Há 88 anos nascia o poeta Emir Bemerguy; troca de cartas com Ruy Barata
Emir Bemerguy: vivo, completaria neste dia 4 de março 88 anos. Fotos: Acervo Balaio Mocorongo/Família Bemerguy

por Lila Bemerguy (*)

No dia 4 de março, há 88 anos, nascia Emir Bemerguy. O poeta mantinha seus arquivos organizados, incluindo pastas com todas as correspondências enviadas e recebidas.

Uma das cartas foi enviada em 3 de agosto de 1987 a outro poeta, o Ruy Barata, em resposta a alguns pedidos de informações dele a Emir. Ele queria saber sobre o prédio conhecido como “Castelo”, na orla de Santarém, derrubado e desaparecido.

 

Na sua obra poética e em prosa, Emir lamenta não somente esse, como outros prédios e lugares que sumiram. Ele diz a Ruy que “Isoca assegura que o prédio teria sido construído entre 1905 e 1906” e que “João Santos, Dororó, Isoca e eu lutamos muito no sentido de evitar a demolição do “Castelo”.

“Tudo inútil!… Um dia hei de lhe contar o que sofremos”.

— LEIA também sobre Emir: Musa do poeta, a obidense Berenice Bemerguy faz 87 anos; leia 2 poemas de Emir para ela.

Emir também fez poemas que citavam o prédio e outros lugares como em “Santarém moderninha”, escrito em 1974:

O Teatro Vitória”- assassinado!

O “Castelo” imponente- retalhado!

“A Primavera”- já mudou de dono!

“Curiboca” virou sapataria,

A Catedral – comum, feia e vazia!

E outras pragas que nem relaciono!


— * Lila Bemerguy, santarena, é jornalista, fotógrafa e filha do poeta e escritor Emir Bemerguy.

📹 Confira no canal do Blog do Jeso no Youtube as SEIS notícias mais acessadas da semana. Além de dezenas e dezenas de vídeos.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Um comentário em: Há 88 anos nascia o poeta Emir Bemerguy; troca de cartas com Ruy Barata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Menassé Bemerguy disse:

    Sou o seu primo, o escritor , Menassé Bemerguy ( filho de Zitito) e escrevi um livro sobre a nossa família, Bemerguy, intitulado: Meuã sem blasé: a saga do povo judeu que está a venda na Amazon.
    Outrossim, favor verificar se não consta uma carta que o seu pai me enviou entre 1987 a 1988, uma vez que li aqui que o seu pai mantinha um arquivo organizado de cartas e nessa missiva ( que infelizmente perdi ) ele descrevia sobre uma viagem que fez no barco – regatão, de meu pai., Isaac Peres Bemerguy ( era irmão do tio, Vidal Bemerguy).