Foi em Uruará, às margens da Transamazônica, que o candidato do PSDB ao governo do Pará, Simão Jatene, obteve a mais elástica vitória neste 2º turno sobre a sua adversária Ana Júlia Carepa (PT) entre todos os municípios do estado.
O tucano somou mais de 80% dos votos dos uruarenses (exatos 80,11%) contra apenas 19,89% da petista. Isso sem que Jatene tenha pisado uma única vez nesta eleição naquela cidade.
Tal performance tem nome e sobrenome: Eraldo Pimenta (PMDB – foto), prefeito de Uruará.
Com popularidade em alta, é ele quem dá o norte das urnas por lá.
— ARTIGOS RELACIONADOS
No 1º turno, todos os seus candidatos foram campeões de voto no município – Osório Juvenil (deputado estadual), José Priante (federal) e até Domingos Juvenil (governador) – todos do PMDB.
Uruará, aliás, foi um dos poucos lugares do Pará em que Domingos Juvenil teve mais votos que qualquer outro candidato ao cargo.
No 2º turno, Eraldo pediu votos para Jatene. 80% dos eleitores da cidade atenderam o pedido dele. É a voz das urnas.
olá si as foto não mentir a cidade esta bonita eu morei 2 anos,votei para plebicito
so precisa os prefeitos melhorarem mais i sitocarem mais que a barragens do belo monte vem ai
ele pode afetar vocés ai
gente legal e muito companheira de coração
JESO,
Gostaria de relatar que a vitoria humilhante de Jatene sobre Ana Júlia no municipio de Uruará se deve a fatores alheios a liderança exercida pelo atual prefeito, que pese sem dúvidas a sua liderança e os votos que conseguiu somar para Jatene.
Uruará vem sofrendo desemprego em massa por conta das ações do governo federal na cidade, mais precisamente pela verdadeira operação de guerra montada pelo IBAMA que resultou no fechamento quase que completo de todas as serrarias da cidade.
A operação de guerra deflagrada pelo IBAMA em Uruará não fez destinção de quem trabalhava na legalidade ou os criminosos ambientais, preferindo tratar a todos como “destruidores da natureza” e com isto impondo um verdaeiro “terror ambiental”.
Para se ter uma idéia a empresa Vargas, que trabalhavam com seu plano de Manejo devidamente autorizado pelo IBAMA e com todas as suas operações dentro da legalidade foi obrigada a praticamnte fechar as portas por conta das atitudes nada ortordoxas praticadas pelo IBAMA em sua operação de guerra no municipio de Uruará.
Diante destes fatos a população demonstrou nas urnas seu repudio pelo governo do estado, representado por ANA JÚLIA, que deixou a população sofrendo as amarguras da operação de guerra montada pelo IBAMA, que acabou com o emprego e a renda das pessoas que habitam em Uruará.
Não quero aqui por em dúvidas a força politica do Prefeito Eraldo Pimenta, que atenado ao sofrimento da população e atento as manifestações contrarias e o repudio dos seus governados não podia se posicionar favaravel a ANA JÚLIA, pois se assim o fizesse ele seria derrotado e taxado com verdadeiro traidor do povo de Uruará.
O que aconteceu em Uruará é um recado direto emitido pela população: “Não aguentamos mais tanta perserguição, queremos nossos empregos de volta, queremos segurança, queremos que o Governo do Estado nos defenda da operação de guerra contra Uruará!” este é o recado que a população mandou através das urnas.
Prezado Jeso
Sou leitor assíduo de seu conceituado blog, mas confesso que fiquei espantado com o teor da matéria publicada com o título ‘Uruará, cidade amarela’. A princípio pensei que fosse mais uma das matérias pagas pela prefeitura de Uruará nos ‘blogs da vida’, mas depois entendi que foi apenas a falta da informação correta repassada para você. Caso você não saiba, prezado Jeso, o governador Simão Jatene obteve no primeiro turno em Uruará cerca 40% dos votos contra quase 50% do candidato Domingos Juvenil, apoiado e financiado pelo atual prefeito, que gastou alguns milhões para tentar fazer o impossível: eleger o Juvenil. Apenas 10% de diferença Jeso!!. Com a humilhante derrota de seu candidato, o prefeito resolveu também apoiar o Jatene, como quase todos peemedebistas do Pará, apesar de ter falado mal dele durante o processo eleitoral. Com o dinheiro da prefeitura, a máquina pública e a credibilidade e ajuda daqueles que, com poucos recursos e muita disposição, deram quase 40% no primeiro turno para Jatene, o nosso futuro governador alcançou os 80%. Portanto Jeso, o prefeito não não dá e nem deu o norte nas urnas de Uruará. Apenas contribuiu com os mesmos 40% que o grupo do PSDB já tinha conseguido. Para concluir, Jeso, Jatene visitou e fez um comício em nossa cidade, na praça municipal, no dia 17 de setembro de 2010. Um grande abraço!!!!!!!
Estive em Uruará. Aquela cidade está um verdadeiro muquifo. Até parece não ter prefeito por lá.