Vigilância Sanitária liberou triatlo de ‘forma monocrática’, afirma prefeito

Publicado em por em Esporte, Santarém

Vigilância Sanitária liberou triatlo de 'forma monocrática', afirma prefeitura
Participantes do triatlo em oração antes do início da competição realizada neste domingo em Alter do Chão. Foto: Reprodução/BJ

A Divisão de Vigilância Sanitária, e não o Comitê de Crise para Enfrentamento da Pandemia de Covid-19, foi quem liberou a realização de um evento esportivo nacional (triatlo) realizado neste domingo (5) em Alter do Chão, em meio ao auge, até agora, da pandemia em Santarém (PA).

A competição, com mais de 100 inscritos, provocou aglomeração no balneário e uma onda de protestos nas rede sociais. Praias e balneários em todo o Pará estão com acesso proibidos por conta do bandeiramento vermelho que vigora em todo estado.

 

15 dias antes do triatlo (natação, ciclismo e corrida), o Blog do Jeso entrou em contato com a Semjel (Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e lazer) e assessoria de comunicação da Prefeitura de Santarém para saber quem havia liberado o evento. Ambas responderam que a autorização foi chancelada pelo comitê de crise.

Ontem à noite (4), o próprio prefeito Nélio Aguiar (DEM), em contato com o blog, negou a informação.

“Essa autorização não passou pelo comitê de crise. Foi a Vigilância Sanitária que autorizou, e de forma monocrática”, assegurou.

— LEIA também: Semsa liberou evento em Alter do Chão “com todos protocolos de biossegurança”; vídeo

A Divisão de Vigilância Sanitária é vinculada à Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), hoje dirigida pela advogada Vânia Portela. É ela quem comanda o comitê.

Em nota ontem à noite, a Vigilância Sanitária disse que vai ‘instaurar procedimento’ para apurar ‘violações’ em relação aos protocolos de biossegurança e sanitário do evento, com possibilidade de responsabilizar os organizadores do 2º Desafio Triatlo – 70 km.


Assine, participe, comente no canal do Blog do Jeso no Telegram


Publicado por:

10 Comentários em Vigilância Sanitária liberou triatlo de ‘forma monocrática’, afirma prefeito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *