
O blog interceptou o inteiro teor de um novo documento que surge no rastro da polêmica carta aberta assinada pelo pró-reitor Marcos Ximenes, da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará), com ataques a “um grupo” que fomenta “iniciativas conspiratórias contra a imagem” da instituição – e supostamente liderado pelo vice-reitor Clodoaldo dos Santos.
O novo documento é um abaixo-assinado de docentes, discentes e técnicos da UFOPA, entregue na sexta-feira (11) à Reitoria.
Nele, os 60 signatários criticam Ximenes, denunciam práticas antidemocráticas, quebra de hierarquia, falta de transparência e ratificam a crise institucional na qual, segundo eles, a universidade se acha mergulhada.
O abaixo-assinado manifesta ainda expressa solidariedade ao vice-reitor, “comprometido com a formação superior no oeste do Pará”.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Eles apontam também exemplos de autoritarismo da gestão do reitor Seixa Lourenço, como a “imposição” da professora Tereza Ximenes, “que não possui nenhum vínculo com a UFOPA”, como coordenadora do ICS (Instituto Ciências da Sociedade).
Tereza Ximenes é esposa de Marcos Ximenes.
Leia também:
Réplica do vice não entra no site da Ufopa.
Unicamp e Ufopa celebram parceria científica.
UFOPA: vice-reitor contra-ataca pró-reitor.
UFOPA forma, mas não entrega o diploma.
Quando recebi a carta, na hora me lembrei da situação em que na ocasião o então presidente Lula mandou milhares de cartas para aposentados oferecendo empréstimos no banco BMG, nisso não há nada demais se ele não tivesse mandado as cartas com verba e como se fosse assunto oficial pois ela mandara as cartas do gabinete da presidência. Fora mais ou menos dessa forma que aconteceu na universidade em questão. E, o pior de tudo que ele usou a maquina universitária para informar a comunidade acadêmica sobre um posicionamento pessoal, isso sim me deixou ofendido (como integrante da comunidade acadêmica) que ela tenha sua opinião tudo bem, porém ninguém pode fazer da universidade “garoto de recado” e nem tampouco a universidade (técnicos administrativos e etc.) devem permitir que tal fato ocorra, independente do cargo, se a pessoa é Qualis A da Capes ou é um simples aluno.
Jeso, meu filho está fazendo o curso de Engenharia Física da UFOPA, ele tem dezoito anos e desde o ano passado está estudando com a intenção de se formar e atuar na área em que está. Todo o tempo dele é dedicado aos estudos. Ás vezes ele me confessa que alguns professores não tem compromisso com a formação deles, que são descontentes com o salário que ganham e por isso agem com absoluto descaso. Fico refletindo sobre o que realmente está acontecendo com essa Universidade. Já tenho dúvidas se esse projeto vai dar certo. Será que o meu filho e os demais estudantes que ali estão esperançosos de profissionalização vão conseguir se formar? As vezes penso também em chamar todos os pais de alunos pra frente da UFOPA para exigirmos compromisso dessa instituição com os milhares de alunos que ali estão aguardando o curso das suas vidas prosseguir. Exijo, como todos devemos exigir, que essa instituição lave a sua roupa suja dentro dos seus limites e assuma de vez o seu papel de educar. Essa situação já passou dos limites!!
Adriana, concordo plenamente com você. Fiz o ENEM e após 18 anos de ter concluido o ensimo médio obtive êxito e fui aprovado na1ª chamada. Ingressei nesse novo sistema acreditando que seria uma inovação favorável à formação de novos profissionais, inclusive os professores do CFI discursavam que esse método seria uma revolução no ensino superior, fazendo com que acreditássemos nesse discurso, porém no 2º semestre, já no ICS, só tive decepção cada dia que passava com a desorganização, a falta de informação e o desinteresse de alguns profissionais, pois sempre que tínhamos dúvidas sobre como seria o nosso futuro dentro da Instituição, a forma de avaliação e métodos utilizados por cada professor, sempre a dúvida ficava no ar, nuca tínhamos uma resposta de imediato, mesmo procurando a Direção do Instituto, eles nem sempres sabíam nos esclarecer os fatos, porém sabíamos que as ordens sempre vinham de cima, ou seja da Reitoria, e estas eram indiscutíveis. Após muita pressam pro parte dos acadêmicos, resolveram realizar uma reunião com todos os alunos do ICS para explicar como seria o desenvolvimento de cada curso, forma de avaliação, etc. reunião essa que somente foi realizada no final do mês de Outubro, ou seja, muito tardiamente, pois deveria ter ocorrido no inicio das aulas, desta forma após muita polêmica ficaram alguns pontos esclarecidos na forma de avaliação e como restava pouco tempo para concluir o semestre, os professores nos carregavam e provas e trabalhos, pois deveriam entregar as notas a tempo. Isso tudo me causou grande decepção e falta de estímulo, consequente causando minha desistência do curso. Hoje fico muito triste de ter meu esforço e a realização de um sonho ter sido jogado no lixo.
Muito bem. Agora só falta os alunos ocuparem o prédio da reitoria para axigir a liberação da maconha dentro da instituição. A UFOPA ta ficando cada vez mais com cara de universidade!!!!!!!!!
o que uma coisa tem haver com a outra, liberação da maconha?!
Hoje representações irão denunciar fortes indícios de irregularidades administrativas na UFOPA. Parece ser uma coletânea de documentos que serão entregue na audiência que acontecerá as 15h. na sede do MPF. Quem viver verá!
Parabéns por este post, Jeso! É muito importante que a sociedade santarena fique a par dos desmandos da gestão Seixas Lourenço. Este senhor, juntamente com o casal Ximenes, não tem qualquer compromisso com o povo tapajônico. Só estão aqui pelo poder e por todas as benesses que ele proporciona. Logo, logo, voltam para casa, tendo ceifado as aspirações de centenas de pessoas. E eles continuam numa boa, pulando de boquinha em boquinha, pois possuem uma enorme rede de relacionamentos tanto a nível federal, quanto estadual.
A Batata Demo-Tucana na UFOPA está esquentando ….
Tiberio Alloggio
Aproveitando o gancho, deixo aqui o meu desabafo sobre oque aconteceu ontem, enquanto eu fazia a prova do concurso da UFOPA. Após 15 minutos de inicio da prova, uma jovem adentra a sala com o direito de fazer a prova. Reclamei em vão e sozinha. Um verdadeiro absurdo, sou concurseira e nunca vi tal fato acontecer antes. Fiquei indignada com A POSTURA do tal coordenador que estava no colégio onde eu fiz a prova. Vergonhoso é ele dizer que ela estava no direito dela, sendo que ela estava ferindo não somente o meu direito, mais o direito de todos os demais. A passividade dos demais colegas me entristeceu ainda mais, vivemos em um páis onde tudo acontece, e as pessoas vendam os olhos para não enxergar aquilo que está logo ali á sua frente. Meu desabafo e minha indignação com o fato ocorrido!!!!
Esta que chegou atrasada deve ser da turma do Aldo…
o vinculo da reitoria tem com a UFOPA e a sociedade é o poder. nada mais.
se cavar mais fundo, o unico vinculo da reitoria com a UFOPA são os cargos, diárias, passagens e influencia.