Advogado protocola pedido de cassação de vereador acusado de estupro em Monte Alegre

Publicado em por em Monte Alegre, Política

Advogado protocola pedido de cassação de vereador acusado de estupro em Monte Alegre
O pedido de cassação e o vereador Agenor Martins. Foto montagem: JC

Protocolado na Câmara de Vereadores de Monte Alegre (PA), pelo advogado Marco Aurélio Castrillon Neto, pedido de cassação de Agenor Martins (PSD) por quebra de decoro parlamentar. Eleito para o cargo pela 1ª vez em 2020, o vereador é investigado pela polícia por suposto crime de estupro de vulnerável (uma menor).

— Leia: MPF quer que Monte Alegre comprove que não usou verbas da educação para pagar advogados

O pedido foi protocolado (e ganhou o nº 124/2021) nesta segunda-feira, às 12h. Nele, há reportagens sobre o estupro publicadas nas últimas semanas pelos portais JC (Jeso Carneiro) e Monte Alegre News. Castrillon Neto pede:

① Que sua denúncia seja recebida pela Casa, pelo fato do vereador se comportar “de modo incompatível com a dignidade [humana]” e “faltar com decoro na sua conduta pública”;

② A leitura da denúncia em plenário, para que os vereadores se manifestem pelo recebimento ou não dela;

③ Em caso de recebimento, que seja formada uma comissão processante para instruir o caso, sendo assegurado o direito de ampla defesa do parlamentar do PSD, e, por, fim

④ O vereador seja cassado do cargo pelo plenário da Câmara, sendo a decisão final comunicada à Justiça Eleitoral.

O advogado respalda juridicamente a sua denúncia com base no decreto lei nº 201/1967, tal como feito por um cidadão em Oriximiná (PA) e que resultou na cassação do ex-prefeito Willian Fonseca.

Na semana passada (dia 24), em decisão de 1ª instância, a Justiça Eleitoral cassou o mandato do prefeito Matheus Almeida (MDB) e Cabo Leonardo (PL) por abuso de poder político e econômico na campanha eleitoral do ano passado. Eles recorreram da sentença junto ao TRE-PA (Tribunal Regional Eleitoral do Pará) e devem permanecer no cargo até ao menos o julgamento do recurso.

Natural de Monte Alegre, Agenor dos Santos Martins tem 52 anos, é empresário e foi eleito com 660 votos – o 14º mais votado entre os 15 eleitos da Câmara. Ele integra a bancada que dá apoio ao prefeito Matheus Almeida.

Se cassado, Agenor Martins abrirá vaga para que o primeiro suplente do PSD, João Almeida (572 votos) assuma o cargo.

Procurado, o vereador não se manifestou sobre a denúncia até a publicação desta matéria. Que será atualizada assim que o contraponto dele chegar á redação do JC.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *