A Prefeitura de Santarém, governo Nélio Aguiar (DEM), através da Seminfra (Secretaria Municipal de Infraestrutura), iniciou esta semana os serviços para o asfaltamento do anel viário do Santarenzinho.
Os serviços foram iniciados pela Avenida Tomé de Sousa, no trecho entre a avenida Fernando Guilhon e a rua Bela Vista.
As obras foram vistoriadas pelo prefeito Nélio Aguiar na manhã desta quarta-feira (19) junto com o secretário municipal de Infraestrutura Daniel Simões e vereadores Mano Dadai, Chiquinho da Umes e Alysson Pontes.
O asfaltamento do anel viário do Santarenzinho foi autorizado após assinatura de ordem de serviço no dia 20 de janeiro, em reunião que contou com a participação de representantes do governo e lideranças de 6 bairros (São Cristóvão, Novo Horizonte, Alvorada, Amparo, Conquista e Santarenzinho) que devem ser beneficiados com a obra.
— ARTIGOS RELACIONADOS
A expectativa do governo é que a obra beneficie mais de 50 mil pessoas, de forma direta e indireta.
“Vamos fazer muito mais”
Para o prefeito Nélio, a obra é mais uma vitória para o avanço da urbanização e infraestrutura nos bairros periféricos de Santarém. “São mais de 4 quilômetros de asfalto e um investimento de mais de R$ 5 milhões em uma parceria com o nosso governador Helder Barbalho, ao qual sou muito grato”, disse.
“É uma obra histórica que vamos iniciar após muito esforço técnico, pois nosso governo teve que destravar uma enorme burocracia que nos foi deixada. O povo da grande área do Santarenzinho já pode comemorar. Vamos trabalhar para trazer muito mais para os bairros dessa grande área. Infraestrutura, urbanização, mais qualidade de vida, saúde e mobilidade com segurança”.
O asfaltamento vai contemplar 5 ruas.
São elas: Trav. Resistência (entre Fernando Guilhon e Rua Ituqui), Rua Ituqui (entre Trav. Resistencia e Rua Jader Barbalho), Rua Jader Barbalho (entre Rua Ituqui e Rua São Jorge), Rua São Jorge (entre Rua Jader Barbalho e rua Tomé de Sousa) e a Rua Tomé de Sousa (entre Rua São Jorge e Av. Fernando Guilhon). Ao todo, 6 bairros serão favorecidos: São Cristóvão, Novo Horizonte, Alvorada, Amparo, Conquista e Santarenzinho.
Os serviços estão sob a responsabilidade da empresa Construtora Norte do Tapajós (Construnorte).
Para os moradores do bairro o início dos trabalhos representa melhora na economia e trafegabilidade no local. A comerciante Daisy Bentes aguarda com boas expectativas o aumento no fluxo de seu estabelecimento.
Convênios emperrados
“A gente sabe que as pessoas dão preferência por trafegar em ruas asfaltadas. Então, esperamos um aquecimento nas vendas após o asfaltamento da Tomé de Sousa. Uma via que além de moradias, também possui muitos estabelecimentos comerciais que dependem de clientes para continuar funcionando”, ressaltou Daisy.
O asfaltamento do anel viário do Santarenzinho trará fluxo ao tráfego de veículos e irá desafogar vias como a Fernando Guilhon.
O titular da Seminfra Daniel Simões explicou que a atual gestão tem se empenhado em provocar o crescimento econômico e urbano em Santarém, através do avanço do asfalto e com obras de grande porte, viabilizando e dando continuidade a convênios e contratos que estavam ‘emperrados’.
“Em 2017, existiam vários contratos de obras do governo anterior que estavam paradas e vários convênios que estavam na iminência de serem perdidos. Todos esses contratos foram trabalhados para que as obras fossem retomadas. Isso demonstra o compromisso do governo Nélio Aguiar com a população santarena. Agora, graças a este convênio celebrado entre a Prefeitura de Santarém e o Governo do Estado, a grande área do Santarenzinho será contemplada e seus moradores beneficiados”, salientou o secretário.
Com fotos e informações da Agência Santarém
— LEIA também: OAB repudia advogado que agrediu mulher com soco em Santarém; veja o vídeo
É um investimento muito alto pavimentação de via urbana. Lembro-me da primeira vez que asfaltaram o anel viário da grande área do Santarenzinho. Os governantes daquela época não tiveram a preocupação de inaugurar um serviço de qualidade, apenas asfaltaram as vias e não fizeram a drenagem da água que descia em grande volume na rua cruzeiro do norte, danificando-a por completa. Espero que esse novo trabalho de pavimentação seja de qualidade, com drenagem das águas da chuva, meio fio, calçada e sinalização vertical e horizontal.