Votos do PDT na PEC dos Precatórios faz Ciro Gomes suspender pré-candidatura à Presidência

Publicado em por em Política

Votos do PDT na PEC dos Precatórios faz Ciro Gomes suspender pré-candidatura à Presidência
Ciro Gomes é pré-candidato do PDT à Presidência. Votos na PEC dos Precatórios o aborreceram. Foto: Reprodução

Nome do PDT para disputar a Presidência da República em 2022, Ciro Gomes afirmou nesta quinta-feira (4) que vai deixar sua pré-candidatura “em suspenso” em razão da postura da bancada do partido durante votação da PEC dos Precatórios na Câmara, nesta madrugada. Ele disse não poder “compactuar com a farsa e os erros bolsonaristas”. A informação é de O Globo.

— LEIA: Governo Bolsonaro cortou 93% da verba para pesquisa em mudanças climáticas.

Decisivo para a vitória do governo nesta madrugada, o PDT contribuiu com 15 fundamentais votos a favor do Palácio do Planalto. Somente seis deputados, de uma bancada de 24, votaram contra a proposta, que passou por uma margem de quatro votos a mais que o mínimo necessário, de 308.

“Há momentos em que a vida nos traz surpresas fortemente negativas e nos coloca graves desafios. É o que sinto, neste momento, ao deparar-me com a decisão de parte substantiva da bancada do PDT de apoiar a famigerada PEC dos Precatórios. A mim só me resta um caminho: deixar minha pré-candidatura em suspenso até que a bancada do meu partido reavalie sua posição. Temos um instrumento definitivo nas mãos, que é a votação em segundo turno, para reverter a decisão e voltarmos ao rumo certo”, escreveu Ciro em seu perfil no Twitter.

Ele afirmou ainda que “justiça social e defesa dos mais pobres não podem ser confundidas com corrupção, clientelismo grosseiro, erros administrativos graves, desvios de verba, calotes, quebra de contratos e com abalos ao arcabouço constitucional”.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, afirmou que a votação da bancada foi um “erro estratégico” e que vai conversar com cada um dos deputados federais até a próxima terça-feira, quando deve ser votada a mesma proposta em segundo turno, para convencê-los a votar contra.

— CONFIRA: TJ do Pará derruba liminar e cassação do prefeito de Oriximiná é restabelecida.

“Foi um erro estratégico. Apesar de a bancada ter bons fundamentos, que é a questão do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental), eles não avaliaram a repercussão que isso ia dar para um partido que é oposição como nós. Dez por cento disso (calote) ajudou a derrubar a Dilma”, declarou Lupi.

O anúncio de suspensão da pré-candidatura de Ciro é uma “estratégia para ajudar a mudar o voto da maioria, que vai ser exitosa”. Mais cedo, ele ingressou com uma ação no Supemo Tribunal Federal (STF) contra a autorização dada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para que 23 parlamentares em viagem votassem remotamente na sessão.

O PDT foi convencido a votar a favor da PEC no fim da tarde da quarta-feira, quando pesou um acordo feito com Lira, de que colocaria para votar um projeto de lei que destina aos professores 60% do que a categoria tem direito dessas dívidas, mas que será escalonada em três anos. Mesmo assim, os votos decisivos da bancada geraram bate-boca em plenário após a votação. Paulo Ramos (RJ), contrário à PEC, saiu gritando com André Figueiredo (CE), ex-líder da bancada.

“Eu sabia que o André (Figueiredo) estava fazendo uma costura pelo Fundef, que tem toda a razoabilidade, mas em nenhum momento sabia que o PDT ia ter orientação favorável”, disse Lupi.

Desde o fim da sessão, o partido começou a ser cobrado pela postura. Candidato do PT à Presidência em 2018, Fernando Haddad lembrou que, naquele ano, “três dos quatro candidatos do PDT a governador que foram para o segundo turno declararam voto no Bolsonaro”. Ele tuitou: “Hoje, o partido assinou um cheque de R$ 90 bilhões para viabilizar sua reeleição. Não sei se tem conserto. Estrago monumental”.

— E AINDA: Óbidos, Alenquer, Oriximiná, Belterra, Mojuí dos Campos e Rurópolis em 6 notas curtas.

Nas redes sociais, usuários associaram com ironia a PEC dos Precatórios, que limita o pagamento de uma dívida para a qual o governo não pode mais recorrer, à proposta de Ciro em 2018 de quitar débitos de consumidores no SPC. Nos grupos de WhatsApp de apoio a Ciro, militantes discutiam nesta manhã sobre a posição da bancada federal. Alguns lembraram o caso de Tabata Amaral, que, então no PDT, votou a favor da reforma da Previdência em 2019 e foi perseguida dentro da legenda até abandoná-la neste ano.

Deputados pedetistas que votaram contra a PEC também se posicionaram. Túlio Gadêlha (PE) disse que seu partido “vacilou” e que a “história vai cobrar”. Pompeo de Mattos chamou a proposta de “PEC do Calote” e afirmou que “jamais poderia ter seguido a orientação favorável do PDT”.

Já Figueiredo, bastante cobrado por conta de seu voto favorável, comprometeu-se no Twitter a marcar um encontro com a militância para explicar seu posicionamento.

Com informações de O Globo


Publicado por:

2 Responses to Votos do PDT na PEC dos Precatórios faz Ciro Gomes suspender pré-candidatura à Presidência

  • até parece que esse não sabe que enquanto ele largou a eleição e foi para Europa, onde se pode verificar em minutos se alguns milhões caíram ou não em conta secreta de paraíso fiscal, os comitês antes de sua disfarçada campanha para presidente (esse sempre foi só para ajudar o Mito), viravam bolsonaristas . Não será nenhum surpresa se Ciro se torna vice do Mito ou até de quem possa ser pior

  • Nós professores já sabíamos que tudo podia acontecer contra nós sabotagem , corrupção, venda de votos, pois o cara que é eleito para representarmos nos trai a qualquer preço, eles não pensam neles mesmos, quanto mais em seus filho, que um dia podem pagar por esse postura imunda que é a troca de votos pelo dinheiro que é nosso, Nós não temos para quem pedir ajuda, pois quem podia nos ajudar são contra a educação e a favor da corrupção descarada, não temos para quem apelar, o único trunfo que temos é não votar mais neles na próxima eleição, no entanto, esse dinheiro que eles receberam ontem vão comprar votos 100 reais no dia da eleição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *