Pesquisa Doxa para 2º turno em Santarém: Nélio Aguiar, 63%; Maria do Carmo, 37%
Maria do Carmo (PT) e Nélio Aguiar (DEM): na disputa do 2º turno pela Prefeitura de Santarém. Foto montagem: BJ

Pesquisa da Doxa registrada na Justiça Eleitoral (PA-08728/2020) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o segundo turno das Eleições 2020 (votos válidos) para a Prefeitura de Santarém, o 3º maior colégio eleitoral do Pará.

Nélio Aguiar (DEM): 63%

Maria do Carmo (PT): 37%

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 20 deste mês, com 621 entrevistados, domiciliados nas zonas rural e urbana do município.

 

A margem de erro é de 4%, para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança. Ou seja, há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Votos válidos da pesquisa

Os votos válidos são calculados a partir da exclusão dos votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

pesquisa doxa 2º turno

Pesquisa espontânea e estimulada

Encomendada pela Smart Serviços, Consultoria e Assessoria, a pesquisa da Doxa aferiu a intenção de votos estimulado e espontâneo dos 2 candidatos na disputa do 2º turno.

Na espontânea, quando o nome do candidato não é sugerido ao entrevistado, Nélio cravou 51,8%, enquanto que Maria, 30,4%. Os indecisos, nulos e brancos somaram 17,8%.

Nélio também aparece à frente na estimulada, quando o nome do candidato é mostrado ao eleitor, com 56,7%. Maria cravou 33,3% das intenções de voto. Brancos/nulos somaram 5,9% e não sabem/sem resposta, 11,9%.

Voto consolidado

A Doxa atestou ainda que 85,7% dos entrevistados estão com o voto consolidado. Ou seja, não mudam de candidato seja qual for o motivo.

Nélio Aguiar lidera também a intenção de votos de eleitores que votaram em outros candidatos no primeiro turno.

Segundo a pesquisa, o democrata tem 77,8% dos votos dos eleitores de João Pingarilho (PSC); 76,5% dos eleitores do Coronel Tomaso (Patriota); 70% dos eleitores de Paulo Barrudada (PSL) e 54,5% dos eleitores de Jesson Santos, do PRTB.

 


Maria consegue a intenção de votos da maioria de dois candidatos: 53,6% do candidato Ney Santana (PSDB) e 60,7% do candidato Valdir Matias Jr., do PV.

Rejeição

Maria aparece na pesquisa como a candidata mais rejeitada, com 51,6%, enquanto que Nélio tem 29,2%. Os eleitores que não rejeitam nenhum dos candidatos somam 16% e os que não responderam/não sabem, 3,2%.

LEIA também: Nélio e Maria voltarão a duelar no 2º turno em Santarém; os vereadores eleitos

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

5 Comentários em: Pesquisa Doxa para 2º turno em Santarém: Nélio Aguiar, 63%; Maria do Carmo, 37%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Manuel disse:

    O melhor prefeito de Santarém foi o Hélder, isso quando foi ministro da Dilma, que deu uma canetada e liberou a verba para construção de parte da Orla, aí o Nélio fica surfando e muita gente achando que ele é o pai da criança. Ele só não mostra a ABERRAÇÃO que fez na praia do maracanã.

  • Gabriel moura disse:

    Estou estranhando que dessa vez a matéria n levanta dúvida quanto ao resultado ou será se caiu a ficha ? N vejo o jornalista ou qualquer um reclamando ou colocando em duvida como “caixa preta” da pesquisa

  • Ewerton Camilo disse:

    Doxa tentando se redimir. Primeira pesquisa deles que acredito esse ano.

    1. Paulo disse:

      Muito bom né Ewerton? quando a pesquisa favorece teu candidato tu acreditas, caso contrário tu duvidas… Essa é a maturidade do eleitor. Estas parecendo um certo Presidente de um país imaginário que depois de perder de forma acachapante a eleição não reconheceu a derrota e está pedindo recontagem de votos, ou pareces simpatizante deu um outro presidente de um outro país subalterno ao primeiro que mesmo ganhando a eleição disse que foi fraudada. Isso que dá colocar despreparados que só sabem tuitar para governar nações.

      1. Jeso Carneiro disse:

        Cirúrgico, Paulo! Plac, plac, plac, plac…