por Tibério Allogio (*)
Difícil lembrar de convenções partidárias tão conturbadas e indefinidas como as que foram realizadas para o pleito eleitoral municipal. Definições de candidatos, chapas e coligações, atravessaram as convenções e se arrastaram em negociações convulsas até o último minuto útil. A própria chapa majoritária da coligação petista, só foi definida na véspera da expiração do prazo legal,
Foram “madrugadas” de “acertos”, “brigas” e “traições”, com direito a todo tipo de surpresas e a maior delas: a candidatura pelo PT da professora Lucineide Pinheiro, realmente surpreendeu todo mundo.
A aliança do PT-PMDB não vingou, os barbalhistas queriam a cabeça de chapa a qualquer custo, chegaram até substituir Antônio Rocha com um nome mais “digerível”, mas mesmo assim o PT recusou. Enquanto isso, os demo-tucanos engordavam sua coligação, faturando no finalzinho PSB e PV.
— ARTIGOS RELACIONADOS
O resultado final do pós convenções foi o esfarelamento da base política que havia levado o PT de Maria do Carmo a uma fácil reeleição. A coligação petista, mesmo mantendo 12 partidos, perdeu consistência. O desfalque do PMDB e a traição de PSB e PV enfraqueceu objetivamente a hegemonia política petista.
Ainda assim, contará com a imagem poderosa de Lula e Dilma e da aliança com o Governo Federal, mas não gozará do apoio da maquina político-financeira do Governo do Estado, agora nas mãos tacanhas do tucano Simão Jatene.
Um fator este que deu novo folego à oposição demo-tucana, que ao desagregar o PMDB do PT e reagregar antigos aliados como o PSB e o PV, conseguiu sair fortalecida no plano local.
O PMDB, por não ter conseguido atrair força política nenhuma, seguirá sozinho, no modelo já experimentado com Domingos Juvenil. Ou seja, os barbalhistas voltam ao leilão, devendo embarcar no navio de quem vencer a eleição.
A própria presença na disputa de “micro terceiras vias” como a do PSOL e do PSC será meramente decorativa, fatalmente destinados a sucumbir por falta de base social, de tempo e de recursos.
Enfim, ainda na maldição de um turno só, gostando ou não, mais uma vez Santarém vivenciará uma eleição extremamente polarizada, e na qual, os blocos petista e demo-tucanos se enfrentarão até o último voto.
Tudo como dantes então? Nada disso ! Temos os candidatos na parada.
Com os candidatos já escolhidos, toda a movimentação política descrita acima já não vale mais. Valeu pelas articulações e coligações adquiridas, pela garantia dos recursos de campanha, pelo tempo na televisão. Mas agora, o que vale mesmo é a construção da imagem e do discurso do candidato, capaz de envolver e conquistar o eleitorado.
A professora Lucineide é a grande novidade dessa eleição. Anteriormente anunciada como candidata a vereadora, tornou-se a maior sensação ao despontar como candidata surpresa à sucessão municipal.
Com ela, o PT arriscou na aposta de mais uma mulher de temperamento, daquelas com histórico de ação social e política, que não leva desaforo pra casa, como a própria historia de Lucineide.
Mas Lucineide é uma candidata ainda pouco conhecida no corpo eleitoral santareno. Nunca disputou uma eleição, e seu maior desafio será uma corrida contra o tempo para entrar no imaginário popular, por isso sua caminhada começa na subida.
À frente da Secretaria de Educação, foi capaz de promover uma revolução na educação municipal, sem dúvida nenhuma o maior destaque do governo Maria do Carmo.
Agora, na posição de candidata, Lucineide terá o desafio de construir uma imagem que saiba valorizar sua experiência educacional, mas escapando da tentação de “candidata de uma nota só”. Uma boa gestora educacional, que agora quer tornar uma “grande gestora municipal”.
Por isso, Lucineide deverá vir com uma proposta de “radicalização das “mudanças” iniciadas na gestão Maria do Carmo, apostando na comparação dos resultados obtidos nos seus governos com os de seu antecessor e oponente Alexandre Von.
Alexandre Von já não é nenhuma novidade. Ele é um velho conhecido do eleitor santareno. Já concorreu (derrotado) à prefeitura. Foi vereador, secretário e vice-prefeito nas desastradas gestões de Lira Maia.
Por isso, sua posição na largada é muito mais confortável a da Lucineide.
Mas Von tem dois problemas que podem tornar seu “sonho” em mais um “pesadelo”.
Por ter sido “gregário politico” a vida toda, ainda depende de “padrinhos” para ter chances de se eleger prefeito. Ou seja, precisa do apoio da máquina do Governo do Estado e dos votos de Lira Maia.
Mas como candidato de Simão Jatene, sofrerá o desgaste da imagem do governador, reconhecidamente identificado como o carrasco do sonho de emancipação do Tapajós.
Como candidato de Lira Maia, sofrerá os desgastes com seus desastrados governos, sinônimos de desvio de recursos e corrupção, dos quais foi coadjuvante.
Por isso, Von terá o desafio de “reconstruir” uma nova imagem, tentando se deslocar longe da figura pesada dos seus padrinhos. Para tanto parece propenso em trocar de roupa e querer usar uma maquiagem “verde”.
A própria denominação de sua coligação “Santarém Sustentável” aponta para esse caminho. Ademais, vive elogiando o ambientalismo jatenico dos “Municípios Verdes”. Onde madeireiros e agropecuaristas, depois de ter acabado com os recursos florestais, se apesentam agora, como paladinos da reposição ambiental no estado do Pará.
Mas isso vingará ?
Será possível Alexandre Von conseguir dissociar sua imagem do ruralista Lira Maia? Aquele que votou a favor do Código Florestal? Que votou contra a PEC do Trabalho Escravo? Que quando prefeito perseguiu os movimentos sociais e ambientais? Que tentou inviabilizar a criação da Resex Tapajós/Arapiuns?
Será possível Alexandre Von dissociar sua imagem do governador do Parazinho, o perseguidor e explorador da região do Tapajós?
Em outra palavras, conseguirá Alexandre Von se apresentar como candidato, forte, autônomo, e não mais um mero gregário?
A conferir.
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – — – – – – – – – – –
* Sociólogo, reside em Santarém. Escreve regularmente neste blog.
O proximo Prefeito de Santarem se chama Rubson Santana do PSC.
Nesses dezesseis anos de disputas familiares, oligárquicas, de “grupinhos”, Santarém mais perdeu do que avançou. Dois fatos são bem simbólicos na periferia: com Lira Maia os urubus marcavam presença, pelos inúmeros dias sem coleta de lixo; com Maria do Carmo, o maldito barro vermelho (que não sai com o mais poderoso detergente) é a poeira nociva do verão e o atoleiro sem tamanho da fase chuvosa. Ah, a Saúde? Sucateada com um, fake com a outra. A prefeitura foi o quintal para ambos. E a questão ambiental? A sustentabilidade? Invasões, desmatamentos, crescimento desordenado. Ambos foram, no mínimo, omissos, quando tinham o dever legal de agir. Embelezamento urbano, só em torno do próprio umbigo. E os cemitérios superlotados? O povo santareno tem de mostrar que é formado de pessoas corajosas, conscientes de que se deve escolher alguém profissional e ético, não as duas velhas politicagens, com seus velhos sanguessugas do velho fisiologismo. Se temos outras opções, vamos mudar. Coragem!!! Santarém.
“o amigo Santareno – Com Você”, falou tudo Tibério…. Você está definindo a eleição de santarém.. guarde o que vou lhe falar: Quer votar num candidato que olha o rico e o pobre?VOTA ZÉ MARIA….. Mas se quer votar num candidato humilde: VOTA TAPAJÓS……Mas se queres votar num candidato que conhece as comunidades praticamente de toda santarém: VOTA JOSE MARIA TAPAJÓS……Mas se quer votar no candidato transparente, verdadeiro, batalhador, santareno, a favor do sim, que recebe seus eleitores e não eleitores em seu gabinete sempre com muita atenção, que pisa nas enchentes, e que vai ao problema: SÓ TE DIGO QUE TEMOS UM NOME: ZÉ MARIA+ JOSÉ MARIA TAPAJÓS+ TAPAJÓS+ 15= DESENVOLVIMENTO PARA SANTARÉM
Observador
O Zé Maria está mais para TapraVon que para Tapajós….
É candidato de aluguel.
Tiberio Alloggio
Vamos nos a maiorias dos Eleitores de Santarém no dia da Eleição, ou seja 7 de Outubro de 2012 escrever na hora certa o Sim e Sim para Lucineide,,,,, e para o candidatinho do Jatene, (O A – Leixadão) Escrevemos o Não e Não, e da mesma forma vamos fazer para o candidato do (A abambalhados), O Não e Não.
Eu só Lucineide é a melhor, não tem nem comparação.
Traduzindo:
Eu? só, Lucineide é a melhor não… tem nem comparação!
Falar de politica com parcialidade é o minimo esdruxulo.
Tibério, até gosto de uma parte de seus comentários, mas neste, em questão, voaste demais.
Devo concordar que as convenções foram as mais divertidas dos ultimos anos. Ninguém imaginaria que o PT fosse passar a perna no candidato dos “caciques” no apagar das luzes. Que partidos com seus vereadores que se beneficiaram de uma maneira grotesca de Maria, fossem traí-la no final. Que coisa.
Lucineide e Von trazem consigo duas sombras maléficas, que são seus vices e seus antecessores. Von tem um agravante por está ao lado de Jatene e Helenilson, os VERDADEIROS CARRASCOS sim do sonho do Tapajós.
O PT ao meu vê perdeu todas as chances de se perpetua na prefeitura quando sua ganância não permitiu a coligação com PMDB.
Sinceramente, o PMDB, está mais que na hora de assumir nossa cidade, mas enquanto continuar como a figura de uma menina do “Bataclã” não sairá deste marasmo.
José Maria é um bom nome, será, juntamente com Márcio Pinto, a válvula de escape dos ‘chateados’.
Mas em politica tudo pode acontecer e muita água ainda rolará por debaixo deste rio.
Sempre votei Maria, sempre votei PT, mas este ano não sei. Talvez tenha de ir para o Zé, pois Von, é ruim e Lucineide arrogante,
Neste relato foi falado os nomes de: Lira Maia, Von, Lucineide, Lula, Dilma Jatene, Antonio Rocha, porem, nao foi mencionado o nome de OSMANDO FIGUEREDO, a pessoa que tambem representa o pior de todos os politicos da regiao, e a pessoa que vai fazer eu nao votar no PT. Voto no Von.
PTiberio, tiveste nos comentarios um aperitivo do que serao as eleicoes pro teu partido. Alianca com Maluf, arrocho com o funcionalismo, mensalao, perda de aliados, crise mundial… Bye, bye, PT!
FORA JATENE, O ALGOZ DOS SONHOS DOS TAPAJOARAS. FORA VON E SUA TRUPE. FORA A TRUCULÊNCIA. QUE VENÇA A SAPICIÊNCIA.
Marque a alternativa correta:
a) a Maria não vai muito bem com a luluzinha da SEMED, e vice versa.
b) a Maria nunca foi da turma do caPeTa.
c) a Maria nunca foi a favor do estado do tapajós e a Luluzinha nunca se manifestou.
d) o titibério tá apavorado o leite tá secando nas tetas da vaca leiteira
e) a Luluzinha da SEMED se queimou com o vice Bruno Pralá.
f) todas as alternativas estão corretas
Obs. Porque o titiberio não falou nos vices?
SENHOR TIBERIO, ACHO QUE O SR, SO LEMBRA DO QUE LHE INTERESSA, DIZER QUE DILMA E LULA PODEM AJUDAR A CANDIDATA DO PT??? VOU LEMBRA-LO DE UMA COISINHA DA ULTIMA ELEIÇÃO, O SERRA DEU UM PAU NA DONA DILMA! ISSO SEM NINGUEM PEDIR VOTOS P ELE!! LEMBRA? ENQUANTO ISSO, TODOS OS PTISTAS PEDINDO VOTOS P DILMA!! ACORDA !!
Caramba!.Pelos comentários o Tibério e Lucineide estão unanimidade.
viva a democracia e o povo santareno!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!r
Trata-se de um amontoado inócuo de palavras; juntadas apenas com o intuito deletério e infesto de cultivar o laço econômico-visceral, também conhecido como puxa-saquismo; que une o autor ao que há de mais pútrido na ralé político-social tapajônica.
Povo de Santarém nós não podemos ser mais uma vez atropelados por esse Trem bala cheio de bomba química cujo os comandantes se chamam LIRA MAIA traira do SIM e Maria do Carmo com sua turma. Nós temos em nossa mente uma arma poderosa para não deixar esses grides de largada funcionar, só depende de nós. Mudança JÁ chega dessa turma eles já tiveram oportunidades de governar e não mostraram, acho que nós santarenos não temos a memoria curta.
Gente inteligentes muita atenção não entram nessa, enquanto os Sangue-Sugas dos 16 anos brigam pela teta o PMDB, PSC e o Psol estão subindo, nós não podemos voltar ao passado e nem
continuar o que não deu certo, opções nós temos bastante falta só coragem e vergonha na cara, pois tem vários puxa-sacos conformado com tudo o que está, uns querem voltar ao passado e outros querem continuar como está, fora o pessoal do Cipoal Lira Maia, fora o pessoal da Maria e sua turma vamos mudar ess quadro. Não e Não nessa turma todos são farinha do mesmo saco.
Eguá da analise escrota heim!
Numa residência existia doze pessoas, mas um deles pegou uma lata de leite e comia sozinho. Quando a turma descobriu que só aquela pessoa estava comendo o leite só, aí veio a revolta dos demais.Gerou aquela confusão: – Traira, safado, mentiroso,quer comer sozinho…
Voce está correto Tibério em falar: “brigas” e “traições”, companheios!
Nesta analise ridicula, faltou a informaçao que a Maria do Carmo pensa em ser Senadora pelo Pará. Eu ja digo que nela eu nao voto, Afinal o povo ficou em quinto plano em seu mandato como prefeita.
Pelo amor de Deus, nem pensar, jamais esta hipotese de Maria do Carmo SENADORA, na sua administraçao municipal realmante o povo ficou em segundo plano. Maria do Carmo vai deixar a prefeitura com um patrimonio consideravel.
como em quinto? CRIANÇA COM FARDAMENTO ESCOLAR; CRIANÇA COM TRANSPORTE ESCOLAR; CRIANÇA COM MERENDA ESCOLAR DE QUALIDADE; DECENTRALIZOU A CONSTRUÇÃO DE ESCOLA DE QUALIDADE COM 2PISOS, OU SEJA, COLOCOU ESCOLA NAS PERIFERIAS ONDE É GRANDE A CONCENTRAÇÃO POPULAR; CRIOU OS CENTROS DE ATENDIMENTO EM SAÚDE 24 HORAS PRA CUIDAR DO POVO; ENFIM, Esse governo priorizou o POVO. e não ficou em falácias palacianas de Belém.
rsrsrrss…Os petistas são uma piada. Infezlimente, Santarém perdeu uma excelente Vereadora, que é a Professora Lucineide. Uma pena ela ter embarcado numa canoa furada, que é a candidatura do PT nessas eleições. Depois que o PDT entrou na jogada, a situação ficou ainda pior. Virou um verdadeiro Titanic.
O Bruno Pará (leia-se Osmando Figueiredo) derruba qualquer candidatura.
O José Maria também não tem fôlego pra chegar. O seu limite é realmente a Câmara de Vereadores. O PMDB tem plena consciência disso. E tentará montar uma boa bancada de Vereadores pra depois fechar com a candidatura vencedora, compondo a base aliada. Aliás, como sempre fez.
Alexandre Von vem como uma candidatura robusta. Se preparou para essas eleições e tem o apoio do Governo do Estado para a realização de investimentos em nossa cidade. Sem sentimentalismos, isso sim será benéfico para Santarém.
O PT em Santarém vai demorar pra se reerguer. Os Martins perderam muita força. Partiram para uma queda de braço feia com o Partido apostando na candidatura do Inácio. Mas, tiveram que engolir a Lucineide, porque quem vai bancar a campanha determinou que fosse assim. Mas, é consenso entre os analistas políticos que essa chapa PT/PDT não tem nenhuma possibilidade de vingar. O ônus político que o PT tem que bancar, por não ter outra opção, senão aceitar as condições do Osmando Figueiredo, é muito alto.
Tenho certeza que a Professora Lucineide seria uma excelente Vereadora.
Gostem ou não. Sem Filosofismos. Sem partidarismo….e sendo racional essa é a realidade.
Jeso, guarde esse comentário e depois confira as minhas “previsões” em outubro…rsrsrrss..
Reconhecendo que a Professora Lucineide era uma excelente candidata a vereadora, falta pouco agora para reconhecer que ela é também o melhor nome para ser prefeita de Santarém nessas eleições. Está a pouco menos de 30 dias de campanha e já está com 28% das inteções de votos contra 31% dos adversários, dentro de poucos dias Lucineide já será a melhor e a mais preferida do eleitorado santareno, o povo de Santarém cansou dos politicos que saqueiam o dinheiro publico, aprendeu com o governo do PT que o melhor candidato para ser prefeito em Santarém é aquele que é honesto e não vai para a politica para se dar bem. Lucineide Pinheiro foi sem dúvida a melhor decisão que o PT tomou de lancá-la candidata;antes votaria no Marcio Pinto, hoje assim como a maioria dos eleitores de Santarém o melhor voto é na Lucineide. Desculpem a franqueza.
Caramba! Todo mundo comentou contra esta publicação. O autor parece ser, generalizando, motivo de chacota. Como alguém consegue se tornar tão desacreditado? Ele pensou que todos achariam sua opinião, só para variar um pouquinho, o máximo. Usando seu prelúdio em um comentário que fiz em outra postagem, eu digo: em um outro país democrático, o Sr. Tibério Allogio… se “mancaria”.
Tiberio, parabens pelo seu belissimo texto sobre a politica santarena. Sua análise nos ajuda a entender os desdobramentos da politica em Santarém. Você tem toda razão, Santarém galgou nos útlimos anos um novo estágio no cenário amazônico e nacional, um processo que não tem mais volta se o povo de Santarém souber escolher o sucessor da prefeita Maria do Carmo. Sem a menor dúvida, a professora Lucineide é a melhor candidata nestas eleições e se eleita inaugurará em Santarém uma nova era de gestão publica a serviço da população pautada na sua trajetória de luta, calcada na ética, na honestade e na transparencia na aplicação dos recursos publico. Se Deus o Livre Vonn ser eleito Santarém cairá no retrocesso e voltaremos novamente a viver a pratica dos devios de dinehrio publico. Pelo amor de Deus, Lira Maia e Alexandre Vonn nuca mais na prefeitura de Santatrém, pensen nos nossos filhos e na futura geração.
As cartas estão na mesa, ou melhor, estão nas ruas. o Povo saberá escolher. Particularmente acho que a Profª Lucineide irá ter uma boa desenvoltura nessa campanha e chegará a VITÓRIA. Ela fez uma boa gestã a frente da Secretría de Educação, não roubou ou deixou roubar. a prova disso são a merena escolar de qualidade e as boas escolas sendo construidas em diversos bairros da Cidade a grande maioria nos mais afastados do centro. Isso é comprometimento com a população, isso é cuidar do povo, e não apenas falácias palacianas de Belém.
O PT eh aquele partido que tem o Maluf como aliado e que arrocha o funcionalismo publico, certo? Votar no PT? Nunca mais!
Eu como funcionário público lembro bem como era no tempo do Von… Atraso de salários… das contas… FGTS eu nem sei pra onde foi … E ainda tinha que aguentar aquela piada “ta mais atrasado que salário de servidor público” aff… O povo tem memória curta mesmo… Aquela turma do CIPOAl JAMAIS… NÂO E NÂO PARA VON E JATENE>>> vamos dar o troco NÂO E NÂO
Alice no País das Maravilha… Há a Rainha absoluta de Copas e seus soldados de cartas, o rei que não manda coisa alguma, o coelho do relógio que corre por um tempo perdido… Mas, o meu preferido é o chapeleiro louco que celebra os “desaniversários” cada dia, ou seja totalmente perdido em sua falta de realidade.
A lucineide, esteve omtem em sao paulo, foi tirar foto com LULA, 20 mil votos a mais, e 13 ,
kkkkk … O Lulla não tá nem consguindo votos para o Haddad !!!! o Lulla não conseguiu nem reeleger a madrasta do Pará a que se dizer da novata em questão , mas não custa tentar .
o sociologo a cada artigo que escreve consegue se superar em termos de sandices , superficialidades e senso comum.. mas foi brilhante em declarar ue o sucesso da candidatura da tal de lulu cinada do pt está associada ás figuras de lula e dilma….menos … em primeiro lugar dilma tá mais atarantada com a greve geral dos servidores federais que cachorro depbre em dua de mudança.
Jeso, verdade que a Lucineide viajou para São Paulo para tomar bença do Maluf?
Alguém falou para o Tibério q ele é um grande analista político e ele acreditou ( será q foi o Osmando?). Me lembro qdo na eleição passada ele afirmava que Von iria dar seu último suspiro político e corria sério risco de não de eleger. Resultado: Von foi o mais votado deputado estadual na região. Afirmava também que a medíocre Ana Júlia ganharia a eleição. Resultado: a pseudo- governadora quase perde no 1 turno. Esqueceu de dizer q Lucineide precisa dissociar sua imagem do governo também medíocre de Maria, Everaldo e companhia limitada. Precisa dissociar sua imagem de Osmando Figueiredo, que dispensa comentários. Vai ser difícil pois até no material de campanha seu filho Bruno Pará ( que agora, ficou pior , é Bruno Figueiredo) aparece em primeiro plano no material de campanha.
O PT tá mais desgastado do que pneu careca.
Chega de PT, chega de ilusão.
Mudam os protagonistas, a história é sempre a mesma.
Não revolucionaram durante 8 anos, agora querem prometer milagres!
Sou mais Marcio Pinto 50!
Bla bla bla
Para de fazer campanha pro PT pq o povo não é besta não.
Se passaram 8 anos com o PT no poder e continuamos atolados na lama.
A unica coisa que concordo com a publicação é em relação ao Alexandre Von, não dá pra engolir esse verme em nossa prefeitura.
Sou mais Marcio Pinto 50.
Temos que dar chance para o novo, pois estes outros já tiveram a chance de mostrar serviço e nada mudou.
Fazia tempo que eu não via uma análise tão parcial. Não convence ninguém. Parece uma mãe tentando convencer a policia de que o filho não é bandido. E é!
Seu polícia! Seu polícia! Meu filho não é bandido, ele é ajudante de pedreiro. A mercadoria que ele tinha não era dele, estava apenas tomando de conta.
É pra rir esse post do tiberio. A lucineide na melhor das possibilidades será a terceira. A briga será entre Tapajós e Von . Saia as ruas e comprove isso.
Imagem poderosa do LULA, tenho minhas dúvidas! Sonhar é preciso , não temos o direito de despertar os sonambulistas.Quanto aos demo-tucanos, não encontram obstáculos à vitória , isso tudo tendo como fulcro a má administração do PT( reconheçamos que fizeram alguma coisa em prol do povo.) Penso que deram de bandeja a possibilidade do Von elejer-se Prefeito.Quanto a derrota do Pro-Tapajós apoiada pelo Jatene, Lira apoiar Psdb santareno, tudo isso são folhas secas jogadas ao vento; o povão quer saúde, educação, segurança e barriga cheia.
Será possível a candidata Lucineide dissociar sua imagem do Lula, José Genoíno, José Dirceu, Paulo Rocha? Figurinhas carimbadas no maior escâdalo político do Brasil??…Nos diga Tibério….
CARÍSSIMO ANÔNIMO DA SILVA SAURO,
A PLEBE QUE VOTA EM SANTARÉM, ACREDITE-ME, SE VOCÊ PERGUNTAR PRA ELES QUEM GENOINO, DIRCEU, DELÚBIO, CAVENDISCH, CACHOEIRA, DEMÓSTENES.. EPOR AÍ VAI.
ELES VÃO DIZER QUE NÃO CONHECEM.
TALVEZ SE LEMBREM DO LULA, PELO BOLSA FAMÍLIA…E SÓ!!!!
ALGUÉM QUE APOSTAR!!???
CHAGUINHA AD
Se tomarmos como Exemplo o STTR o PT/PDT deve perder todas.Os Santarenos estão cansados destes PETISTAS e PEDETISTAS que só pensa no próprio bolço e em como ter lucro pessoal com a politica.
Leia atentamente o brilhante texto do não menos brilhante “articulista” e responda:
A candidatura de Lucineide do PT foi:
a) “Acerto”
b) “Briga”
c) “Traição”
d) Todas acima
Sacanagens habituais promovidas pelos desonestos senhores e senhoras que nos governam.
Eu não sou politico e nem pretendo, será que o povo da nossa região especialmente santarém, não intende que aparte de Belém, a população é bem maior de que a nossa, acredito que o governador não culpado, não pode fazer milagre, assim como ele foi pressionado pelos políticos da nossa região e também pelos de lá, como tem maioria leva vantagem. Será que você é tão incompetente de entregar seu minero a novos estados. Companheiro eles não doido. Uma comparação se Altamira passassem à capital e quisesse ficar com uma parte da nossa região, acetarimos ?.
QUÁ….QUÁ….QUÁ!!!!
DesPauTerio Imbrogglio
Estou pensando em criar um vergonhódromo para políticos sem-vergonha, que ao verem a chance de chegar ao poder esquecem os compromissos com o povo.
Leonel Brizola
Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo.
Eça de Queiróz