Dilma vai contratar médicos cubanos para o interior

Publicado em por em Educação e Cultura, Saúde

No Ex-Blog de César Maia (DEM), ex-prefeito e atual candidato a vereador no Rio de Janeiro:

Medicina1. Este Ex-Blog, dias atrás, informou que o governo brasileiro já estava com acordo praticamente fechado com o governo de Cuba para a importação de médicos cubanos. O pacote seria pago como importação de serviços. Esses médicos iriam trabalhar no Brasil, basicamente no “interior”.

2. Para não gerar turbulência eleitoral neste ano, o anúncio ficou para o início de 2013.

3. Nos últimos dias foi finalmente fechado o pacote. O contrato será de 475 milhões de dólares. É isso mesmo: quase 1 bilhão de reais.

Leia também:
1º lugar da 1ª turma de Medicina.
Universitária critica ideia de cotas para Medicina.
1ª turma de Medicina: convém comemorar?.
Governador desembarca nesta 5ª em Santarém.


Publicado por:

89 Responses to Dilma vai contratar médicos cubanos para o interior

  • SOU ENFERMEIRA GRADUA HÁ 12 ANOS, SEI QUE O ENSINO TÁ UMA MERDA.MÉDICOS CUBANOS NÃO SÃO PROBLEMA, MAS CONCORDO COM UMA ENFERMEIRA LÁ NA FRENTE QUE DISSE QUE NOSSO DIPLOMA DE ENFERMEIRO PODERIA SER VALIDADO PRÁ MEDICINA E UMA LÁ QUE DISSE QUE NÃO TEM NADA A VER , TEM TUDO A VER, NAS FEDERAIS POR EXEMPLO SÃO 33 DISCIPLINAS PRÁ ENFERMAGEM E 23 PRÁ MEDICINA, COM DIFERENÇAS POUCAS COMO TÉCNICA CIRÚRGICA 1 E 2 E COISAS ASSIM , ALÉM DE CARGA HORÁRIA MAIOR, ENFERMAGEM PRÁ SEU GOVERNO É O CURSO QUE MAIS APROVEITA DISCIPLINA PRÁ MEDICINA, E NÃO É O CASO QUERIDA DE FAZER MEDICINA ; É O CASO DE SER REALISTA , MÉDICO É RECONHECIDO E ENFERMEIRO ´NÃO É , PONTO FINAL, MESMO SE VIER DA CONJINJINA.MÉDICOS CUBANOS REALMENTE TEM BONS E TEM RUINS COMO MÉDICO AQUI TAMBÉM, MAS O GOVERNO PODERIA TER UMA FORÇA PRIMEIRO PRÁ O COITADO DO ALUNO QUE SEMPRE ESTUDOU EM ESCOLA PÚBLICA, QUE NÃO PASSA EM FEDERAL, OU PARA AQUELES ENFERMEIROS E OUTROS DA SAÚDE QUE QUEIRAM FAZER MEDICINA.

  • BOMBA !!! BOMBA !!! DEPOIS DA MORTE DE CHÁVEZ DIL MÁ E O SAPO BARBUDO DESISTEM DE SE TRATAREM EM CUBA !!!!

  • Parem de falar de FIDEL CASTRO e do regime ideologico,os medicos brasleiro estao com ciumes e vao ter que disputar o mercado com grandes medicos intelectuais ,conhecedores convictos da medicina,na antiguidade o egipcios eram considerados como DEUS da medicina ,hoje considero os medicos cubanos como ALGO DIVINO,eles possuem sabedoria dada por DEUS.VIVA FIDEL,ABAIXO TODO IDEOLOGIA DE CAPITALISTA

  • Graças a Deus tenho plano de saúde. Sou enfermeira do SUS e os médicos cubanos aprovados que vieram trabalhar aqui sabem menos que os técnicos de enfermagem e acabam ganhando um salário maior que a enfermagem. Se eles podem trabalhar como médicos por que nós da enfermagem não podemos também se passarmos em uma prova de validação médica?????? Só porque está escrito no diploma deles que eles são médicos?? Os enfermeiros brasileiros seriam muito mais competentes!!!!!!!!

    1. marta, discordo completamente de ti. Se vc é realmente enfermeira, deve saber que a sua grade é totalmente incompatível com a de Medicina, se vc quiser ser médica, curse uma carreira. Com relação à Medicina Cubana, vc esta bastante desinformada sobre ela, se vc abrange um geral sobre um produto…. realmente não sei como vc conseguiu trabalho. Outra coisa, tem enfermeiro no Brasil que não sabe nem como se usa um Levin, melhor, vc sabe o que eh isso? Ou outros que não aprenderam a tratar um paciente e reconhecer seu posto. Se vc quiser, posso te dar algumas aulas sobre humanismo e cuidados, mas no teu caso, acho que vc vai precisar voltar pro pré-escolar.

      1. SUELEN , ONDE VC FEZ ENFERMAGEM , NAS FEDERAIS QUERIDA A GRADE É TOTALMENTE COMPATÍVEL. SÓ SE FOR NAS PARTICULARES QUE É INCOMPATÍVEL INCLUSE COMO PORTADOR DE DIPLOMA É O CURSO QUE MAIS APROVEITA MARTÉRIA.

  • ‘Em Cuba, erraram diagnóstico e tratamento de Chávez’
    O Globo

    Em entrevista ao jornal venezuelano “El Nacional”, o médico venezuelano José Rafael Marquina, que se tornou famoso por revelar detalhes sobre a saúde do presidente Hugo Chávez em sua conta no Twitter, disse que se manteve a par do estado de saúde do líder através de relatos de parentes próximos ao chefe de Estado, pois temia que o governante não recebesse a assistência médica adequada.

    — E esses temores não eram infundados, pois em Cuba erraram o diagnóstico e o tratamento de Chávez — disse o especialista em pneumologia.

  • Estou muito triste com essa medida, porque foi feito um acordo com o país que trariam medicos em troca Cuba compraria mercadoria do Brasil…………..Agora me responda os BRASILEIROS que formaram em outros Países vao ter a mesma chance.Porque aqui os brasileiros têem que fazer provas pagas que é carissima ( Ex:prova feita em 2012 em Cuiabá,com documentaçao e inscriçao mais ou menos ficou em R$2 mil reais e mais despesas de viagens e acomodaçao), Pergunto isso porque conheço varios brasileiros que estudaram na Bolivia e não teem oportunidades e agora o que eles devem fazer para conseguirem esse direito de clinicar no Brasil ,as inscriçoes já foram feitas e nao foram divulgadas em rede nacional,temos que entrarmos com advogado para temos o mesmo direito como cidadães brasileiros.

  • Beleza , ja vou mandar meus filhos comprarem o diploma em cuba ,pois isso acontece e vai acontecer , quem vai ter controle se essas pessoas são formadas mesmo?o povo pobre que se lasca ,pois Dilma vai pro sirio libanês .O que o governo quer é abaixar todo salario da antiga ” burguesia” hoje um dentista ganha 2 mil no interior , soldado ganha 4 mil aqui em minas .Vai existir médicos clínicos lascados e especialistas rindo a toa pela evasão dos pacientes do SUS.Eu sou médico , trabalho no sus e digo: só louco procura o sus sem ser muiiito bem referenciado em quem pode confiar sua saúde.

  • Sejam bem vindos os medicos cubanos, sao reconhecidos como uns dos melhores do mundo e o Brasil esta pecisando, principalmente o interior. Por que não? Bem vindos .

    1. São reconhecidos por quem, cara pálida? Quais as publicações médicas de respeito saíram de lá? Por quê você acha que seus governantes vão para o Sírio Libanês? Por imposição do lobby médico/tucano? Acorda ô. Ideologia não cuida da saúde.

  • Eu sou medico formado no Brasil e fui trabalhar no interior depois de formado. O que aconteceu? Prefeito nos tratava como lixo, pagava o que queria e no dia que queria. Eles nao tem o mínimo compromisso com seus médicos. Cade os concursos sérios, com salários dignos para médicos? Se engana quem acha q medico formado na federal eh riquinho, tinha mt gente pobre do interior na minha sala e que passou por mts vestibulares Ateh conseguir entrar, moravam na cãs do estudante etc…

    Nao falta medico brasileiro pra trabalhar no interior, falta soh uma carreira justa e estável e respeito do governo. As capitais estão lotadas e jah ouvi mt gente falar que se no interior tivesse estabilidade elas iriam, quando troca o prefeito eh um deus nos acuda, demite todo mundo e ainda dah calote!!
    Pq nao paga o salário dos médicos com o piso federal? 9 mil por 20h? Jah resolveria tudo lhes garanto!

  • Não tenho dúvida de que os formandos em medicina deveriam, tal como os bacharéis em direito, se submeterem a um exame nacional de capacitação para poderem exercer a profissão. Os médicos, de um modo geral, inclusive aqueles egressos das mais tradicionais escolas de medicina (leia-se USP, UNICAMP, FEDERAIS ETC.), estão muito mal formados.
    E esse exame nacional poderia, a um só tempo, avaliar aqueles que aqui se formaram e também os formados no exterior, como requisito para revalidação do diploma.
    Por que aplicar-se uma exame para os formados no Brasil e outro para os formados no exterior? Negativo. Deveria o mesmo exame para todos e aí sim eu gostaria de ver o desempenho dos uspianos, por exemplo, frente aqueles formados em Cuba, ou na Argentina.

  • Sou Médico, recém formado em Cuba, as pessoas falam muitas coisas sem saber do que estão falando, atacam um País sem conhece-lo, passei mais de 6 anos vivendo em Cuba, e para mim foi um grande privilégio ter estudado naquele lugar. Agora uma coisa é certa, porque temos que buscar lá fora o que temos aqui dentro no nosso País? existem milhares de médicos brasileiros formados em Cuba, Bolívia, Argentina entre outros países, e a presidente vai contratar os cubanos, eu não sou contra, mas onde esta a logica? eu que sou brasileiro, me formei em Cuba não posso trabalhar? isso esta muito errado! me formei na mesma escola de medicina que eles, qual a diferença? o engraçado é que um amigo meu cubano e ex professor irá vir nessa missão médica!
    Em Cuba à diferença da formação médica aqui é que a formação é mais humanista, mais preventiva, mais educativa, eu mesmo assim que revalidar meu diploma irei sim para o interior desse país, pois amo o meu Brasil, e quero que ele fique cada dia melhor, quero ajudar que menos tem,

    1. Gostaria de comentar a respeito da equivocada decIsão de trazer médicos de Cuba.
      No Brasil não existe falta de médicos. Esse que se intitula “Dr.Formado em Cuba” que gostaria de trabalhar no Brasil, deveria saber. O que existe é concentração de médicos no Sudeste e falta de incentivos governamentais para a distribuição destes pelo interior.

      Outra informação… Porque sair do Brasil pra estudar, se existem ótimas faculdades federais e estaduais onde não se paga para nelas estudarem… Quem sai do Brasil pra fazer Medicina é POR TOTAL INCOPETÊNCIA DE PASSAR EM UM VESTIBULAR EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NO BRASIL!!!!!!!

      Formou em Cuba porquê quis… Ou porque não conseguiu passar em uma Universidade Federal brasileira… Agora arque com as consequencias de sua falta de capacidade!

      1. Caro amigo se vc não sabe a realidade doas universidades federais no brasil pq deve ser filho de papai! para o pobre que vive na periferia estudar medicina numa federal é praticamente inacessível pelo fato de requerer total disponibilidade do aluno para a docência e com a discrepância entre os locais de aulas em sites diferentes e com distancias enormes entre os mesmos e com a falta de estrutura do transporte publico sem falar nos gatos com materias e alimentação!!! ACORDE QUE AS FEDERAIS SOMENTE PODEM FAZER FILHOS DE PAPAI QUE COMO VC TEM HORARIO DISPONIVEL PARA IR R VIR NO CARRÃO Q GANHOU ANTES DE TER CNH E TB NÃO PRECISA PAGAR SUAS CONTAS NO FINAL DO MÊS NEM TRABALHAR PRA AJUDAR NA RENDA FAMILIAR!!!!

      2. Só pra completar a resposta do companheiro, em Cuba um estudante seja do curso que for e do pais que for, além de não pagar materiais (digo livros, cadernos, uniformes, estetoscópio…) tem um dinheiro (pouco, mas tem) que recebe todos os meses, agora vamos pra realidade no Brasil, uma pessoa que não tem condições financeiras pra entrar no mercado de competição dos cursinhos pre-vestibulares onde tem um preparo de 24h por 24h pra aprovar em uma federal, vamos pras pessoas “normais” que divide o tempo do cursinho com o trabalho pra pagar esse cursinho (mesmo que não ajude em casa com grana, o que muitos precisam fazer), chegando na universidade é outra história, um dinheiro pra se manter na universidade que não tem ideia de onde tirar, é fácil dizer quando se quer se da um jeito, quando vem de uma casa que por mais dificuldade passe nunca faltou o que comer, ou as dificuldades são de diminuir um pouco o mercado tirando as coisas mais superficiais. É muito fácil chamar uma pessoa de incompetente quando nunca passou necessidade de verdade, sem falar no que são as pressões psicológicas de um pré-vestibular, que quantas pessoas não aprovaram por chegarem a um estado emocional tão intenso que não podem fazer uma prova com qualidade… então antes de chamar alguém de burro ou incompetente é melhor fazer uma análise completa do que pode ter levado a uma pessoa viver anos longe de casa, aprender um novo idioma e ainda assim se graduar em um pais mais pobre mas com muito qualidade de vida, onde não encontra pessoas morrendo por estupidez e onde a morte de uma criança realmente é um crime e realmente vão aos tribunais até as últimas consequências, independente da quantidade de dinheiro que os pais tenham!
        só convido a cada pessoa a conhecer um pouquinho melhor a realidade do Brasil antes de julgar cada brasileiro que não teve oportunidade de estudo, onde não existem vagas em universidades pra quantidade de jovens em idade acadêmica, onde a lei é do mais forte, ops digo de quem mais grana. (e não venham com um caso perdido daquele meu amigo pobre que conseguiu… pq no brasil são milhões de pobres tentando conseguir, e vagabundo é aquele fdp que ta desviando dinheiro público e depois vai chamar pobre de vagabundo que não quer trabalhar, onde nunca teve condições de vidas dignas pra eligir o que quer fazer e simplesmente fazer o que precisa fazer pra sobreviver)

    2. DrFormado em Cuba me engana que eu gosto. Vagas de médico tem aos milhares. Argumentação tosca foi a sua.

    3. existem muitos formados em cuba porque tiveram capacidade de passar nos vestibulares aqui. agora nao me venha com essa conversa furada de missão médica.

  • É incrível que ainda nossos compatriotas não tenham se dado conta de que esta contratação nada tem a ver com política , mas sim com a velha e conhecida reserva de mercado médico .
    Para os atualizados existe uma tremenda pressão para que se reconheçam os diplomas dos estudantes de medicina formados no exterior , e ai se enquadram Argentina , bolivia , Russia , etc , etc , etc .. , o caso é que se isto ocorre , perde-se o controle , então em uma manobra , eu diria até muito inteligente , nossos colegas médicos formados no Brasil sugeriram a excelentíssima presidente Dilma que resolveriam a questão da interiorização dos médicos , com salários de miséria e de cabo , ela , a presidente ganharia pontos com a linha comunista cubana , então nossos colegas estariam tranquilos, porque os trabalhadores seriam médicos de um país miserável , que não tem direito a sequer pensar ou questionar , e que ficariam lá pra sempre.
    Acho esta linha ótima , pq se médicos formados no exterior , e convenhamos para quem conheçe as universidades de cuba sabe que temos na américa do sul , fora do Brasil , universidades muito melhores , estarão exercendo a medicina em nosso país sem a devida legalização ou revalidação de seus diplomas , pq eu , formado em uma universidade também de fora do país não posso exercer ?? Serei o primeiro a PROCESSAR e a exigir pelo menos igualdade de direitos , afinal também não me importo de ser supervisionado por quem quer que seja.
    Mais um pequeno detalhe , estes estrangeiros estarão aqui por quanto tempo ?? será que a idéia não é nacionalizá-los ?? afinal como ficarão as pobres criançinhas do interior sem atendimento médico ??Eles vão embora um dia ??As crianças não nascerão mais ??Os idosos não ficarão mais velhos ??Enfim pareçe que o engodo está ai para quem quiser acreditar nele , abraço .

    1. Caro Stelo e a quem mais interesse, comparto em alguns pontos da mesma opinião tua, como por exemplo quando vc menciona que vai lutar pelos seus direitos de exercer a médicina já que vc tambem é um graduado no exterior. Como sou graduado em Cuba penso que também devo trabalhar ao igual que aos “médicos importados”. Mas devo alertar de que a insolencia e o despreparo encontrado na sua critica não encontra argumentos de uma fonte fiel que não seja sua inexperta e obinubilada opinião. Ao afirma e informa aos caros blogueros companheiros nossos da inferioridad da medicina cubana comparada a outros países sul-americanos. O que vc sabe da realidade do povo cubano, do comunismo cubano, da miséria de Cuba como país e finalmente do sistema de ensino e da saúde de Cuba. Te convido a buscar fontes oficiais da OMS e da OPS e até mesmo da Unesco e fazer um comparativo entre Cuba e EUA porque nesta briga o Brasil não pode entrar porque temos indices de paises do sudeste asiaático e da africa sub-sahariana. Veras meu caro que Cuba ganha dos EUA em tudo que vc possa imaginar. E o mais importante que eu aprendi do comunismo cubano que foram justo sobre o capital más importante que existe na terra. O capital humano. Proxima vez consulte banco de dados mais confiaveis que tua mente alienada e oligofrenica antes de falar de um povo tão digno e lutador ao qual vc desconhece que é o povo cubano. E como dice um día nosso saudoso mas sempre presente comandante Che Grevara; ” ¡Hasta la victoria siempre! “

      1. vc nao sabe quem foi che, le alguma fonte confiavel sobre a historia deste.
        Sobre a medicina em cuba, conheci varios graduados e é verdade que a medicina preventiva em cuba é invejável, isso explica o porquê dos indices gloriosos ostentados por cuba, a velha historia da desnutricao infantil 0. No entanto a medicina curativa deixa muito a desejar em seus graduados. Nao sei se isso sera bom ou ruim, sei que funciona bem em cuba.

      2. Bom, nem vou entrar na questão da qualidade de ensino. Óbvio que o curso de medicina oferecido por muitas universidades brasileiras, possuem uma qualidade inquestionável (como o curso de medicina da USP, UNICAMP, etc). Do outro lado da moeda, existem vários cursos de medicina de qualidade pífia. Não vou citar os nomes das universidades, por uma questão de ética.
        Mas a questão aqui deve ser analisada com muito cuidado. Não conheço os cursos de medicina de Cuba, mas sei que a propaganda que se faz em torno do sistema de saúde daquele país, não reflete a verdade. Basta ter um pouquinho de curiosidade e assistir a esses videos (que estão em espanhol):
        https://www.youtube.com/watch?v=eE9u2CR75u4
        https://www.youtube.com/watch?v=LIl3sr_qEy4
        Neles, voces poderão ter uma outra visão da medicina cubana e tirar suas próprias conclusões. Faço questão de frisar que os vídeos se tratam da realidade do modelo de medicina cubana. Não do ensino de medicina.
        Quanto ao ensino, prefiro deixar um link de como ela é (na visão de um médico brasileiro)
        https://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/03/276429.shtml

  • Cada povo tem o governo que merece e os médicos que merecem, se o povo quer os cubanos, que venham os cubanos! Meus pêsames.

  • nossa a discuçao tem sentido, só que temos q ver o seguinte, a saude no Brasil vive realidades diferentes de outros paises e a quantidade de medicos nao vai solucionar o problema, o fato é o seguinte o governo quer banalizar a medicina , porem a luta nao sera facil, a classe é unida e forte porque trabalha diante da constituiçao, entao preparece quem acha que isso ja esta decidido, pois o ministerio publico vai interagir, e nao si esqueça, so tem direitos quem conhecem da lei, entao esperaremos e veremos.

    1. Meu Caro JR, o Sr tem toda razão e lucidez quando diz que a vinda de Médicos Cubanos não solucionará o descaso da saúde pública do Brasil, atenuará pouquissimo.O problema é4 estrutural e político, essa conversa toda é para nos iludir, mas é válida.O Ministério Público, guardião da cidadania , deveria fiscalizar melhor determinados Hospitais que prestam Serviço ao SUS, deveria solicitar escalas de Médicos Plantonistas só o fazendo no HOSPITAL MUNICIPAL E REGIONAL.O Hospital Sagrada Família, citado várias vezes aqui no Blog, não tem fiscalização constante exercida pelo Dignissimo Ministério Público.. O Serviço de Obstetricia ,SUS, do Santo Hospital está entregue às baratas, pacientes do SUS, Obstétricas têm seus partos feitos por tècnicos de Enfermagem, Médicos que deveriam estar presentes não ficam e o Hospital é conivente, pasmem: O Hospital é Filantrópico, Amigo da Criança e recebe verbas extras do Ministério da Saúde e não cumpre suas obrigações. Vá a uma enfermaria do hospital e pergunte às pacientes quem fez seu parto e verificasrão que o denunciado aqui tem procedencia e não é fofoca vulgar.Estive lá, perguntei a paciente e a mesma disse que nem viu Médico, este recebe do SUS para praticá-lo, pergunte ao Auditor do SUS em Santarém !!!!

    2. Alunos de Medicina da Unicamp irão boicotar prova do Cremesp
      Posição foi decidida por unanimidade em assembleia entre os discentes da instituição
      08 de outubro de 2012 | 20h 04
      Notícia
      A+ A-
      Assine a Newsletter

      Estadão.edu
      Veja também:
      Alunos de Medicina da Unicamp lançam abaixo-assinado contra prova do Cremesp

      Estudantes de Medicina da Unicamp decidiram em assembleia realizada na última semana, boicotar o exame do Conselho Regional de Medicina (Cremesp) que visa a avaliar a qualidade do ensino no Estado. A partir deste ano, a prova será obrigatória para todos os alunos no final do 6.º ano do curso. A concessão do registro profissional estará condicionada à participação no exame, independente do desempenho do candidato.

      Para o Centro Acadêmico Adolfo Lutz (CAAL), que representa os alunos de Medicina da Unicamp, a avaliação do Cremesp “não melhorará a educação médica e a qualidade da saúde do País”. “A prova trará malefícios aos currículos, que passarão a seguir menos as diretrizes curriculares do MEC (Ministério da Educação) e mais os macetes para sua aprovação”, diz o texto do abaixo-assinado, que pode ser acessado no link https://caalunicamp.com.br/examedocremesp.

      A avaliação dos recém-formados já é aplicada para os formandos de Medicina do Estado há sete anos – mas de forma voluntária. Até hoje, 4.821 novos médicos já se submeteram ao exame, que a cada ano demonstra a falta de preparo dos profissionais. No ano passado, 46% dos alunos que fizeram a avaliação foram “reprovados”. Eles não conseguiram, por exemplo, identificar um quadro de meningite em bebês e também não sabiam que uma febre de quase 40ºC pode aumentar o risco de infecções graves em crianças.

      André Palma, de 20 anos, aluno do 2º ano e membro do CAAL acredita que o exame, de caráter essencialmente teórico, não conseguirá avaliar a competência de um médico recém-formado. “Para uma avaliação precisa, seria necessário a aplicação de provas continuadas durante toda a formação desse profissional, além de análises curriculares e também do corpo docente”, diz.

      O coordenador do exame do Cremesp, Bráulio Luna Filho, tem consciência de que a avaliação não resolverá o problema, mas afirma que o órgão faz o que pode. “Há sete anos trazemos à tona uma série de falhas graves no que diz respeito à formação desses médicos e nada tem sido feito no Estado de São Paulo”, diz. De acordo com Luna, caberia ao MEC uma avaliação mais precisa dos cursos.

      1. Caro Rafael.
        Concordo com voce. Mas vale lembrar que o vestibular também comete o mesmo erro.
        Um exame para avaliação dos formandos em medicina pode não ser ideal. Mas é o modelo adotado em todas as instancias do ensino médio e superior. No curso de ATLS, BLS e ACLS por exemplo, os alunos são submetidos a um exame rígido (prova oral e exame prático). Se voce tirar 1 ponto abaixo da nota minima, está reprovado. Nos exames para residencia médica também.
        Isso é seguido a risca e ninguém questiona. Por que deveria ser diferente com relação aos exames de conclusão de curso?

  • A vinda de Médicos cubanos não será tão simples assim, haverá avalanches de oposições pétreas dos hipocráticos, Conselhos e Associações Médicas.As organizações que praticam atendimentos médicos em períodos eleitorais; tambem farão companhia a grita dos inconformados , indivíduos inescrupulosos que não querem o bem estar dos necessitados ou lhes traga ou firam interesses de cunho eminentemente demagógicos.Britadeiras neles, dinamite nas mentes tacanhas e egoistas.

  • O problema não é a falta de médicos ou salários mais dignos. O problema é, sim, as grandes distâncias que nosso país continental tem. Não há a menor possibilidade do governo (de qualquer governo) em dispor para cada comunidade do interior do Brasil um médico, no máximo pode dispor de um posto de saúde com um enfermeiro para os primeiros socorros e um posterior encaminhamento a um hospital mais próximo; e é aí que as coisas complicam: há muitos postos de saúde que ficam a horas ou mesmo dias de qualquer centro cirúrgico. Esta situação ocorre em países como a Austrália, Estados Unidos e Índia, por exemplo. A importação de médicos cubanos não tem o propósito de melhorar esta situação, mas o de ajudar uma forma de governo (sonho dos companheiros e companheiras) decadente, o de Cuba.

    1. São salários fantasiosos e não factiveis que Prefeituras do interior oferecem a Medicos para lá trabalharem. Faltam condições técnicas mínimas para o Médico exercer sua profissão condignamente.Enfermeira não é escalada ,no Brasil, para primeiros socorros, função eminentemente Médica.Nos paises citados por você, provàvelmente o curriculo dessas Enfermeiras seja diferentes das brasileiras, são conjecturas minhas.Acho sim, se as autoridades derem condições financeiras-técnicas teremos Médicos nos postos de Saúde.A importação de Médicos cubanos seria bem-vinda, muitos poderiam ser enviados para o interiorzão , suas formações, parece-me , são mais clínicas, medicina preventiva e saúde pública é um primor. Será um pouco difícil mas poderá concretizar-se, há muitos anos as autoridades cogitam em trazê-los.

  • Como o governo brasileiro não tem como forçar médicos nossos irem para as comunidades mais distantes, esse vai junto da turma de Fidel para esse doar um montanha para isso. Ou seja, o que não fazemos como os nossos faremos como os de outros países quando nesse caso sabemos o que aconterce: ele virár, mas a famíla ficará lá como refém do tirano.

  • Os médicos daqui não prestam dai tem que chamar os cubanos mesmos, que são muito melhores e mais baratos.

    1. Os médicos daqui prestam para atender gente que paga a consulta. Se for Plano de saúde ou SUS, eles têm dificuldade.

  • As viúvas do PFL/DEMO que segundo este blog está se desfacelando, não tem como esconder os prantos, sem conhecer um milímetro de Cuba, Venezuela ou Bolívia, fazem comentários vazios e ressentidos,
    Eu tenho um sonho, vou ajudar dirigir uma fundação cujo foco é erradicar a desnutrição, a mortalidade infantil e fazer inclusão através do esporte e cultura e melhorar a qualidade de vida dos idosos. SE para isso for necessário e a legislação permitir vou contratar médicos cubanos sim e com muito gosto.
    Conheço hospitais publico no interior deste Brasil que oferece salário de R$ 30 mil reais para médicos e não consegue contratar porque esses profissionais preferem permanecer nos centros mais adiantados.

    Chico Corrêa

      1. Sou Médico, recém formado em Cuba, as pessoas falam muitas coisas sem saber do que estão falando, atacam um País sem conhece-lo, passei mais de 6 anos vivendo em Cuba, e para mim foi um grande privilégio ter estudado naquele lugar. Agora uma coisa é certa, porque temos que buscar lá fora o que temos aqui dentro no nosso País? existem milhares de médicos brasileiros formados em Cuba, Bolívia, Argentina entre outros países, e a presidente vai contratar os cubanos, eu não sou contra, mas onde esta a logica? eu que sou brasileiro, me formei em Cuba não posso trabalhar? isso esta muito errado! me formei na mesma escola de medicina que eles, qual a diferença? o engraçado é que um amigo meu cubano e ex professor irá vir nessa missão médica!
        Em Cuba à diferença da formação médica aqui é que a formação é mais humanista, mais preventiva, mais educativa, eu mesmo assim que revalidar meu diploma irei sim para o interior desse país, pois amo o meu Brasil, e quero que ele fique cada dia melhor, quero ajudar quem menos tem! Viva Cuba! Viva o Brasil!

  • EURECA< EURECA<EURECA!!!!!!!!!!!!!Até que enfim uma luz no fim do tunel!!!!!!! Médicos cubanos sejam bem vindo!!!!!quero ver agora essa categoria que ganha milhares de reais se dividindo em 5 ou até mais locais de trabalho, sem dar conta DO CUIDAR DOS PACIENTES E SIM DOS POLPUDOS SALÁRIOS!!!!!!Presidente Dilma, Além disso paralelamente, faça valer a formação de milhares de brasileiros que se formaram na BOLIVIA e aproveite também pra abrir novas faculdades no interior do Brasil e aumente a quantidades de alunos nas já existentes!!!!! Agora o Brasil começa a acelerar rumo ao Primeiro Mundo!!!!

    1. E onde estava a classe médica na época da tortura no Brasil!? Mamando no governo da ditadura.

  • Jeso, observo que os debatedores/articulista/defensores do PT do teu blog deram uma esfriada, estão sem animos, principalmente o TIBÉRIO. A história dos maiores e melhores extrategista como superpoderoso EVERALDO indo até o extraordinário negociador OSMANDO, inclusive com teus comentários de cientista político cairam 40% em média. O que será ?

    1. A nossa alegria durou pouco, o LULALLOGGIO saiu da quarentena e já está na ativa meu caro anônimo.

  • Alegremo-nos, pois.Médicos em abundãncia(CUBANOS) atenderão esse interiorzão brasileiro, principalmente amazõnicos. Caravanas Pro-Paz evaporarão, ONG’s que tanto zelam pela saúde dos ribeirinhos deixarão de receber polpudas doações e não passarão por trantornos de verem barcos doados por ONG”s SEREM RETOMADOS, atendimentos relâmpagos com fins eleitoreiros na periferia da cidade não mais acontecerão, POSTOS DE SAÚDE FUNCIONARÃO 24 HORAS DESAFOGANDO OS ATENDIMENTOS DO HOSPITAL MUNICIPAL DE SANTARÉM COM PACIENTES QUE LÁ DEVERÃO SER ATENDIDOS, NÃO HAVERÁ MAIS FILAS NO HOSPITAL MUNICIPAL DE SANTARÉM, PACIENTES SERÃO ATENDIDOS NA HORA, PACIENTES DO SUS SÓ TERÃO A GANHAR COM OS MÉDICOS CUBANOS; HOSPITAIS CONVENIADOS AO SUS PODERÃO CONTRATÁ-LOS E TERMOS PLANTONISTAS POR 24 HORAS, PARTOS DE PACIENTES DO SUS SERÃO REALIZADOS POR MÉDICOS CUBANOS E PEDIATRAS CUBANAS ESTARÃO NAS SALAS DE PARTO E CESARIANAS, SEQUELAS NEUROLÓGICAS SERÃO EVITADAS OU MINIMIZADAS EM NOSSOS RECÉM-NASCIDOS. COM CERTEZA SERÃO NECESSÁRIOS MÉDICOS DE OUTRAS NACIONALIDADES PARA SUPRIR A DEMANDA DO BRASIL. VIVA A DILMA, PADILHA .QUANDO CHEGAREM AO BRASIL PROCUREM COM URGENCIA O HOSPITAL SAGRADA FAMÍLIA QUE SERÃO IMEDIATAMAENTE CONTRATADOS, NO HOSPITAL MUNICIPAL CONTATE O DR FABIO TOZZI( ESTE ESTA CONTRATANDO MÉDICOS PARA JURUTI TAMBÉM).

    1. Você tá fazendo piada né?
      kkkkkk
      Acho que tem 5 anos de idade para acreditar nessa promessa fantasiosa. A medicina no Brasil deve ser exercida por MÉDICOS BRASILEIROS.
      Isso é um absurdo querer importar médicos para o Brasil.
      Essa Dilma tá doida. Pior que muita gente também tá.

      1. A população tem que ser cuidada por quem tem competência para cuidar dela. Enquanto os médicos do Brasil se acharem europeus, temos que criar novas estratégias para não ficar na mão dessa gente.

      2. Uma promessa fantasiosa mas que existe em uma pais muito mais pobre que o Brasil, onde nosso tão rico pais tem uma medicina 3ª mundista e Cuba tem os melhores índices de saúde, falem o que quiser de Cuba, mas a saúde e a medicina basta verem os índices ou irem pra Cuba e ver que qualquer criança tem um nível escolar que a maioria do nosso pais não tem, que enquanto no Brasil só os que tem condições tem escola lá é um crime (de verdade) uma criança fora da escola. Esses médicos que estão chegando são acostumados a trabalhar em condições criticas (por que seu pais não tem dinheiro pra investir nos melhores equipamentos), mas ainda assim com o pouco que tem podem abarca a população, por que isso? Por que realmente querem trabalhar, por o estado exige que eles realmente trabalhem, que dão o máximo de si, sacam o máximo da clinica pra vagar o mínimo entre miles de exames sem necessidade (ou com necessidade de enriquecer os laboratórios), de indicar remédios sem necessidades (ou pra beneficio das industrias farmaceuticas) ou seja não vai precisar de 5 ano, pra ti isso parece um absurdo pq nunca viu algo assim, eu convivo com isso todos os dias, e estou aprendendo a ter o paciente como paciente e não como um cliente, aprendendo que a saúde é uma necessidade básica do ser humano e não podemos transformar ela em mercadoria de quem paga mais, aprendendo a ser humano e valora o ser humano!!!! Acho que essas palavras nunca vão fazer sentido pra certas pessoas.
        Sei que os boicotes vão ser muitos pra esses médicos, mas eles ja enfrentaram boicotes muito maiores e resistiram, vão resistir a esses e quem vai pedir que eles fiquem vai ser a população brasileira.

  • Se verídica a notícia todos sabemos que os médicos cubanos não irão ver a cor dessa grana, pois certamente os ditadores cubanos irão abocanhar tudo. Isso mostra o quanto os petistas adoram ditadores e como mimo dão a grana do povo brasileiro a eles. É o programa Bolsa Cuba, depois vem o Bolsa Venezuela (se já não tem), Bolsa Bolívia, Irã, etc. Está mais do que na hora das Instituições sérias e do povo brasileiro impedir tanta sacanagem feita com o dinheiro público. Acorda Brasil!!!

    1. Pouco me importo se médicos cubanos vão ou não ver a cor desse dinheiro.
      Não quero é que eles venham para cá.
      Muito idiotice importar médicos cubanos, pagar eles com dinheiro dos nossos impostos enquanto nossos médicos ganham mal.

      1. Ganham tão mal que as famílias brasileiras querem que o seu filho seja médico. KKKKK
        E se ganham mal é porque é trabalhador, e trabalhador no Brasil ganha mal. Mas na verdade, médico não se julga da classe trabalhadora, eles se julgam sempre patrões, pois se sentem melhores que os outros.

    2. o que me causa graça é como as pessoas são incultas, ou melhor são culturalizadas pela Rede Globo e tem que passar uma vergonha dessa dizendo da “ditadura” cubana que é mais democratizada que no nosso tão democrático Brasil, uma tarefinha se quer saber um pouco mais além do que a rede globo te conta, estuda como é a forma de eleições em Cuba e compara com a do Brasil pra ver quem realmente vive em uma ditadura.. ai quem sabe comece a fazer analises mais profundas das coisas que te dizem.

    1. CARO FÁBIO, SÃO EXCELENTES PROFISSIONAIS MÉDICOS, O PRESIDENTE HUGO CHAVES TRATOU SEU CANCER LÁ, ESTÁ CURADO E VAI SE REELEGER NA VENEZUELA, ME FALARAM QUE ELES DÃO DE MIL A ZERO NOS MÉDICOS DO SÍRIO E LIBANES, SE VIEREM ONCOLOGISTAS PODERÃO SER CONTRATADOS PARA TRABALHAR NO REGIONAL.´MÉDICOS CUBANOS,JÁ.CONCURSADOS, VOCES PODEM PERDER SEUS CARGOS, MÉDICOS CUBANOS NELES.SAO EXCELENTES OBSTETRAS, PODERÃO SUPRIR AS NECESSIDADES DO SÃO CAMILO, PARTOS DE PACIENTES DO SUS DEIXARÃO DE SER FEITOS POR TÉCNICOS DE ENFERNAGEM.CUBANOS NELES.

      1. Aham, o presidente Hugo Chavez (boa pessoa?) de fato se tratou em Cuba. TEM MÉDICOS BONS EM QUALQUER LUGAR. E em se tratando de um presidente, é óbvio que deveriam ter dado a melhor assistência. Tem médicos muito bons também que não são tão badalados.
        No Brasil também é assim meu caro.
        Por favor, é a visão do inferno ver esses médicos com seu portunhol (sem ofensas) tomando vagas dos médicos brasileiros.
        Soberania nacional!

        1. Soberania nacional é não ficar dependente de uma elite profissional e corporativista, que só mama nas tetas dos contribuintes brasileiros e depois não querem ver pobre e trabalhador por perto.

        2. Segundo dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), país tem 287.832 médicos e menos de terço deles reside fora das regiões Sul e Sudeste.
          Municípios do interior do país enfrentam dificuldades para atrair e fixar médicos. É o que mostra o mapa abaixo, produzido com dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) de 2011. Dos 287.832 médicos cadastrados nessa base apenas 13% estão em municípios de até 50 mil habitantes (que correspondem a quase 90% das cidades brasileiras e contêm 64 milhões de pessoas).
          O mapa mostra a densidade de médicos a cada 1.000 habitantes. Na imensa maioria dos municípios, a quantidade de médicos disponíveis é considerada baixa (menos de 2,5 médicos/1.000 hab.) pelos critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS). A média Brasil é de 1,5.
          Vale notar que os dados apresentados aqui contam o médico apenas uma vez e não refletem, por exemplo, situações de profissionais que trabalham em mais de um município.

      2. Antonio Jequitibá:
        O Hugo Chavez está curado? Tem certeza? Parece que já está passando pela 4 cirurgia. A coisa tá meio feia pro lado dele.
        E quem te falou que os médicos de lá dão de mil a zero nos médicos do Sírio Libanes?
        Acho que voce precisa se informar mais.

    2. Muito valido sua colocação, porem pergunto a vc POR QUE SO A OAB CRC TEM EXAME DE SUFICIENCIA PARA ATESTAR A CAPACIDADE CONTADOR E ADVOGADO, nao seria melho aplicar esse prova para recem formados medicos no Brasil tambem????

      1. Meu caro Fábio, trazer Médico já preparado e qualificado é menos oneroso para os cofres do País.Sou totalmente a favor da prova para avaliar a capacidade teórica dos profissionais Médicos,acrescentaria também uma prova prática. Você não tem idéia de quantos Médicos Cubanos seriam necesários no Brasil, calculando por alto , aqui em Santarem seriam necessários mais de cem, no momento.Você já´pensou , levar sua esposa a um posto de saúde 24 horas e ter um Médico Clínico e um Pediatra, no Aritepera termos um Médico lá residindo, outras comunidades do nosso interior com ,pelo menos um Médico cubano, Boliviano, Peruano, morando nessas localidades. Sou muito repetitivo e não me cansarei de falar: já pensou levar sua esposa para atendimeento obstétrico , pelo SUS, e ser atendido por Médico Obstetra e Pediatra na sala de parto, fato raríssimo de acontecer na nossa Santarém. Quero que a Presidenta Dilma tenha sucesso em seu intento.Vamos torcer. Queria adiantar que os Médicos CUBANOS SÃO ALTAMENTE ESPECIALIZADOS EM MEDICINA PREVENTIVA.

      2. Já ouviu falar em prova de residência médica?
        Pense bem: muitos médicos fazem a prova para continuarem as suas especializações. Isso logo depois da graduação. Agora pense fazer ALËM da residência uma prova de validação do diploma? Você não acha absurdo e injusto demais com os médicos?
        Eu acho.

    3. Eu ouvi que o Papai Noel vem no final do ano deixar presente para menino que se comportou durante o ano. Tu também ouviste?

    4. GOSTARIA QUE ESSA MESMA PROVA FOSSE APLICADA AOS MEDICOS FORMADOS NO BRASIL QUE JA SAEM DAS FACULDADES COM CRM EM MÃOS SE SOMENTE EM SÃO PAULO ONDE SE REALIZA VOLUNTARIAMENTE ESSA PROVA REPROVAM 46% DOS ALUNOS RECEM FORMADOS IMAGINA NO BRASIL TODO!!! PROCURE SE INFORMAR PRIMEIRO O NIVEL ATUAL DAS PROVAS DE REVALIDAÇÃO SÃO PARA ESPECIALISTAS E GOSTARIA DE VER VC FAZENDO UMA PROVA DESSAS !!!

  • Pergunto:
    Porque nao se investe esse dinheiro todo na formaçao de novos medicos em nosso proprio pais?
    Acaso nao temos pessoas interessadas em serem medicos aqui mesmo no Brasil?
    Seria impossivel investir nos nossos proprios medicos, oferecendo melhores condicoes de trabalho no interior?
    Porque trazer de fora? Porque gastar tanto dinheiro assim?
    Cade o ministerio publico? Nao se mexe? Nao faz nada sobre isso?

    1. Matheus é facil responder todos esses seus questionamentos: 98 % dos medicos querem ficar nas capitais e nos grandes centros, faça uma pesquisa e veja quantos medicos da turma que se formou no mes passado quantos ficaram aqui em Santarém?. Infelizmente a nossa presidente esta certa, o que fazer? e se é o governo federal que vai cobrir essa despesa não vai honerar para os municipios que pagam até R$ 40.000,00 por médico.

      1. eh como vc diz: INFELIZMENTE ela esta certa… mas nem tanto… nao eh importando que se resolve problemas, talvez ate estejamos importando MAIS UM problema…

        1. A presidente está certa?
          Por favor, pare com isso.
          Governo federal, estadual, municipal não interessa. É dinheiro nosso.
          Temos médicos no Brasil. Temos muitos estudantes de medicina. Cadê mercado de trabalho para eles?
          Vamos importar problemas? Sim.
          Não precisamos deles. Precisamos valorizar o que é nosso.

          1. Leitora..não temos tantos médicos assim não..isso é fato… Além do mais a maioria não quer morar no interior.. e não é pela remuneração não…é porque não querem mesmo..não julgo mal eles por isso .. pois não é fácil ir para um local desconhecido e ficar longe da família.. Por isso eu aprovo a iniciativa da Presidente DILMA

          2. Os médicos no Brasil não são nossos, infelizmente. Eles estudam nas universidades públicas, fazem residências em hospitais públicos, mas não atendem os que mais precisam, a maioria da população brasileira que não tem acesso ao plano de saúde.

          3. Senhora leitora…exitem dados concretos , nos quais foram realizados de forma séria capazes de mostrar o que você gostaria de saber, ou melhor , já sabe: é bem verdade que no Brasil pode existir uma quantidade de médicos suficiente para determinadas populações , porém com uma péssima distribuição . Isso se deve a grande demanda e ganancia de nossos companheiros de trabalho, interessados egoistamente em si e esquecendo que juramos salvar vidas sem mesmo se preocupar quem ou como seremos retribuídos.
            Municípios do interior do país enfrentam dificuldades para atrair e fixar médicos. É o que mostra o mapa abaixo, produzido com dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) de 2011. Dos 287.832 médicos cadastrados nessa base apenas 13% estão em municípios de até 50 mil habitantes (que correspondem a quase 90% das cidades brasileiras e contêm 64 milhões de pessoas).
            O mapa mostra a densidade de médicos a cada 1.000 habitantes. Na imensa maioria dos municípios, a quantidade de médicos disponíveis é considerada baixa (menos de 2,5 médicos/1.000 hab.) pelos critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS). A média Brasil é de 1,5.
            Vale notar que os dados apresentados aqui contam o médico apenas uma vez e não refletem, por exemplo, situações de profissionais que trabalham em mais de um município.
            veja no link abaixo…é muito importante como profissional bem qualificado e integral está mais do que bem informado para poder comunicar ou debater um assunto sério…..Palavras soltas sem fundamento não servem para nada.
            https://oglobo.globo.com/infograficos/medicos-municipios/

      2. “se é o governo federal que vai cobrir essa despesa não vai honerar para os municipios que pagam até R$ 40.000,00 por médico” . PUZZ …

  • Pelo jeito o demo-charlatão Cesar Maia (o vaia) virou agencias de noticias….

    Miséria e esplendor dessa categoria de dinossauros hoje em processo de extinção.

    Tiberio Alloggio

    1. Tiberio o Brasil precisa importar medicos?
      Seremos sempre um nação de quinta não damos valor no que temos, importamos muitas coisas e agora vamos importar medicos.
      E preciso valorizar o que temos envestir mas e roubar menos, saúde e educação e segurança são pilares primordial para uma nação, quando falo em envestir estou falando não somente na infraestrutura mas na mão de obra, um trabalhador bem pago trabalha mas satisfeito.
      Se o PT e o PMDB roubasse bem menos tinha dinheiro para termos uma saúde com médicos atendendo bem melhor.
      Os politicos desta nação são na sua maioria vermes e parasitas.

      1. SR JORGE SOUSA, JÁ PENSOU CHEGAR A UM POSTO DE SAÚDE 24 HORAs e ser atendido por um Médico ao invés de técnico de enfermagem, já pensou que sua esposa poderá ser atendida por um Médico no caso de parto normal no Hospital Sagrada FAMÍLIA PELO SUS E TER PEDIATRA AO LADO DE SUA ESPOSA? No interiorzão-ribeirinho o caboclo só tem assistência relâmpago quando Saúde e Alegria lá aparece e o Abaré II da PMS. Não poderiamos ter um Médico Cubano residindo nessas comunidades? Não é impossível, é factivel, tenha certeza. Médico Cubano neles!!!!!

        1. Aff
          O que médico cubano sabe da nossa realidade? NADA
          O que médico cubano precisa fazer aqui? NADA

          1. Senhora leitora, diferente da sua formação , médicos cubanos são formados de forma integral, conhecem a medicina de vários países e a realidade dos mesmos. Pois estudam unido a sua difícil carreira de medicina, historia ,sociologia e filosofia. Bases da ciência , já que a medicina não é uma ciência unica, ela também deve ser vinculada a todos os fatores que contribuem ao desenvolvimento da sociedade. Conhecer um pais, não está resumido, ou melhor não feito por meio de videozinhos postados na internet, ou leituras de blogs mal elaborados, mas sim de centro de estudos com pessoas bem formadas , capazes de debaterem, estudarem e formarem idéias verdadeiras e inteligentes do que se aprende.
            Se a senhora possui essa mente de que não é precisa ajudar ninguém , que não teria tal capacidade, ou que seu mundo vip está tao vinculado a coisa fúteis ….tenho a concluir que infelizmente você não é a pessoa indicada para entender esse processo. Como já dizia uma velha escritora nossa:
            Só quem já disciplinou sua mente e harmonizou seu mundo interior tem condições de fazer alguma coisa pelos outros.
            Zíbia Gasparetto – Escritora brasileira

        2. Jequiti, vc está certissimo. Esse Jorge é médico ou parente de médico. Além dos médicos de cuba, temos que trazer os da Bolivia pra cá, que são brasileiros e só querem o ok pra entrar em campo! Depois ela abre mais vagas e faculdades pra suprir a demanda.

      2. Querido Jorge Souza, Esse seu Pensamento é de Médico ou de familiar de médico, Acertada a posição da PRESIDENTA. Quero é ver ela aguentar o corporativismo da classe. Médico em Santarém ganham Ótimo, são os melhores salários do municipio, algo entorno de 50 mil reais mês( PSM, Hospital Municipal, Sagrada Familia, Hospital Regional, UNIMED, Clinicas Particulares e Conveniadas com o SUS, Municipios Vizinhos no fim de semana, Consultório Particular etc……) è porisso Que o PT apoia a atitude da Presidenta DILMA. E digo Mais quem rouba o dinheiro do SUS são os Médicos que deveriam tá atendendo de acordo com a pactuação que é feito com as secretárias e não faz. LUCINEIDE e BRUNO PARÁ vão botar o nome dessa classe exposta comm o horário do plantão de cada profissional no Pronto Socorro pra evitar as fugas deles no horário de trabalho, quando o pessoal do MUNICIPAL pensam que eles estão lá, coitados de nós já estão fazendo BICO na sagrada familia e em outros locais, LUCINEIDE NELES!

        1. No Brasil, os doentes pobres só servem para ser cobaias para médicos em suas formações acadêmicas. Eles vão para os hospitais públicos enquanto estudantes.

        2. Complicado. Sou estudante de medicina e além de conviver com médicos já passei por vários hospitais. Chegar em vários postos de saúde para atender sem algodão, sem vacinas, equipamentos quebrados, nem salas de cirurgias adequadas…correndo o risco de levar um processo por mal atendimento e baixo salario (sim! sistema público paga baixo salário pela sobrecarga de trabalho e pelo tempo/dificuldade de formação e aliás… nunca vi salários de 40.000 reais por ai no sistema publico e nem perto disso!)… sinto muito, mas os cubanos (ou seja lá quem for) vão fazer o mesmo que qualquer médico brasileiro já faz: sair do sistema público e arranjar outra vaga! Vale lembrar que assim como qualquer área de trabalho existem os que querem trabalhar e os que querem passar a perna nos outros então não justifica generalizar a classe médica, nem a de advogados, nem os policiais, nem qualquer uma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *