por Lila Bemerguy (*)
No dia 4 de março, há 88 anos, nascia Emir Bemerguy. O poeta mantinha seus arquivos organizados, incluindo pastas com todas as correspondências enviadas e recebidas.
Uma das cartas foi enviada em 3 de agosto de 1987 a outro poeta, o Ruy Barata, em resposta a alguns pedidos de informações dele a Emir. Ele queria saber sobre o prédio conhecido como “Castelo”, na orla de Santarém, derrubado e desaparecido.
Na sua obra poética e em prosa, Emir lamenta não somente esse, como outros prédios e lugares que sumiram. Ele diz a Ruy que “Isoca assegura que o prédio teria sido construído entre 1905 e 1906” e que “João Santos, Dororó, Isoca e eu lutamos muito no sentido de evitar a demolição do “Castelo”.
— ARTIGOS RELACIONADOS
“Tudo inútil!… Um dia hei de lhe contar o que sofremos”.
— LEIA também sobre Emir: Musa do poeta, a obidense Berenice Bemerguy faz 87 anos; leia 2 poemas de Emir para ela.
Emir também fez poemas que citavam o prédio e outros lugares como em “Santarém moderninha”, escrito em 1974:
O Teatro Vitória”- assassinado!
O “Castelo” imponente- retalhado!
“A Primavera”- já mudou de dono!
“Curiboca” virou sapataria,
A Catedral – comum, feia e vazia!
E outras pragas que nem relaciono!
— * Lila Bemerguy, santarena, é jornalista, fotógrafa e filha do poeta e escritor Emir Bemerguy.
📹 Confira no canal do Blog do Jeso no Youtube as SEIS notícias mais acessadas da semana. Além de dezenas e dezenas de vídeos.
meu nome é robertomento de um deseus filhos, Alfredo sergio carneiro e sou enteado de salomão bemergui, falecido e nascido de abrão bemergui e camila que moraram em Macapá .os netos de Salomão vivem em SPese chamam: Salomão,Daniel, camile e marian.Todos casade filho de Alfredo x Elo.O outro filho alberto, tabém falecido são Ariel, e mais uma moça que
nos EE;UU; e um rapazque mora em S.Paulo. A mãe e chama shirley.stá viva.
Robrto Sergio Carneiro
Sou o seu primo, o escritor , Menassé Bemerguy ( filho de Zitito) e escrevi um livro sobre a nossa família, Bemerguy, intitulado: Meuã sem blasé: a saga do povo judeu que está a venda na Amazon.
Outrossim, favor verificar se não consta uma carta que o seu pai me enviou entre 1987 a 1988, uma vez que li aqui que o seu pai mantinha um arquivo organizado de cartas e nessa missiva ( que infelizmente perdi ) ele descrevia sobre uma viagem que fez no barco – regatão, de meu pai., Isaac Peres Bemerguy ( era irmão do tio, Vidal Bemerguy).
Ola Menassé eu adquiri seu livro, muito bom parabens! Sou historiador e estou fazendo um levantamento da familia Bemerguy se puder gostaria e conversar sobre a sua obra.