por Ana Maria, puliquem os valores desses contratos e quem são os médicos que prestam serviço no Hospital Regional, não ficaria surpresa se os médicos beneficiados são os amigos da corte, inclusive um que é irmão de uma vereadora na cidade.

  • Blog do Jeso faça um favor a sociedade: divulgue esses contratos que a OS Pró Saúde celebrou com essas empresas médicas, pois tenho ouvido que tem contrato de valor bem alto. Se for verdade é uma afronta ao que oferecem aos servidores concursados. Mais vergonhoso é que todo o hospital regional vem de dinheiro público e passa para uma organização que se diz sem fins lucrativos administrar e contratar, tudo em prejuízo dos aprovados no concurso. Sou irmã de aprovada nesse concurso e convivo com a aflição da minha irmã, pois passou e nada até agora. Deus seja louvado. Obrigado Ministério Público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *