Novos cursos de medicina e o impacto na Saúde do país

Publicado em por em Artigos, Política, Saúde

por Karlisson Eder da Cunha Lima (*)

Novos cursos de medicina e o impacto na Saúde do país, foto de Karlisson Cunha - Blog do JesoRecentemente o governo federal anunciou que irá autorizar a abertura de faculdades de medicina em 39 cidades do Brasil.

Muitas pessoas acreditam que essa decisão vai melhorar a saúde pública.

Muita gente pensa que o aumento da quantidade de médicos ira atrair esses profissionais ao interior, garantindo a assistência de qualidade aos mais pobres.

Leia também do autor – O perigo e o alto custo dos especialistas focais na medicina.

Será verdade?

No mundo REAL, explico 3 motivos que contrapõe os fatos mencionados.

1) O Brasil possui um número suficiente de médicos. São 432 mil profissionais. Porém, esses médicos são distribuídos de forma desigual. Sobram médicos nas metrópoles, faltam nos interiores. A região Sudeste possui 232 mil médicos, enquanto a região Norte possui pouco mais de 18 mil profissionais.

2) O Brasil possui uma desigualdade e distorção na distribuição de especialistas. Faltam médicos capacitados para o funcionamento da porta de entrada do SUS como, por exemplo, a Medicina de Família e Comunidade (4.022 especialistas). Por outro lado, temos muitos médicos que atuam em áreas de melhor remuneração e/ou estética, como por exemplo a Dermatologia e Cirurgia Plástica (12.514 especialistas no total).

3) Ter mais médicos não significa mais qualidade de Saúde no SUS. Não adianta colocar os melhores especialistas em um município onde faltam exames , remédios e equipe multiprofissional (exemplo, Fisioterapeutas, Nutricionistas etc.)

Portanto, pode abrir “milhares” de faculdades de medicina, mas a solução para o caos na saúde publica brasileira não será aumentando o numero de médicos.

Penso que é urgente a criação de políticas públicas que incentivem a distribuição desses profissionais (exemplo, concurso público FEDERAL), assim como melhor remuneração e incentivo de algumas especialidades médicas no SUS.

– – – – – – – – – – – – – – – –

* É médico santareno.


Publicado por:

3 Responses to Novos cursos de medicina e o impacto na Saúde do país

  • Ãn hã… Sei….. Melhor mesmo é ter pouco médico…. Ter apenas uns coxinhas que cobram 450 reais pra dizer que você tem verme… Melhor mesmo é a mãe Eboá….

  • É simples essa matemática caro Doutor Karlisson: ” Daqui a pouco, Médico, vai está recebendo salário pior que Professor da Educação Básica nacional, acredite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *