Ary Rabelo analisando as imagens do cruzamento da Barão de Santarém com Marechal Rondon. Foto: Blog do Jeso
O TV Blog do Jeso (TV Ponta Negra/SBT) colheu imagens do cruzamento das ruas Barão do Rio Branco e Marechal Rondon, em Santarém, denunciado pelo leitor Celson Lima como perigosíssimo, e as levou para análise do engenheiro de tráfego Ary Rabelo.
Ele enumerou duas medidas medidas simples (de baixo custo para os cofres públicos) que poderiam ser adotadas pela SMT, a secretaria responsável pelo trânsito no município, para reduzir significativamente o número de acidentes que ali acontecem quase que diariamente.
O TV Blog do Jeso será exibido amanhã mais cedo, a partir das 18h45, devido ao horário de verão, com reprise às 23h45, logo após o Jornal do SBT.
— ARTIGOS RELACIONADOS
O programa tem o patrocínio do Barrudada Tropical Hotel, Governo do Pará, e FIT (Faculdades Integradas do Tapajós).
Veja também:
Nº 1 da comissão eleitoral da Ufopa na TV.
“Santarém nos anos 60″: TV Blog do Jeso.
Folha de pessoal chega a R$ 146 milhões.
Jovem fotógrafo no “TV Blog do Jeso”.
OAB do Pará no “TV Blog do Jeso”.
Vídeo da entrevista com o candidato do PT.
Âncoras do shopping fecham negócio.
“Reitoráveis” da Ufopa no TV Blog do Jeso.
Entrevista do candidato a presidente do PT.
Jeso todos esses pontos comentados pelo Isasc são gravíssimos. Aliás, a Silva Jardim/Sergio Henn tem quer ter outra paralela para desafogar esta.
Bartolomeu e Icoaracy Nunes com Silva Jardim estão absurdamente perigosos. Enquanto isso estão asfaltando a Irurá.
Uma coisa que precisa ser pensada é a extinção das conversões a esquerda em muitos dos cruzamentos em nossa cidade. Em cruzamentos como Barão do Rio Branco e Borges Leal, Borges Leal e Silva Jardim, Magalhães Barata e João XXIII, Silva Jardim e Bartolomeu de Gusmão. Esses cruzamentos são de tráfego intenso e as vezes por um ou dois veículos que vão convergir a esquerda forma-se uma fila de carros prejudicando o transito. Ah… Ia esquecendo, será que o engenheiro de transito poderia dar uma ideia para o transito em frente ao Colégio Santa Clara no horário de entrada e saída de alunos?
Isaac, já presenciei várias vezes esse caos em frente ao Sta Clara. Boa sugestão de pauta.
Imagino que a saída para esse problema seria mudar a entrada do colégio para a Av. São Sebastião pois essa avenida tem apenas um sentido e é larga, mas para isso os ônibus intermunicipais que estacionam bem em frente ao colégio precisam ser remanejados para outro local, não sei qual. Mas essa decisão precisa ser tomada em consenso entre a Prefeitura Municipal e o Colégio, talvez ai haja impasse.
RELEVEM O ” SE ESTATELOU-SE “… FOI A PRESSA…kkkkkkkkkkkkkk
JESO,
SEXTA FEIRA PASSADA; 10:30 DA MANHÃ. EU ESTAVA LÁ NESSE CRUZAMENTE E VI… UM MOTOQUEIRO CHOCOU-SE VIOLENTAMENTE CONTRA UM FIAT CINZA OU PRETO, QUE INVANDIU A BARÃO; O CARA VOOU POR SOBRE O FIAT E SE ESTATELOU-SE NO CHÃO, BEM NA FRENTE DO NOSSO CARRO… HORRÍVEL!!! TEM QUE SER FEITO ALGUMA COISA ALÍ URGENTE.
MAS É FAZER MESMO: SAIR DO DEBATE, DA ENTREVISTA…E PARTIR PRA AÇÃO. DO CONTRÁRIO, MAIS VIDAS VÃO SER SACRIFICADAS NESTE CRUZAMENTO.
ACHO QUE ELE NÃO FAZEM NADA É PROUQE TÁ BEM PERTINHO DO PSM…
É inaceitável ainda não terem colocado uma simples mureta na região do abismo na serra do piquiatuba.
Realmente Telma. Essa ladeira em curva com abismos de ambos os lados, já deveria ter uma mureta que tem o nome técnico em inglês de “guard rail” feita em concreto ou metálica. Pois essa estrutura física é obrigatória em rodovias que possuam características perigosas, usadas principalmente em pontes e rodovias públicas em curvas acentuadas e sinuosas.
Possui um detalhe geométrico que engasta e segura o pneu, prendendo o veículo para que este não se projete no vazio.
Aqui em Santarém, o “guard rail” tupiniquim, é feito com “tachizeiros”; árvore comum na região, de aspecto frágil, pois é oca pela presença de uma formiga preta chamada de “tachi”…
Infelizmente para o casal de agricultores sinistrados, o “guarda roda” de tachizeiros, não funcionou…
Sobre a serra do piquiatuba, é inacreditável não ter uma mureta na região do abismo. Novamente cadê as autoridades?
Jeso, não estou acreditando no que estou vendo, o Dr. Ary Rabelo não é o engenheiro de trânsito da SMT ? Se não é, quem é então ? Não nos diga que a SMT não tem ENGENHEIRO DE TRÃNSITO ! Se tem, bato de frente, é um …, o sistema de trânsito em Santarém deixa muito a desejar; sem muito alarde é caótico. São sinalizações horizontais (faixas de pedestres, de segurança) com pinturas de pouca visibilidade; são sinalizações verticais (placas indicativas), faltando em muitos pontos e cruzamentos da cidade. Para não ficar monótomo, o cruzamento da Av. Presidente Vargas com a 7 de setembro, há acidente quase todos os dias, até carro da polícia militar já colidiu, as duas faixas de segurança da avenida não dá pra ver nem com binóculo. Lastimável tal situação. Eu fiz o exame pericial técnico no local do acidente de trânsito na serra do Piquiatuba, na manhã de 18/10/2013, com duas vítimas fatais (casal) . A serra não tem placa indicativa de velocidade permitida, não tem placa indicativa de curva a esquerda ou a direita, se é sinuosa ou outro tipo. Creio que tem condutor de veículo e motocicleta, na descida sentido centro cidade, que desce em 3ª ou 4ª marcha; que perigo ! Aproveitando, os princípios físicos, matemáticos, químicos e biológicos, não podem ser contrariados. No trânsito: “Dois ou mais corpos, não podem ocupar o mesmo espaço no mesmo tempo ” . Colisão inevitável. Tem outros fatores que se juntam, não resta dúvida, mas vamos começar pela obrigação/dever do Município e do Estado em dá SEGURANÇA A CIDADANIA. Tenho dito e aguardo resposta do amigo.
E aquela entrada rídicula para o shopping. Observem quem vem pela mendonça do centro sentido Cuiabá e simplesmente vira a esquerda.
Falta opção de retorno em vários pontos da cidade;
Tem que fechar os canteiros da Mendonça e criar pontos específicos com retorno ao longo da avenida;
Precisa obrigar o motorista a fazer o retorno para virar, todos param no meio de uma avenida para entrar em outra, isso não existe;
Algumas avenidas não tem mais nenhuma condição de continuar como via de mão dupla;
Sinal, invistam mais em sinais e em acostamentos descente.
Jeso gostaria muito que o blog passesse a cobrar fortemente o papel do 8 BEC diante das péssimas condições da Rodovia no Santarém Cuiabá no trecho Santarém e região metropolitana, é um descaso indecente. Buracos, asfalto desnivelado e sem faixas, Lama e crateras no acostamento além de mato alto.
Abs e bom programa.
Jeso,
No dia seguinte à publicação da postagem, foram DOIS acidentes no cruzamento!!!
Sim, todos os comentários postados aqui são pertinentes. Existem outros pontos “mortais”, o povo santareno MERECE que alguém OLHE para a cidade com outro olhar, querendo efetivamente MELHORAR as coisas.
Exemplos de solução: separadores centrais, sentido único, passarelas aéreas e subterrâneas, trevos, e mais um montão de coisas que o Ari vai sugerir, certamente!
Abraço,
Celson
Há uma linha de pesquisadores que sugerem passarela em nível e justificam “o que deve subir ou descer é o veículo e não o pedestre”. Atenção para a mobilidade do ser humano.
A maioria das pessoas em um determinado momento esteve com problema de uma fratura ou deslocamento em um pé, em uma perna, no joelho… E neste momento sente o quanto é difícil subir ou descer uma passarela.
Jeso,
O nome da avenida, não seria Barão do Rio Branco? Ao invés de Barão de Santarém?
Que bom, se o Dr. Ary com seus largos conhecimentos, possa contribuir para a segurança do tráfego neste ponto que é muito perigoso mesmo para pedestres e condutores. E olha que já foi mudado o portão principal do Colégio Álvaro Adolfo, fato que melhorou muito para os alunos e professores.
Mas posso antecipar, que uma das medidas paliativas imediatas, seria transformar essa via em mão única de descida, pois assim o condutor enquanto na Marechal Rondon, só se preocuparia em olhar para um lado, assim como os pedestres também.
Porém torço para que ele proponha outras medidas melhores ainda.
É isso mesmo, David: Barão do Rio Branco. Já fiz a devida correção. Obrigado!
Jeso amigo, não perca a chance de mostrar algumas travessias para a Cuiabá. Veja por exemplo a Rui Barbosa com a Cuiabá e outras nas proximidades com a B. Leal.
Tua sugestão tá anotada, Telma.
Caro Jeso,
Tem outro(s) cruzamentos de igual perigo, por exemplo: Av. Rui Barbosa com a Turiano Meira, nos horários de saída dos alunos do CDA, chega ser dramático, a propria Barão com a P. Vargas é de igual perigo.
Enquanto não se faz o que sugere o engenheiro, urge que se coloque nesses cruzamentos algum guarda para orientar os pedestres e condutores.
Nazareno Lima
Má educação dos condutores ,. falta de estrutura técnica de nossas avenidas e material humano qualificado contribuem, imensamente, para a avalanche de sinistros de trânsito em nossa Santarém